Topo

Paola Machado

Tudo bem treinar menstruada ou de TPM? A performance diminui?

Paola Machado

25/04/2018 04h00

Crédito: iStock

Sou mulher e posso falar por uma grande maioria: o que é esse desconforto que sentimos durante a menstruação? Pelo amor de Deus! Só nós sabemos o que é isso.

De todos os textos que já fiz para essa coluna, posso dizer que esse foi um dos temas mais complexos e que o rascunho desta página ficou por dias em aberto no meu computador.

Simplificar nossa complexidade realmente foi uma tarefa árdua para mim. Realizamos mil funções de uma vez só, nos viramos em 30, misturamos a razão com a emoção e ainda por cima temos um estado fisiológico nada simplista. Por esse motivo, resolvi "mastigar" o tema (que daria um livro) da forma menos complexa possível para que fique uma leitura agradável de compreender.

AS FASES DA MENSTRUAÇÃO

Não vou dizer que é fácil, mas vivemos em um ciclo de constantes mudanças diárias, principalmente de humor. Tem dias que acordamos querendo abraçar o mundo, no outro dia bate uma tristeza que não sabemos o motivo, no outro estamos indispostas, no outro queremos brigar com todos… Sem falar em todos os desconfortos que de mês em mês passamos: cólicas, indisposição, cansaço, TPM –eu nem gosto de pensar em TPM, porque tenho tensão pré, pós, nos dias intermediários e em todos os outros dias do mês também.

O ciclo menstrual varia de acordo com o organismo da mulher e é dividido em algumas fases, são elas:

1. Fase da menstruação (folicular) –do 1º ao 5º dia — Essa fase varia de pessoa a pessoa. Tem mulheres que ficam até sete dias menstruando (com fases iniciais de fluxos mais intensos, reduzindo ao longo dos dias). Lembre-se que a menstruação marca o fim de um ciclo e início do outro.

2. Fase pós-menstrual (folicular) –do 6º ao 12º dia.

3. Fase ovulatória –do 13º ao 15º – Essa é a fase da ovulação e do período fértil. Dura de um a dois dias antes e após a ovulação. O dia que a mulher ovula varia muito, sendo mais fácil calcular em mulheres que têm o ciclo menstrual regular.

4. Fase luteínica –do 16º ao 28º

Existem mulheres com ciclos curtos que duram cerca de 20 dias e outras com ciclos longos que duram cerca de 45 dias. A média padronizada é de 28 dias, em que os hormônios gonadotrópicos da glândula hipófise anterior fazem com que novos folículos comecem a crescer nos ovários, quando um dos folículos se torna "maduro", que costuma ser no 14º dia do ciclo. Durante o crescimento dos folículos é secretado o estrogênio.

Logo após a ovulação, as células secretoras do folículo se desenvolvem num corpo lúteo que secreta grande quantidade de progesterona (em maior quantidade) e estrogênio (em menor quantidade). Após as outras duas semanas, o corpo lúteo degenera, razão pela qual os hormônios ovarianos estrogênio e progesterona diminuem e começa a menstruação.

Durante o ciclo menstrual é quase impossível fugir da TPM (tensão pré-menstrual), que ocorre em média na quarta semana do ciclo menstrual com a elevação significante da progesterona. Por isso, pode ocorrer alterações excessivas de humor.

Assim vivemos em um incansável ciclo.

MENSTRUAÇÃO E EXERCÍCIO

Durante o ciclo menstrual a mulher passa por mudanças hormonais e algumas atletas apresentam uma variação considerável do desempenho em certas fases do ciclo, devido à secreção e variação do nível de vários hormônios. Essas alterações podem influenciar no desempenho de forma positiva, negativa, sendo que isso vai da individualidade de cada uma — e há mulheres que não sofrem variação alguma.

Na menstruação ocorre o aumento da produção de estrogênio que aumenta até a ovulação. O estrogênio está ligado à produção da serotonina –que regula o humor, apetite e até o sono. Essa é uma fase de grande desconforto, principalmente de cólicas e sensação de inchaço. Por esse motivo é essencial focar em treinos mais leves.

Após a fase da menstruação, inicia a fase estrogênica (ou pós-menstrual) onde observamos um aumento mais acentuado na produção de estrogênio (o pico costuma ser no 11º ou 12º dia do ciclo). Nessa fase o rendimento, disposição, força máxima e desempenho estão elevados, podendo investir em treinos que exigem muita força e até velocidade. Ou seja, é hora de aumentar a intensidade e o volume de treinamento. A maior fonte energética do nosso corpo nesse período são os carboidratos (ver gráfico).

Na fase ovulatória ocorre uma inversão nas concentrações dos hormônios, sendo que há uma redução de estrogênio e aumento da produção de progesterona. Nesse momento há uma redução significante na força e desempenho em geral. Sempre temos que estimular nosso corpo a treinar, porém, é necessário fazer um treino mais tranquilo nesse período.

Na fase luteínica há um aumento significante de progesterona e cortisol. Isso gera um efeito catabólico no músculo e uma maior utilização de gorduras como fonte energética. Portanto, é indicado investir em treinos que foquem em atividades sub-máximas com objetivo de reparação muscular, reduzindo a intensidade e/ou volume do treinamento.

Essas alterações hormonais nas diferentes fases do ciclo menstrual têm levado alguns autores a postular que o treinamento de força deve ser variado durante as diferentes fases do ciclo menstrual.

O TREINO AJUDA A LIDAR COM A TPM

A corrida pode fazer os sintomas da TPM ficarem cada vez mais amenos em longo prazo.

Para as mulheres que sofrem alterações de humor antes e durante a menstruação, como irritabilidade e tristeza, a atividade física durante a fase ajuda a controlar os hormônios. A recomendação é praticar um exercício aeróbio, de intensidade moderada, como uma corrida leve, no dia em que estiver com os sintomas. O exercício estimula a produção de endorfina, que traz a sensação de bem-estar e alívio da dor momentâneo.

Aos poucos, o organismo vai modulando a produção de algumas substâncias, como as chamadas prostaglandinas (PGI), que promovem inflamações e dor, como a cólica, por exemplo. O exercício físico regular age como fator amenizador dessas prostaglandinas e, dessa forma, diminui as sensações dolorosas pré-menstruais e menstruais.

Caso os sintomas causem muitos desconfortos à mulher, uma boa alternativa é mudar o treino durante o período menstrual. Fazer musculação ou um exercício moderado pode ser a solução para quem não quer perder o ritmo e continuar se sentindo bem. Não tem problema em treinar menstruada, não causa nenhum prejuízo à saúde. Mas é muito individual, depende do bem-estar da mulher.

10 DICAS QUE SÓ NÓS, MULHERES, ENTENDEREMOS

1. A dica básica é evitar calças brancas e claras durante o treino para não ficar com aquela sensação de estar "vazando" ou "marcando" o absorvente.

2. Evite treinar em horários muito quentes nos dias de TPM para não ficar ainda mais indisposta.

3. Evite o consumo de alimentos com muito sódio, ingira bastante água, água de coco, sucos, chás. É importante a hidratação neste período para evitar a retenção de líquidos.

4. Consuma fontes de fibras (frutas, verduras, cereais integrais e leguminosas) e oleaginosas, para dar a sensação de saciedade e não comer mais do que deve.

5. Controle-se nos doces para depois não se arrepender. Aprenda a entender o que é fome e o que é vontade de comer. Muitas vezes, na TPM sentimos mais desejo por doces. Se a vontade for incontrolável, consuma "doces naturais", como frutas, geleias naturais, cereais e iogurtes. Isso pode reduzi sua vontade de comer uma barra de chocolate.

6. Troque de absorvente antes e após o treino. Se não tiver desconforto ao usar o absorvente interno, utilize-o junto com o externo.

7. Opte por uma roupa íntima mais justinha, para o absorvente ficar "seguro".

8. Também é importante usar um top bem justo (com alças em X), para proteger a sensibilidade e desconforto das mamas.

9. Se estiver muito indisposta, procure realizar treinos mais relaxantes (ioga, pilates), mas não deixe de se exercitar.

10. Ouça uma música tranquila, que goste. Se estiver muito estressada, evite ficar papeando para não se indispor com ninguém. Afinal, ninguém é obrigado a entender que estamos de TPM.

Consulte o seu ginecologista, tire suas dúvidas e procure instrução de um educador físico para prescrever o seu treino.

REFERÊNCIAS:
– Pallavi, L.C.; et al. Assessment of musculoskeletal strength and levels of fatigue during different peasses of menstrual cycle in young adults. Journal of clinicas and diagnóstico research. Vol-11(2). 2017.
– Gomes, Jr. Guilherme S. Medicina desportiva. Rio de Janeiro: Gráfica Tupy, 1958.
– Jonge, X.A.K. Effects of menstrual cycle on exercise performance. Sports Med. Vol-33(11): 833-851. 2003.
– KEUL, J.; et al. Heart rate and energy-vielding substrat in blood during long-lasting running. Eur J Appl Physiol, 1974.
– Hicks, C.S.; et al. A comparison of body composition across two peasses of the menstrual cycle utilizing dual-energy x-ray absorptiometry, air displacement, plethysmography, and biolectrial impedance analysis. Int J Exerc Sci. 10(8): 1235-1249. 2017.
– LEBRUN, CM. MCKENZIE, DC. PRIOR, JC. TAUNTON, JE. Effects of menstrual cycle phase on athletic performance. Med. Sic. Sports Exerc., 1995.
– Paschoal, V., Fonseca, A.P.B.L. Síndrome Pré menstrual. Tratado de Alimentação, Nutrição e Dietoterapia. Ed.Rocca, 2007.
– Guyton & Hall. Tratado de fisiologia médica. 9ª edição. Editora Guanabara Koogan. Rio de Janeiro. 1997.
– Kuwahara, T.; et al. Effects of menstrual cycle and physical training on heat loss responses during dynamic exercise at moderate intensity in a temperate environment. American Journal of PHYSIOLOGY. 2005.
– Loucks, A.B. Effects of exercise training on the menstrual cycle: existence and mechanisms. Medicine and Science in Sports and Exercise. 22(3):275-280. 1990.
– Stephenson, L.A.; et al. Metabolic and thermoregulatory responses to exercise during the human menstrual cycle. Medicine and Science in Sports and Exercise. 14(4):270-275. 1982.
– Fahlén, M.; et al. Expression of Progesterone and Androgen Receptors in the Breast of Premenopausal Women, Considering Menstrual Phase. Anticancer Res. 38(3):1499-1510. 2018.

Sobre a autora

Paola Machado é fisiologista do exercício, formada em educação física modalidade em saúde pela UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo), mestre em ciências da saúde (foco em fisiologia do exercício e imunologia) e doutoranda em nutrição pela UNIFESP. É autora do Livro Kilorias - Faça do #projetoverão seu estilo de vida (Editora Benvirá). Atualmente, atua como pesquisadora, desenvolvendo trabalhos científicos sobre obesidade, e tem um canal de desafios (30 Dias com Paola Machado) onde testa a teoria na prática. Também é fundadora do aplicativo aplicativo 12 semanas. CREF: 080213-G | SP

Sobre a coluna

Aqui eu compartilharei conteúdo sobre exercício e alimentação para ajudar você a encontrar o caminho para um estilo de vida mais saudável. Os textos são cientificamente embasados e selecionados da melhor forma possível, sempre para auxiliar no seu bem-estar. Mas, lembre-se: a informação profissional é só o primeiro passo da sua nova jornada. O restante do percurso depende 100% de você e da sua motivação para alcançar seu objetivo.