Topo

Paola Machado

É possível alguém acima do peso ser saudável?

Paola Machado

23/04/2018 04h00

Crédito: iStock

Muitos já se depararam na academia, em parques ou nos lugares "fitness" pessoas que realizam exercícios sempre, porém, continuam acima do peso. Muitas pessoas já vieram a mim levantar esta questão. Eu posso estar acima do peso e estar saudável?!

Para isto, analisei dois estudos:

1. Uma pesquisa realizada na Universidade de Washington sugeriu que podemos estar em forma mesmo não estando dentro do peso ideal ou visivelmente em forma.

2. Uma revisão de estudos buscou responder o seguinte: "Pessoas com sobrepeso são metabolicamente saudáveis? Em alguns caso, a obesidade pode ser uma condição benigna?". E pontou que pessoas com excesso de peso têm mais riscos de morrer de doença cardíaca.

Todos sabemos da relação estreita entre a obesidade e o risco de doenças, porém, o que é uma novidade é que podemos sim estar metabolicamente saudáveis estando acima do peso! Mas tenha calma! Isso não significa que você se livrará de doenças.

A importância da prática de exercícios

Os cientistas do estudo 2 analisaram pesquisas realizadas desde a década de 1950 e reforçaram a ideia de que pessoas com o índice de massa corporal maior que o recomendado eram mais propensas a ter doenças cardiovasculares em comparação a pessoas com IMC normal.

Isto não é de se assustar, pois todos sabemos os problemas e riscos associados à obesidade. Mesmo os leigos sabem que não é bom estar acima do peso, não é? Porém, o que é novidade é que este estudo mostrou que os obesos podem ser metabolicamente saudáveis. O que isto significa? É que seu organismo pode funcionar normalmente –não tendo elevações anormais de colesterol, pressão arterial, glicose etc. — mesmo estando acima do peso. Porém, este dado não é positivo. Ser metabolicamente saudável não afasta as pessoas com excesso de adiposidade corporal da possibilidade de terem problemas no coração, além de não evitar o risco de alguma fatalidade causada pela obesidade.

Esta revisão fica ainda mais completa quando a relacionamos com o estudo de número 1. Os pesquisadores mostram que existem autores que explicam o conceito de ser saudável e obeso, mas explicam que a aptidão cardiovascular –ou seja, o estilo de vida saudável e a rotina de exercícios que melhoram as condições cardiovasculares — reduz os riscos de doenças cardiovasculares e metabólicas, sendo que isto independe do valor do IMC, que pode estar normal, abaixo ou acima do ideal.

Esse estudo foi interessante pois analisou obesos americanos que realizavam atividades físicas e tinham ótima aptidão cardiovascular.

O que precisamos saber: a gordura corporal, em alguns casos, pode não influenciar o seu estado fitness, sua aptidão cardiorrespiratória, cardiovascular e metabólica. Porém, este excesso pode levar, com o tempo, a estados patológicos, com consequente desenvolvimento de doenças metabólicas, cardiovasculares etc. É bem contraditório o que estou dizendo, não acham? Mas se analisarem é uma relação totalmente diferente. Termos um bom condicionamento no exercício, apresentarmos uma boa respiração e um trabalho metabólico normal são parâmetros que podemos dosar no nosso dia a dia, mas nunca saberemos quanto tempo nosso corpo aguentará trabalhar sob pressão.

Um exemplo: você esta acima do peso, vai ao médico e ele pede uma série de dosagens sanguíneas, testes de esforço etc. Quando termina, o médico fala: "Fulano, você está com as dosagens normais!". Você sai de lá e fica extremamente feliz por ser um obeso saudável e continua obeso por mais anos e anos. O que acontece? Você relaxa e, depois de alguns anos, tem dois problemas: o sedentarismo e a obesidade, levando a uma série de patologias.

Vocês acreditam que a probabilidade de desenvolver doenças é maior quando somos sedentários do que obesos? Por isto, entre estar acima do peso e ser ativo e estar acima do peso e ser sedentário, a primeira é a melhor opção.

Um estudo realizado com 906 mulheres publicado no Jornal Médico Britânico mostrou que as voluntárias com baixa aptidão física tinham maior risco de terem doenças cardiovasculares do que mulheres acima do peso. Este é um outro texto que enfatiza a importância de ser ativo.

Para finalizarmos, o que é mais importante? Estarmos fora dos grupos de risco. Sedentários e obesos são um grupo de risco. A conscientização sobre a busca por informação, atendimento profissional e estilo de vida saudável deve ser implementada! Quando fazemos tudo certo, evitamos muitos problemas.

REFERÊNCIAS:

– Duncan, E.G. The "fit but fat" concept revisited: population-based estimates using NHANES. Int J Behav Nutr Phys Act. 2010; 7: 47.

– Kramer, C.K; et al. Are metabolically healthy overweight and obesity benign conditions?: A systematic review and meta-analysis. Ann Intern Med. 2013 Dec 3;159(11):758-69.

– Spurgeon, D. Being fit is more important than being fat for women and heart disease. BMJ. 2004 Sep 18; 329(7467): 644.

Sobre a autora

Paola Machado é fisiologista do exercício, formada em educação física modalidade em saúde pela UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo), mestre em ciências da saúde (foco em fisiologia do exercício e imunologia) e doutoranda em nutrição pela UNIFESP. É autora do Livro Kilorias - Faça do #projetoverão seu estilo de vida (Editora Benvirá). Atualmente, atua como pesquisadora, desenvolvendo trabalhos científicos sobre obesidade, e tem um canal de desafios (30 Dias com Paola Machado) onde testa a teoria na prática. Também é fundadora do aplicativo aplicativo 12 semanas. CREF: 080213-G | SP

Sobre a coluna

Aqui eu compartilharei conteúdo sobre exercício e alimentação para ajudar você a encontrar o caminho para um estilo de vida mais saudável. Os textos são cientificamente embasados e selecionados da melhor forma possível, sempre para auxiliar no seu bem-estar. Mas, lembre-se: a informação profissional é só o primeiro passo da sua nova jornada. O restante do percurso depende 100% de você e da sua motivação para alcançar seu objetivo.