Topo

Paola Machado

Mantenha a boa saúde do seu intestino; isso é essencial para perder peso

Paola Machado

05/05/2018 04h00

Iogurte probióticos

Iogurte é fonte de probióticos, bactérias que contribuem para a saúde do instino| Crédito: iStock

O intestino é considerado essencial a manutenção da saúde, importante para a manutenção do peso, a prevenção e tratamento de diversas doenças. O órgão é responsável pela absorção de todos os nutrientes e compostos antioxidantes. Ele é formado por uma quantidade grande de bactérias, chamada de flora intestinal ou microbiota intestinal. Existem cerca de mais de 400 espécies de bactérias que habitam o intestino e elas podem ser divididas em bactérias probióticas (boas) ou potencialmente patogênicas (ruins).

Estas bactérias devem estar em equilíbrio para manter a saúde do intestino e a integridade das células que fazem a absorção dos nutrientes. O desequilíbrio entre as bactérias patogênicas e probióticas caracteriza um estado de disbiose. Nessa condição, pode ocorrer efeitos nocivos para a saúde, devido à predominância das bactérias potencialmente patogênicas, que podem produzir substâncias que afetam a saúde e a parede do intestino.

Quando isso ocorre, alguns reflexos na saúde podem ser observados, como deficiências nutricionais e cansaço, devido ao comprometimento da absorção dos nutrientes e aumento da absorção intestinal de toxinas. Isso pode aumentar o estado inflamatório e, consequentemente, elevar o risco de doenças crônicas e gerar a ativação constante do sistema imune, causando reações que podem diversas partes do organismo.

Alguns estudos científicos mostram que o excesso de peso pode ter relação com uma alteração na variedade das bactérias intestinais, o que pode ser controlado após a redução de peso e a melhora da qualidade da dieta. Estudos em animais demostram que o acúmulo de gordura corporal depende do tipo da flora intestinal. As pesquisas que investigam a relação entre microbiota intestinal e excesso de peso crescem e ganham destaque na ciência.

O que causa a disbiose?

Muitos são os fatores que interferem na integridade do intestino e da microbiota, sendo a alimentação um dos principais. Geralmente, maus hábitos alimentares, como dieta pobre em fibras, rica em carboidratos simples (açúcar), hiperproteica, rica em gorduras, consumo de álcool, mastigação rápida e ingestão de líquidos durante as refeições favorecem alterações na parede do intestino e induzem a proliferação das bactérias com caráter patogênico.

Outros fatores como idade avançada, uso de antibióticos, diarreia e estresse também interferem negativamente na microbiota. Portanto, pessoas nessas condições devem ter atenção redobrada quanto ao equilíbrio da microbiota intestinal.

Como cuidar da saúde intestinal?

A manutenção de hábitos alimentares saudáveis protege a flora intestinal benéfica e reduz os malefícios das bactérias patogênicas. Por isso, confira algumas estratégias nutricionais para manter a integridade da parede intestinal e melhorar a taxa de bactérias probióticas:

Tenha uma alimentação rica em fibras: Coma vegetais e legumes, grãos integrais (arroz e quinoa), frutas, farelo de aveia, mix de fibras, chia e linhaça.

Priorize o consumo de alimentos fontes de prebióticos: Eles são utilizados pelas bactérias benéficas como fonte de energia, aumentando assim a proteção intestinal. Os prebióticos são encontrados principalmente na cebola, na banana, na alcachofra, no aspargo, no alho, no tomate, na batata yacon e nas raízes de chicória. O amido resistente presente na biomassa de banana é uma ótima opção para ser acrescentada diariamente em sucos. Além disso, já existem produtos alimentares em que são acrescentados prebióticos, como pães, iogurtes e leites.

Consuma fontes de probióticos: Os probióticos são micro-organismos vivos que ingeridos em quantidade adequada promovem benefícios à saúde. Os probióticos podem ser consumidos via alimentos acrescidos em sua composição ou suplementos, devidamente orientados por nutricionistas ou médicos.

Adeque o consumo de micronutrientes: Vitamina A, C, E D, B6 e B12, ácido fólico, selênio, zinco e magnésio participam efetivamente da manutenção e reparação das células do intestino. Por isso, a alimentação deve contemplar as quantidades adequadas de cada uma desses micronutrientes.

– Capriche nas fontes de antioxidantes: Eles ajudam a controlar o estresse oxidativo e o estado inflamatório proveniente da disbiose. Os compostos antioxidantes são encontrados em frutas, verduras, legumes, chás de ervas e temperos naturais.

Hidrate-se bem: A água é primordial para o funcionamento adequado do transito intestinal, formação e eliminação das fezes. Beber cerca de 2 litros de água satisfaz a necessidade diária.

Amamente o seu bebê: Crianças que são amamentadas apresentam melhor composição da flora intestinal, o que ajuda no equilíbrio nutricional e na prevenção de doenças. O leite materno contém oligossacarídeos, usados como energia pelas bactérias benéficas.

Evite o uso indiscriminado de remédios: Antibióticos, anti-inflamatórios e antiácidos alteram a composição da flora intestinal. Use os medicamento somente quando necessário e prescritos sob orientação médica.

– Não fume e maneire no consumo de bebidas alcoólicas.

*Colaboração Nutricionista Dra. Deborah Masquio (UNIFESP) 

Referências:
– Clarke et al. The gut microbiota and its relationship to diet and obesity: New insights
Gut Microbes. 2012 May 1; 3(3): 186–202.
– Dâmaso et al. Nutrição e Exercício na prevenção de doenças. 2 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012.
– Harris et al. Is the Gut Microbiota a New Factor Contributing to Obesity and Its Metabolic Disorders? J Obes. 2012; 2012: 879151.
– Paschoal et al. Nutrição clinica funcional dos princípios à prática clínica. São Paulo, 2007.

Sobre a autora

Paola Machado é fisiologista do exercício, formada em educação física modalidade em saúde pela UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo), mestre em ciências da saúde (foco em fisiologia do exercício e imunologia) e doutoranda em nutrição pela UNIFESP. É autora do Livro Kilorias - Faça do #projetoverão seu estilo de vida (Editora Benvirá). Atualmente, atua como pesquisadora, desenvolvendo trabalhos científicos sobre obesidade, e tem um canal de desafios (30 Dias com Paola Machado) onde testa a teoria na prática. Também é fundadora do aplicativo aplicativo 12 semanas. CREF: 080213-G | SP

Sobre a coluna

Aqui eu compartilharei conteúdo sobre exercício e alimentação para ajudar você a encontrar o caminho para um estilo de vida mais saudável. Os textos são cientificamente embasados e selecionados da melhor forma possível, sempre para auxiliar no seu bem-estar. Mas, lembre-se: a informação profissional é só o primeiro passo da sua nova jornada. O restante do percurso depende 100% de você e da sua motivação para alcançar seu objetivo.