Topo

Paola Machado

Não é o laxante que vai ajudar você a perder peso

Paola Machado

18/05/2018 04h00

Crédito: iStock

Tem muita gente, mas muita gentr mesmo que usa laxantes para não engordar. Ouço cada uma. "Vou na churrascaria e depois é só tomar um laxante!" ou "Estou inchada, vou tomar um laxante" ou "Preciso emagrecer, vou tomar um laxante". As pessoas usam e abusam dos laxantes achando que é uma pílula coringa quando trata-se da questão perda de peso.

Para terem uma noção, um estudo com 13.000 pessoas mostrou que 10,5% utilizavam laxantes para tentar emagrecer.

O uso indiscriminado de laxantes é um erro grave para aqueles que buscam perder peso. A administração deste artifício compromete a absorção intestinal de nutrientes importantes em nosso corpo, prejudicando o estado nutricional e as funções orgânicas essenciais.

Eu sei que quem usa deve estar falando: "Poxa, mas o resultado é tão rápido!". Rápido, sim, porém não é duradouro e muito menos fará bem à sua saúde.

Não há apenas um tipo de laxante

Há vários tipos de laxantes com funções diferentes, que a maioria das pessoas não sabe, e não auxiliam na perda de peso. São eles:

  • Laxantes que são formulados com o intuito de estimular seu intestino.
  • Laxantes que incluem na fórmula substâncias osmóticas, fazendo com que haja uma absorção de água pelo cólon por meio do processo de osmose e as fezes sejam expelidas mais facilmente.
  • Laxantes que incluem na fórmula agentes de volume, que adicionam fibras com o intuito de dar volume ao bolo fecal.
  • Laxantes que absorvem a água do seu trato gastrointestinal, tornando as fezes escorregadias, por isso é mais fácil de usar o banheiro.
  • Laxantes que incluem na fórmula enemas, que envolvem a inserção de fluído no interior do reto, geralmente para aliviar a prisão de ventre.

Não existe laxante que irá ajudá-lo a perder gordura

Se você usar laxantes para perda de peso, até pode se pesar depois e ver o número na balança reduzir. Porém, a única coisa que, de fato, está perdendo é água. Muito pouca ou nenhuma gordura é perdida com laxantes. Pode ter certeza que seu peso está vinculado muito mais a outros fatores do que com o peso das fezes.

Os laxantes não são feitos para usar por muito tempo

Galera que toma laxante como masca chiclete, cuidado! Os laxantes não são formulados para a administração crônica. Isto porque o seu intestino pode se acostumar com eles, levando a constipação. Se perder peso for o seu objetivo, procure uma dieta eficaz e faça exercícios, ok?

O uso de laxativos de forma frequente pode ter um impacto negativo na sua saúde. Para começar, ele pode irritar a mucosa do intestino e causar todos os tipos de problemas gastrointestinais. Os laxantes osmóticos podem reduzir a pressão arterial e até mesmo causar danos permanentes aos rins. O abuso de laxantes, em geral, também pode causar desequilíbrios de eletrólitos e minerais e desidratação, que pode levar a tonturas, desmaios, visão embaçada, e até mesmo à morte.
Procure sempre orientação e não saia fazendo loucuras por aí.

O seu organismo, um dia, irá te cobrar com juros e correção…

Sobre a autora

Paola Machado é fisiologista do exercício, formada em educação física modalidade em saúde pela UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo), mestre em ciências da saúde (foco em fisiologia do exercício e imunologia) e doutoranda em nutrição pela UNIFESP. É autora do Livro Kilorias - Faça do #projetoverão seu estilo de vida (Editora Benvirá). Atualmente, atua como pesquisadora, desenvolvendo trabalhos científicos sobre obesidade, e tem um canal de desafios (30 Dias com Paola Machado) onde testa a teoria na prática. Também é fundadora do aplicativo aplicativo 12 semanas. CREF: 080213-G | SP

Sobre a coluna

Aqui eu compartilharei conteúdo sobre exercício e alimentação para ajudar você a encontrar o caminho para um estilo de vida mais saudável. Os textos são cientificamente embasados e selecionados da melhor forma possível, sempre para auxiliar no seu bem-estar. Mas, lembre-se: a informação profissional é só o primeiro passo da sua nova jornada. O restante do percurso depende 100% de você e da sua motivação para alcançar seu objetivo.