Topo

Paola Machado

Academia lotada? Saiba como não deixar a situação atrapalhar seus treinos

Paola Machado

14/05/2018 04h00

Crédito: iStock

O treino é um momento que muitas pessoas usam para aliviar a tensão do dia a dia. Só que encarar uma academia borbulhando de gente pode ser também uma situação muito estressante. Você vai até uma aula e a sala está lotada. Vai fazer uma série na musculação e precisa revezar o aparelho com cinco pessoas. Tenta correr na esteira e há uma fila de 30 minutos…

Além de ser irritante, tudo isso pode prejudicar os resultados no exercício –já que você acaba fazendo um intervalo entre as séries maior, por exemplo — e até mesmo acabar com a motivação para malhar.

Fique calmo. Vou dar algumas dicas para encarar a academia lotada sem tanto sufoco:

Reserve as aulas antes

Conheço muitos alunos que tentam o ano todo participar de uma aula específica e não conseguem nunca. Saiba que muitas academias têm o serviço de inscrição prévia na recepção ou online. É uma forma confortável de garantir seu espaço em uma aula que sempre quis fazer.

Evite horários de pico

Esse tópico é muito relativo, já que muitos não têm liberdade para escolher o horário que vão treinar. Mas, se você tiver essa oportunidade, aproveite. Além de economizar tempo, isso pode refletir em melhores resultados. Você vai fazer a pausa certa entre as séries, o treinador poderá acompanhar melhor a execução dos exercícios e até ter liberdade para variar mais na sua planilha –é quase impossível fazer um treino com tri-sets no horário de pico, por exemplo. Das 11 horas da manhã até as 5 horas da tarde a academia costuma estar menos lotada. Tente conciliar seu treino com os horários de descanso no seu trabalho.

Otimize seu tempo na esteira

Muitas academias impõem um limite de tempo de treino nos equipamentos aeróbicos durante os horários de pico. Infelizmente, esta é a opção que alguns locais  têm para que um maior número de alunos use os equipamentos. De 20 a 30 minutos de treino parece ser pouco tempo de aeróbio para você, mas, na realidade, não é. Os melhores protocolos de emagrecimento e definição envolvem treinos intervalados de alta intensidade de, no máximo, 20 minutos, que resultam em aceleração metabólica e melhora do fortalecimento muscular. Estes treinos incluem séries que alternam minutos de descanso com minutos de velocidade máxima.

Trabalhe vários músculos ao mesmo tempo

Com a academia lotada, temos que bolar alternativas para não ficar pulando de equipamento em equipamento –ou o treino que era para ser de 45 minutos terá 3 horas.

Uma boa forma de ganhar tempo é investir em exercícios que fortalecem vários grupos musculares ao mesmo tempo. Um exemplo bem básico: a flexão de braços em plataforma instável (bosu/fitball) exige trabalho do core (toda a região abdominal) para manter-se naquela posição, além de trabalhar peitoral e tríceps. Existem diversos exercícios, como agachamento com salto, pular corda e remadas, que trabalham diversos grupos ao mesmo tempo, fortalecendo e queimando calorias.

Mude sua planilha

A periodização de treino de academias costuma ser óbvia. Exemplo: segunda-feira os homens teimam em fazer supino e as mulheres agachamento –e é o dia mais lotado da academia. Com o seu professor, tente elaborar um treino diferente dos demais alunos.

Evite exercícios complexos 

Dia de academia lotada não é momento para realizar exercícios muito complexos. Tente realizar exercícios que está acostumado, que não obrigam você a ficar trocando a carga em diversos momentos e que sejam fácil de revezar com outras pessoas.

Treine no fim de semana

Eu não estou dizendo aqui para só se exercitar nos finais de semana, como muitos fazem –conheço diversos homens que jogam futebol só no domingo e têm diversas lesões. Esta dica é para escolher o treino de um dia da semana em que a academia fica muito lotada –segunda por exemplo — e realizá-lo no sábado ou domingo. Assim, você foge do tumulto.

Seja paciente

Essa é a principal dica. No dia de academia lotada, em vez de sentar e chorar, a melhor coisa é treinar sua paciência. Todos estão na mesma situação que você e tentando malhar. Se sua única opção é treinar nos horários de pico, a melhor sugestão é tenha paciência!

Sobre a autora

Paola Machado é fisiologista do exercício, formada em educação física modalidade em saúde pela UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo), mestre em ciências da saúde (foco em fisiologia do exercício e imunologia) e doutoranda em nutrição pela UNIFESP. É autora do Livro Kilorias - Faça do #projetoverão seu estilo de vida (Editora Benvirá). Atualmente, atua como pesquisadora, desenvolvendo trabalhos científicos sobre obesidade, e tem um canal de desafios (30 Dias com Paola Machado) onde testa a teoria na prática. Também é fundadora do aplicativo aplicativo 12 semanas. CREF: 080213-G | SP

Sobre a coluna

Aqui eu compartilharei conteúdo sobre exercício e alimentação para ajudar você a encontrar o caminho para um estilo de vida mais saudável. Os textos são cientificamente embasados e selecionados da melhor forma possível, sempre para auxiliar no seu bem-estar. Mas, lembre-se: a informação profissional é só o primeiro passo da sua nova jornada. O restante do percurso depende 100% de você e da sua motivação para alcançar seu objetivo.