Topo

Paola Machado

Como encontrar motivação para começar um exercício e nunca mais parar

Paola Machado

04/05/2018 04h00

Motivação no treino

Crédito: iStock

Durante um tempo, usei como desculpa para não treinar o fato de ter de cuidar do meus filhos. Logo vi que estava criando uma justificativa para não ir até a academia, mesmo trabalhando com exercícios. Mesmo magricela, por três anos, virei uma flácida preguiçosa.

Todos os dias falava "amanhã vou treinar", e nunca ia. Isso se tornou hábito até que um dia disse: "vou mudar amanhã". Era uma sexta-feira, nunca me esqueço. Sabe o que aconteceu? Trabalhei a auto-eficácia e não deixei para segunda. Comecei no mesmo dia no final da tarde.

Hoje, escrevo para vocês, faço doutorado, trabalho, cuido de dois filhos e consigo fazer exercícios regularmente, cuidar de mim.

Não tirei motivação de nenhum lugar. Na verdade, eu a construí.

Tem dias que acordamos dispostos a resolver a vida em um minuto. Queremos nos alimentar bem, treinar, emagrecer, ganhar massa muscular, cuidar da beleza, fazer tratamentos… Ufa! Quanta coisa. Mas o dia tem só 24 horas e não conseguimos fazer tudo o que desejamos em um só momento. Então, deixamos o que não conseguimos para o outro dia. Porém, no outro dia, você acorda desinteressado com a vida, come uma barra de chocolate, falta na academia, espreme uma espinha que apareceu no rosto por causa do estresse, enfim, joga tudo o que fez no dia anterior por água abaixo.

A motivação é o fator mais difícil de ser trabalhado. Por quê? Porque é um fator intrínseco, ou seja, que vem do seu eu interior e é difícil de controlar se você não tem uma estrutura e um bom alicerce.

Para a motivação e determinação serem cultivados, você precisa de resultados imediatos e recompensas externas. Os resultados da academia e da dieta aparecem após trabalho árduo e contínuo. Não surgem imediatamente. São demorados, mas duradouros quando o treino e a boa alimentação se tornam hábitos.

Quando se trata de saúde e bem-estar, a motivação interna envolve enfatizar ideias sobre saúde, fitness e imagem positiva do corpo.

Em um dia de exercício, você pode não notar resultados, porém, liberará serotonina e endorfina o suficiente para gostar muito do que fez. Além do mais, pode notar, imediatamente, um alívio do inchaço.

Na alimentação, por exemplo, você poderá ter altos e baixos. Quem não tem aquele pico de fome de besteiras em algum momento do dia? Tente mudar o foco, tome um café, coma uma fruta, tome um iogurte, tente desviar-se ao máximo dos seus pecados capitais e espere um pouquinho até o cérebro processar essa informação e, assim, reduzir a sua vontade insaciável da besteira.

Desafie seu corpo quando ele tentar te sabotar

Trabalhei com obesos no Centro de Estudos em Psicobiologia e Exercício da Unifesp. Antes do treino, ouvi muitas vezes, escondida atrás da porta do banheiro amigas conversando: "não vou contar para a nutricionista, mas comi pizza ontem e hoje"; ou "quer um chocolate?".

O trabalho era feito com uma equipe multidisciplinar, composta por educadores físicos, fisioterapeutas, nutricionistas, médicos e psicólogos. Sempre tínhamos reuniões e sabíamos de cada um daqueles alunos. Eu percebi que, mesmo com os treinos certinhos e cardápio montado por nutricionistas, parte dos obesos não conseguiam emagrecer porque "mentiam" para nós e para eles mesmos: comiam escondidos, não continuavam o exercício de forma adequada e, muitas vezes, desistiam. É difícil. Mas a autossabotagem deve ser controlada para conseguir ter a motivação almejada.

Dicas para aumentar sua motivação

– Procure uma academia que faça você se sentir em casa e tenha pessoas que melhoram sua estima.

– Treine com alguém. Uma pesquisa britânica mostrou que treinar com um amigo, com seu cachorro ou com qualquer companhia é eficiente para se animar na hora de se exercitar. Agora, se você não tem companhia, isso não serve como desculpa! Outra pesquisa realizada nos Estados Unidos mostrou que trocar um amigo real por um virtual funciona. Hoje, alguns aplicativos têm essa função de amigo virtual.

– Use sua rede social como um diário. As pessoas que te seguem começarão a te motivar, você terá que postar o que comeu de saudável e o quanto de exercício que fez. Ao mesmo tempo, conseguirá ver um antes e depois das suas fotos.

–  Confie e acredite que você conseguirá. Isso se chama autoeficácia (determinação), sendo que algumas pessoas têm de sobra e outras não têm nenhum pouco. Se você é uma pessoa sem autoeficácia, pense nos seus sucessos e em coisas boas, acredite que tudo dará certo e não deixe o treino pela metade.

– Planeje seu treino e coloque uma meta. Por exemplo, se iniciará um treino de corrida, pense em fazê-lo para uma prova específica. Assim, não desanimará, pois terá um foco.

– Pesquisas mostram que quanto mais você treina, mais você pensa em não desistir do programa de exercícios. Isso porque você, com o tempo, começa a notar os resultados positivos do treinamento, como fortalecimento muscular, emagrecimento, disposição e sensação de bem-estar causados pela liberação de serotonina, prevenção de patologias etc.

– Troque atividades sedentárias, como ficar horas sentado em frente da televisão, por atividades diárias ativas.

Seja positivo!

Sobre a autora

Paola Machado é fisiologista do exercício, formada em educação física modalidade em saúde pela UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo), mestre em ciências da saúde (foco em fisiologia do exercício e imunologia) e doutoranda em nutrição pela UNIFESP. É autora do Livro Kilorias - Faça do #projetoverão seu estilo de vida (Editora Benvirá). Atualmente, atua como pesquisadora, desenvolvendo trabalhos científicos sobre obesidade, e tem um canal de desafios (30 Dias com Paola Machado) onde testa a teoria na prática. Também é fundadora do aplicativo aplicativo 12 semanas. CREF: 080213-G | SP

Sobre a coluna

Aqui eu compartilharei conteúdo sobre exercício e alimentação para ajudar você a encontrar o caminho para um estilo de vida mais saudável. Os textos são cientificamente embasados e selecionados da melhor forma possível, sempre para auxiliar no seu bem-estar. Mas, lembre-se: a informação profissional é só o primeiro passo da sua nova jornada. O restante do percurso depende 100% de você e da sua motivação para alcançar seu objetivo.