Topo

Paola Machado

Tem pavor da flacidez no músculo do tchauzinho? Veja como evitar o problema

Paola Machado

01/06/2018 04h00

Crédito: iStock

Não tem como fugir: a flacidez nos músculos do tchauzinho, os tríceps, é muita temida pelas mulheres. Como ouço reclamações e dúvidas sobre este processo.

Não podemos sair correndo e pular a etapa do envelhecimento natural do nosso organismo, porém, podemos prevenir e retardá-lo.

Se você pegar seu braço e começar a observá-lo neste exato momento, irá reparar que a pele de cima dele (a que fica exposta ao sol e tem mais pelinhos) é diferente da pele debaixo (que é a que você nota flacidez e é uma pele mais fininha).

Aquela parte mole do seu querido bracinho pode ocorrer por 2 motivos: falta de tonificação e fortalecimento do tríceps e falta de enrijecimento de pele (flacidez).

O exercício ajuda muito em todos os benefícios possíveis e até impossíveis para seu corpo. Porém, devemos ter em mente algumas considerações.

O exercício é considerado um estresse para seu organismo. Calma: é um estresse super do bem. Qualquer situação que te tire do estado de repouso é uma situação de estresse, pois produz hormônios do estresse que são cortisol e adrenalina. Assim, ocorre a liberação de radicais livres, que são aqueles responsáveis pelo envelhecimento.

Mas não se apavore! Seu corpo é seu amigo e está com você. Por isto, com ajuda da vitamina E, produz os antioxidantes que em uma batalha vence os radicais livres e você colhe diversos benefícios do exercício, incluindo, a redução da flacidez da pele e melhora do seu aspecto. Porém, isto ocorre até cerca de 1 hora e 15 minutos de exercício. O que acontece depois deste tempo é que há uma redução da produção de vitamina E e seus antioxidantes começam a não combater mais os radicais livres.

Então, o que você faz para ter resultados rápidos? Foque em algumas dicas:

• Ingira fontes de alimentos antioxidantes e que estimulam a liberação endógena de colágena – que é o colágeno que seu organismo produz (exemplo, frutas cítricas, frutas vermelhas, linhaça, pepino, melão, semente de abobora etc).

Consumo de cálcio:

O cálcio é fundamental, além de ser importantíssimo para o trabalho de contração da musculatura, ajuda a neutralizar os radicais livres, estimular a produção de colágeno e evita a produção de enzimas responsáveis pela degradação das fibras elásticas. Você pode encontrar no leite e derivados.

Consumo de proteínas:

Bom, é engraçado que, quando pensamos nos alimentos "ricos em colágeno", pensamos no colágeno como um bloco. Entretanto, você deve pensar no colágeno como uma proteína que é formada por uma sequência de aminoácidos. Assim, quando ingerimos um alimento "rico em colágeno", nossas enzimas digestivas, os quebram para obter aminoácidos, absorvê-los e utilizá-los. O que você deve saber é que os aminoácidos devem sempre estar na sua dieta, pois, assim, conseguimos produzir colágeno endogenamente (quando estes estiverem com baixa produção, pois seu organismo destina o aminoácido para a produção de proteínas que você precisa) de forma eficaz. Por isto, ingira carnes magras, ovos, leite, legumes e peixes.

Consumo de vitamina C:

A vitamina C é um antioxidante que nos protege dos radicais livres, que vão "destruindo" as proteínas do organismo, entre elas, o colágeno. Além de ajudar na formação de hidroxiprolina, como descrito no começo do texto. Pode ser encontrada em frutas como: laranja, kiwi, melão, papaia, e nos cítricos em geral, etc.

Consumo de vitamina D:

A vitamina D ajuda na formação e amadurecimento das células que produzem mais colágeno. Pode ser encontrada nos ovos, carnes, peixes, leite e outros alimentos de origem animal.

Consumo de vitamina E:

A vitamina E é um antioxidante que neutraliza os radicais livres, protegendo as fibras de colágeno e as células que o produzem. Pode ser encontrada no óleo de girassol e frutos secos.

• Foque em exercícios até 1 hora e 15 minutos.

Quando realizamos exercícios físicos melhoramos a saúde óssea e das nossas articulações, além de diversas outras funções. Isto acontece porque o treinamento ativa os condroblastos e osteoblastos, que são células produtoras de colágeno, estimulando-os a produzir mais colágeno e, assim, manter os tecidos em forma. Este é um dos tipos de colágeno que produzimos durante a atividade física.

Vale lembrar que, como dito no texto de flacidez muscular, se o aspecto flácido da pele ocorrer por conta da falta de tônus muscular, exercícios localizados são mais que bem-vindos. Além do mais, é necessário respeitar o tempo de exercício.

Seus músculos precisam de descanso, por isto, realize de 2 a 3 vezes na semana exercícios localizados de tríceps (que é o músculo responsável pelo "tchau"), como tríceps banco, tríceps francês, flexão de tríceps em pé, tríceps no kickback, tríceps pulley corda etc.

Alterne com treinos aeróbicos, como transport, aumentando a intensidade do equipamento em membros superiores.

• O colágeno é uma proteína importantíssima do nosso corpo.

Ele está presente em quase todos os tecidos, incluindo a pele, tendões e ossos, desempenhando a função de fornecer a elasticidade que o corpo necessita e manter saudáveis as diferentes estruturas do nosso corpo. Atualmente são conhecidos cerca de 29 tipos de colágeno, fazendo parte de 20 a 30% das proteínas do nosso corpo.

Como toda proteína, ele é formado por uma sequência repetida de três aminoácidos (glicina, propina e hidroxiprolina). A hidroxiprolina é importantíssima para estabilizar o nosso colágeno, porém ela necessita da vitamina C, que não é produzida pelo nosso organismo e, muitas pessoas, tem deficiência e ao menos sabem. Por isto, enalteço a importância do consumo de fontes alimentares com vitamina C.

É normal que, com a idade, fatores genéticos, ambientais e maus hábitos; tenhamos uma redução da produção de colágeno, contudo, há estratégias que podem amenizar esta perda. Porém, ingira alimentos que aumentem a sua produção de colágeno.

DICAS

  • Evite a exposição excessiva ao sol, porém a faça para produzir vitamina D, que é necessária para seu corpo (15 minutos por dia. Não precisa ficar o dia todo no sol, basta expor os braços e pernas sem proteção solar).
  • Evite fumar e ingerir álcool em excesso.
  • Evite exercícios com duração muito longa, superior a 1 hora e 30 minutos.
  • Faça uma alimentação saudável e de boa qualidade, com frutas, verduras, legumes.
  • Ingira líquidos.
  • Faça exercícios, pelo menos, três vezes por semana, respeitando sempre a duração.
  • Combine as estratégias alimentares e de exercício físico com tratamentos estéticos que estimulem sua liberação de colágeno.

Foque no seu objetivo e colha seus resultados.

Sobre a autora

Paola Machado é fisiologista do exercício, formada em educação física modalidade em saúde pela UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo), mestre em ciências da saúde (foco em fisiologia do exercício e imunologia) e doutoranda em nutrição pela UNIFESP. É autora do Livro Kilorias - Faça do #projetoverão seu estilo de vida (Editora Benvirá). Atualmente, atua como pesquisadora, desenvolvendo trabalhos científicos sobre obesidade, e tem um canal de desafios (30 Dias com Paola Machado) onde testa a teoria na prática. Também é fundadora do aplicativo aplicativo 12 semanas. CREF: 080213-G | SP

Sobre a coluna

Aqui eu compartilharei conteúdo sobre exercício e alimentação para ajudar você a encontrar o caminho para um estilo de vida mais saudável. Os textos são cientificamente embasados e selecionados da melhor forma possível, sempre para auxiliar no seu bem-estar. Mas, lembre-se: a informação profissional é só o primeiro passo da sua nova jornada. O restante do percurso depende 100% de você e da sua motivação para alcançar seu objetivo.