Topo

Paola Machado

Manter a concentração no treino é essencial para ter bons resultados

Paola Machado

22/04/2018 04h00

Crédito: iStock

Esses dias eu estava assistindo a um documentário da BBC chamado "A Mente Humana". Ele mostrou um estudo realizado na Universidade de Iowa (EUA) que me chamou bastante a atenção.

Os pesquisadores apresentaram a "malhação virtual" por visualização, que pode fortalecer seus músculos. Eles sugerem que você imagine que esteja malhando na academia e faça os movimentos –sem peso. Os cientistas acreditam que somente isso pode aumentar a força dos músculos tanto quanto se você estivesse malhando pra valer.

Segundo estes estudos, parece que o cérebro envia sinais elétricos para os músculos como se tivesse realizando a atividade de verdade. Assim, os músculos ficam bem mais fortes, embora o seu corpo esteja sem anilhas, pesos, caneleiras etc.

Achei bem curioso, porém não sei, de fato, o quanto é eficaz, pois é necessário um grande poder de concentração e poucos conseguem essa destreza, principalmente em ambientes com muita gente ou com situações que tirem o foco do exercício.

Comecei esse texto com esse exemplo para você refletir sobre a importância da concentração em um exercício. Se esses resultados mostram-se promissores sem cargas, imagine você treinando e se concentrando na sua força muscular? Você conseguirá potencializar ainda mais seus resultados.

É comum a realização de treinos na musculação sem a concentração necessária durante a contração muscular e execução dos exercícios. Isso ocorre por diversos motivos, como o som da academia, as pessoas conversando, o pensamento nos problemas etc.

Quando isso acontece, o nível de ativação ou recrutamento de unidades motoras é reduzido ou não atinge níveis próximos ao máximo.

A explicação é simples: o músculo esquelético é contraído de forma voluntária, necessitando de um comando central –nosso pensamento e concentração — para que as unidades motoras sejam recrutadas ou ativadas.

A partir desta observação, podemos direcionar ou enfatizar o recrutamento de unidades motoras para determinada região muscular, por meio de nosso pensamento, durante a execução de um exercício.

Por exemplo, ao realizarmos o exercício "apoio em antebraço" envolvemos diferentes músculos (reto abdominal, transverso do abdome, oblíquo externo e interno, paravertebrais entre outros) para sustentação do tronco na posição fixa exigida pelo exercício. Neste caso, por orientações expecíficas, podemos enfatizar diferentes regiões musculares com o mesmo exercício, através do nosso pensamento durante a contração muscular.

Porém, trata-se de uma tarefa complexa, que exige boa consciência corporal e experiência de treino no que se refere à técnica de execução dos diferentes exercícios, necessitando de um personal trainer qualificado, tanto na fase de aprendizado quanto na fase de correção e oferta de feedbacks que auxiliam a maior ativação muscular.

As pesquisas científicas demonstram que a inclusão de dicas específicas antes, durante e/ou imediatamente após um exercício resulta em maior "tensão" muscular e consequentemente maior produção de força.

O estudo conduzido por Snyder & Leech (2009) demonstrou que uma instrução específica sobre a técnica correta do exercício pulley frente aumentou significativamente a atividade eletromiográfica do músculo latíssimo do dorso dos atletas, em comparação ao grupo que recebeu apenas instrução básica.

Neste sentido, quanto mais concentrado e/ou motivado estiver o praticante, maior será o recrutamento de unidades motoras e consequentemente a qualidade do seu treino.

Portanto, se você consegue fazer diferentes atividades –conversar, ver TV, perceber detalhes específicos na letra de uma música etc. — durante a execução do exercício, a qualidade do seu treino está comprometida. Uma vez que a melhora da qualidade de treino resulta em melhora das adaptações, neste caso específico a hipertrofia, você deve, a partir de agora, treinar de forma concentrada para otimizar seus resultados.

Referências:
– Snyder BJ, Leech JR. Voluntary increase in latissimus dorsi muscle activity during the lat pull-down following expert instruction. J Strength Cond Res. 2009 Nov;23(8):2204-9
– Argus CK, Gill ND, Keogh JW, Hopkins WG. Acute effects of verbal feedback on upper-body performance in elite athletes. J Strength Cond Res. 2011 Dec;25(12):3282-7
– Lucca JA, Recchiuti SJ. Effect of electromyographic biofeedback on an isometric strengthening program. Phys Ther. 1983 Feb;63(2):200-3.
– BBC: "A Mente Humana"

Sobre a autora

Paola Machado é fisiologista do exercício, formada em educação física modalidade em saúde pela UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo), mestre em ciências da saúde (foco em fisiologia do exercício e imunologia) e doutoranda em nutrição pela UNIFESP. É autora do Livro Kilorias - Faça do #projetoverão seu estilo de vida (Editora Benvirá). Atualmente, atua como pesquisadora, desenvolvendo trabalhos científicos sobre obesidade, e tem um canal de desafios (30 Dias com Paola Machado) onde testa a teoria na prática. Também é fundadora do aplicativo aplicativo 12 semanas. CREF: 080213-G | SP

Sobre a coluna

Aqui eu compartilharei conteúdo sobre exercício e alimentação para ajudar você a encontrar o caminho para um estilo de vida mais saudável. Os textos são cientificamente embasados e selecionados da melhor forma possível, sempre para auxiliar no seu bem-estar. Mas, lembre-se: a informação profissional é só o primeiro passo da sua nova jornada. O restante do percurso depende 100% de você e da sua motivação para alcançar seu objetivo.