Topo

Paola Machado

Como detectar se uma dieta é saudável e não apenas uma "modinha"?

Paola Machado

08/05/2018 04h00

Crédito: iStock

Muitas dietas surgem com promessas milagrosas de fazer você perder peso em pouco tempo. Mas será elas realmente fazem bem à nossa saúde? E os resultados de emagrecimento serão duradouros? Bom, vamos analisar de forma crítica alguns planos alimentares.

Boa parte das dietas falham e apresentam pouca comprovação cientifica. Elas não promovem sucesso duradouro porque a pessoa tende a desistir, enjoar do cardápio e da monotonia alimentar. Isso facilita aos antigos e inadequados hábitos alimentares, favorecendo a recuperação de peso, conhecido como o famoso efeito sanfona ou ioiô.

A literatura tem mostrado que as dietas da moda possuem pequena adesão com o passar do tempo e, quando abandonadas, aumentam a eficiência metabólica, facilitando o ganho de peso.

O que analisar em uma dieta?

Oferece frutas, verduras e legumes em todas as refeições?

Estes alimentos precisam estar presentes em todas as refeições para ofertarem vitaminas, minerais e os compostos antioxidantes que auxiliam nosso organismo a combater os radicais livres que são diariamente formados pelo próprio corpo.

Restringe algum grupo alimentar?

As boas dietas são aquelas que não restringem nenhum grupo de nutrientes, como carboidratos e gorduras. Um plano alimentar até pode limitar certos tipos de alimento, como açúcares e frituras. Porém, carboidratos e gorduras não devem ser cortados, e sim ajustados ao objetivo do paciente e à sua qualidade.

Promove o consumo exagerado de algum alimento?

As dietas que priorizam o consumo excessivo de um único nutriente geralmente tendem a promover desequilíbrios funcionais em nosso organismo. É por isso que as organizações de saúde recomendam a ingestão de todos os macronutrientes (carboidratos, proteínas e lipídeos) dentro das proporções adequadas.

A dieta favorece a mastigação?

Dietas à base de líquidos e sopas, que desestimulam a mastigação, tendem a comprometer todo o mecanismo de regulação de fome e saciedade do organismo.

Gera algum sintoma ou efeito colateral?

Dietas desequilibradas em micro e macronutrientes tendem a favorecer o cansaço, fraqueza, queda de cabelo, unhas quebradiças e fadiga.

Não faça dieta, faça reeducação alimentar

A reeducação alimentar é um processo de aprendizado, conscientização e mudança de hábitos alimentares inadequados. É um processo de conscientização dos erros alimentares, e incorporação de novos e adequados hábitos alimentares.

Cerca de 50 milhões de células do nosso organismo se renovam diariamente. São necessários cerca de 44 nutrientes em proporções adequadas para que essa renovação celular seja feita de maneira saudável. Os nutrientes são provenientes dos alimentos. Desta forma, dietas muito restritivas podem comprometer funções especificas do nosso organismo, incluindo a renovação de células.

A mudança dos hábitos para padrões saudáveis de alimentação contribui com qualidade de vida em longo prazo. Neste caso, a maioria das pessoas consegue perder peso com segurança e de maneira simples. Por isso, emagrecer de uma maneira natural requer o processo de reeducação alimentar, considerada a melhor e mais segura alternativa.

Dicas iniciais para uma reeducação alimentar

  • Fracionamento: não fique longos períodos sem se alimentar. Coma em intervalos de acordo com as indicações de um nutricionista para melhor controle hormonal. Para não esquecer desta dica, tenha sempre em sua bolsa ou mochila um lanchinho saudável, como frutas, castanhas e sementes.
  • Mastigação lenta: auxilia no processo de digestão dos alimentos, facilitando a absorção dos nutrientes. Também ajuda na promoção da saciedade. Realize uma refeição lenta e sem pressa.
  • Variedade: varie os alimentos e as cores do seu cardápio, assim você estará consumindo diversos nutrientes e compostos antioxidantes.

Independente de qual seja o seu objetivo, mantenha um equilíbrio, respeite suas preferências alimentares, o seu estilo de vida e as suas necessidades individuais. Para uma orientação mais especifica, procure um nutricionista para planejamento alimentar.

Referências:
– Ferreira, et al. Vantagens e desvantagens da dieta Atkins no tratamento da obesidade. Salusvita; 2007; 26: 257-268.
– Santos LAS. Da dieta à reeducação alimentar: algumas notas sobre o comer contemporâneo a partir dos programas de emagrecimento na Internet. Revista de Saúde Coletiva.2010. 20 [ 2 ]: 459-474.
– Viggiano CE. Dietas da moda. Revista Brasileira de Ciências da Saúde. 2007; 12.

Sobre a autora

Paola Machado é fisiologista do exercício, formada em educação física modalidade em saúde pela UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo), mestre em ciências da saúde (foco em fisiologia do exercício e imunologia) e doutoranda em nutrição pela UNIFESP. É autora do Livro Kilorias - Faça do #projetoverão seu estilo de vida (Editora Benvirá). Atualmente, atua como pesquisadora, desenvolvendo trabalhos científicos sobre obesidade, e tem um canal de desafios (30 Dias com Paola Machado) onde testa a teoria na prática. Também é fundadora do aplicativo aplicativo 12 semanas. CREF: 080213-G | SP

Sobre a coluna

Aqui eu compartilharei conteúdo sobre exercício e alimentação para ajudar você a encontrar o caminho para um estilo de vida mais saudável. Os textos são cientificamente embasados e selecionados da melhor forma possível, sempre para auxiliar no seu bem-estar. Mas, lembre-se: a informação profissional é só o primeiro passo da sua nova jornada. O restante do percurso depende 100% de você e da sua motivação para alcançar seu objetivo.