Topo

Paola Machado

Como fazer do exercício uma diversão e não uma obrigação para seu filho?

Paola Machado

08/04/2018 04h00

Como fazer do exercício uma diversão e não uma obrigação para seu filho?

Crédito: iStock

Com certeza você (pai, mãe ou responsável) é o maior exemplo e incentivador de sua criança. Pais ativos resultam em filhos ativos.

Porém, o estilo de vida deve ser implementado de forma natural, sem obrigações, tédio e insistência. Muitas vezes um amiguinho da escola começa a fazer um esporte e a criança quer fazer também. Ou os pais querem que o filho pratica uma modalidade que curtem. Porém, antes, é necessário observar qual a habilidade do seu filho? É a mesma do amigo ou do irmão? Ele vai curtir o esporte que você curte? Muitas vezes não.

Com certeza você saberá melhor que qualquer pessoa.

Tenho dois filhos: o Nicolas, 9 anos, e a Lorena, 6 anos. Eles fazem atividades físicas desde pequenininhos. O Nico já fez Hip Hop e agora faz natação, basquete e futebol. A Lolo ama dança, natação e treininhos funcionais que eu monto para ela. O legal é que cada treininho é um teste, pois avalio sempre se meus pequenos têm ou não habilidade. Aos poucos, descubro identidade esportiva deles e, com certeza, eles vão criando outros gostos conforme crescem. Vale de mim, como mãe, observar a hora de mudar para gerar, sempre, estímulos novos e amor ao exercício.

Dicas para implementar a atividade física de forma natural

  • Deixe seu filho escolher uma atividade física. Nunca coloque a criança para praticar algo que você quer e não ela.
  • Respeite quando a criança não quer treinar. Tem dias, para crianças e até para adultos, que não estamos com vontade de fazer nada. É normal e faz parte de qualquer processo. Tenha bom senso. Algumas vezes vale insistir, porque quando elas iniciam a aula, acabam aproveitando do começo ao fim. Porém, se a criança entrar na aula e ficar desanimada, é hora de sentar, conversar e deixá-la descansar, para que ela não veja a atividade como um fator negativo.
  • Estipule metas para seu filho, assim que atingidas, comemore, fique feliz por ele. Pais felizes são uma motivação extra para as crianças.
  • Tenha sensibilidade para notar qual a identidade esportiva dos seus filhos. Isso vai partir muito da proximidade da família com a criança, já que os pais entendem mais que ninguém cada olhar, sentimento de superação e habilidades que são desenvolvidas a medida que a criança se identifica com a atividade. Quando a criança gosta do exercício, ela é a primeira a falar para os pais "vamos rápido?!", "é amanhã minha aula?", "já acabou?".

Vale lembrar que:

A desistência na atividade física acontece pela insistência dos pais em uma modalidade que não tem a identidade do filho. É necessário detectar logo cedo, para que o pequeno seja sempre uma pessoa ativa, com saúde e bem-estar e não veja a esporte como fator negativo.

Como detectar que aquela não é a atividade física para seu filho

  • Tenha sempre o feedback do professor, pois ele será a peça chave para dizer se seu filho está ou não empenhado na atividade.
  • Observe se seu filho vai para a aula motivado ou não. Se for um sentimento constante, converse e pergunte qual modalidade tem vontade de fazer e por que não está gostando.
  • Nas aulas, observe se seu filho participa ou não. Se ele ficar em um cantinho, acuado, é necessário conversar para analisar se é timidez ou desmotivação.
  • Depois da aula, pergunte ao seu filho: "Como foi? Gostou? O que você aprendeu?". A criança sempre expressa seus sentimentos. Se ela não estiver satisfeita, irá falar.

Vale lembrar que há crianças que fazem "charme" e manha. Como pai, você tem que detectar se é ou não drama,  porque se for, vale conversar e enaltecer os pontos positivos e tudo que ele já progrediu no esporte que tem habilidade.

Sobre a autora

Paola Machado é fisiologista do exercício, formada em educação física modalidade em saúde pela UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo), mestre em ciências da saúde (foco em fisiologia do exercício e imunologia) e doutoranda em nutrição pela UNIFESP. É autora do Livro Kilorias - Faça do #projetoverão seu estilo de vida (Editora Benvirá). Atualmente, atua como pesquisadora, desenvolvendo trabalhos científicos sobre obesidade, e tem um canal de desafios (30 Dias com Paola Machado) onde testa a teoria na prática. Também é fundadora do aplicativo aplicativo 12 semanas. CREF: 080213-G | SP

Sobre a coluna

Aqui eu compartilharei conteúdo sobre exercício e alimentação para ajudar você a encontrar o caminho para um estilo de vida mais saudável. Os textos são cientificamente embasados e selecionados da melhor forma possível, sempre para auxiliar no seu bem-estar. Mas, lembre-se: a informação profissional é só o primeiro passo da sua nova jornada. O restante do percurso depende 100% de você e da sua motivação para alcançar seu objetivo.