Topo

Paola Machado

Sabia que o videogame pode afastar o sedentarismo e melhorar sua atenção?

Paola Machado

02/06/2018 04h00

Crédito: iStock

Os videogames são, na maioria das vezes, condenados pelo sedentarismo, pela falta de integração social e obsessão de crianças e adolescentes por jogos violentos.

De fato, essas informações podem reais em alguns casos. Mas, como bons entendedores, devemos avaliar os dois lados desta história. Será que são só ruins?

Videogame e os aspectos cognitivos

Estudos com obesos apontam uma grande interferência de atividades sedentárias no seu dia a dia como, por exemplo, assistir televisão e jogar videogames. Na minha experiência profissional ouço diversos relatos e muitos dizem que, quando estão sentados e entediados em frente à teve ou ao videogame, levam alguma guloseima para comer, tornando-se um vício.

Porém, lendo alguns estudos do professor Emílio Takase, da Universidade Federal de Santa Catarina, que trabalha com psicologia do esporte e exercício e psicologia cognitiva, noto resultados promissores, mostrando que os videogames são eficazes, quando supervisionados, em inúmeros fatores, pois melhoram a cognição, concentração, atenção visual, habilidades de movimentos mais delicados, habilidades emocionais, criatividade, entre outros. Por esses motivos também são recomendados como estratégia coadjuvante para patologias como autismo e Parkinson.

O cérebro sofre mudanças neuronais progressivas nas terminações nervosas, quanto mais estimulados com exercícios cognitivos, enquanto a estrutura músculo-esquelética tem a capacidade de manterem normais. Desta forma, temos que equilibrar atividades físicas -que é importante para o condicionamento físico, interação social e torna o indivíduo ativo- e mentais. Em conjunto, sempre conseguirão resultados adequados no que diz respeito à manutenção da qualidade de vida e saúde.

O videogame e dispositivos móveis têm um leque de jogos para estimular raciocínio, concentração e pensamento rápido. É claro, que precisa ser utilizado de forma balanceada, supervisionada — com acompanhamento de um adulto — e que não se torne um vício por repetição. Que seja apenas um meio de estimular a memória, de brincar, de aprender e de trazer o seu lado positivo.

Videogames interativos

Em textos anteriores já enfatizei a importância de manter um estilo de vida ativo somado a prática regular de exercícios físicos. Isso significa que, mesmo realizando uma hora de exercício três vezes na semana,  por exemplo, você precisa incluir atividades diárias que o mantenha ativo, como subir escadas, caminhas, ficar mais horas em pé, etc.

Atualmente temos uma grande variedade de videogames interativos, que contam com controles que são sensíveis a movimentação ou mesmo câmeras que detectam a realização dos exercícios. Alguns exemplos são: Nintendo Wii®, Playstation®, Kinect®.

Os videogames interativos são estratégias complementares que podem ser conciliadas ao exercício como forma de colher resultados de saúde física e mental.

Um estudo publicado pela Canadian Science Publishing avaliou a eficácia de videogames interativos combinados com exercícios na aptidão física relacionada à saúde e na aderência ao exercício em comparação com o treinamento aeróbico tradicional.

A pesquisa concluiu que um programa de treinamento que combina videogames interativos à prática de exercícios físicos resulta em maiores melhorias na aptidão física relacionada à saúde, principalmente por fazer com que a pessoa mantenha-se sempre ativa. A maior freqüência de exercícios e, portanto, maior volume de atividade física, é o mecanismo para as diferenças na aptidão física relacionada à saúde.

Agora, relacionando a obesidade com o videogame, é importante lembrar a grande diferença entre sentar e jogar e jogar se exercitando.

Um estudo realizado com crianças e adolescentes obesos avaliou a eficácia do Game Bike -exercício realizado com bicicleta estacionária e videogame interativo- comparado ao exercício de bicicleta ergométrica ouvindo música mostrou que ambas as intervenções produziram melhorias significativas nos indicadores submáximos de aptidão aeróbica. Além disso, as modalidades de exercícios reduziram o percentual de gordura corporal e o colesterol total.

O estudo mostra que pedalar com a música foi tão eficaz quanto o ciclismo estacionário com videogame interativo para melhorar o condicionamento físico, a composição corporal e os perfis de colesterol em adolescentes com sobrepeso e obesidade, resultando em aumento de frequência, intensidade e distância pedalada.

Pontuo que para toda pessoa sedentária, sair da inatividade já é um grande lucro. Pensando no videogame como estratégia complementar à rotina de exercícios, é necessário ter cuidado com a forma de realização dos movimentos. Alguns movimentos inadequados quando repetidos podem causar lesões por esforço de repetição com danos futuros.

Os esportes virtuais e interativos como lutas, aulas de ginástica, vôlei, tênis, boliche e dança mostram resultados significativos para o gasto calórico. Dependendo do jogo e de como os movimentos são executados, nível de atividade física, IMC (Índice de Massa Corporal), dentre tantos outros fatores, você consegue perder até 600 calorias em uma hora. Além disso, faz com que adquira uma maior atenção e coordenação.

Dicas

Para quem gosta de jogos de lutas o Movie do Playstation® tem o UFC Trainer, que é um treino de UFC sensacional para os adeptos de lutas. Há também jogos de vôlei, arco e flecha, tênis, assim como o Nintendo Wii® que tem jogos de Fitness, como de Yoga, além de jogos esportivos. O Kinect® é uma ótima opção para as pessoas que querem emagrecer se divertindo.

Pontuo abaixo os jogos que podem ser relacionados à prática de exercícios e estão disponíveis no Brasil.

  • O Just Dance, por exemplo, é um jogo de dança onde através de um controle de movimento (pode ser um celular ou o controle de movimento ou mesmo a câmera do videogame), o usuário deve replicar os movimentos que o avatar faz enquanto toca a música de sua escolha. É comprovado que o usuário pode perder ate 200 calorias a cada 30 minutos de interação com o jogo.
  • O Knockout League é um jogo de boxe de com jogabilidade intuitiva envolve mover-se e esquivar-se com seu corpo e permite que você lance diversos tipos de socos no modo 1:1.
  • O Sparc é um vSport, um esporte único somente possível na realidade virtual, onde os jogadores competem em uma experiência VR intensa e completamente imersiva, além de conectarem-se a uma comunidade online.
  • O Sprint Vector é o mais radical jogo competitivo também em realidade virtual. É uma plataforma multijogador repleta de adrenalina que combina a sensação física da competição atlética com a energia desenfreada de um concurso alucinante. O inovador Sistema de Locomoção de Fluidos da Survios permite aos jogadores correr, saltar e voar sem problemas a velocidades extremas.
  • O HoloBall mergulha os jogadores numa arena de ação desportiva em estilo arcade, tomando inspiração de um dos jogos mais icônicos de sempre. Usa as raquetes para acertar, bater e dobrar a bola, obtendo pontos quando ela passar pelo seu adversário. Ganha habilidades e aprende a acertar no momento certo para superares adversários cada vez mais desafiantes.
  • O Headmaster é um Centro de Aprimoramento no Futebol. Dentro das Instalações de Cabeceamento, você vai passar por uma intensa reeducação sob a tutela de uma equipe de nível internacional. Há uma variedade de lições para garantir que você não seja mais uma ameaça à reputação do seu clube, que generosamente está bancando a sua matrícula.
  • O Games VR traz uma experiência imersiva de realidade virtual totalmente nova, permitindo que você explore um parque, interaja com os clientes e jogue até 12 jogos diferentes. Entre em um parque temático onde você pode jogar um jogo e ganhar bilhetes para trocar por divertidos prêmios virtuais ou desbloquear um novo jogo. Seja escalando um castelo em Climbing Wall, buscando a maior pontuação em Alley Ball ou arremessando bolas de basquete em Swish – existe um jogo para todo mundo.

Vale a pena experimentar.

Referências:
– TAKASE, E. . O LADO POSITIVO DO VIDEOGAME NO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E FÍSICO. Newsletter Proximus, Rio de Janeiro, 25 nov. 2008.
– TAKASE, E. . MALABARES, VIDEOGAME E IMAGINAÇÃO PARA MELHORAR O DESEMPENHO DO ATLETA. Newsletter Proximus, Rio de Janeiro, 26 ago. 2008.
– TAKASE, E. . JOGOS ELETRÔNICOS PARA DESENVOLVER A ATENÇÃO. Newsletter Proximus, Rio de Janeiro, 27 jan. 2009.
– Allen, N.E.; et al. An interactive videogame for arm and hand exercise in people with Parkinson's disease: A randomized controlled trial. Parkinsonism & Related Disorders. Vol. 41, p. 66 – 72. 2017.
– Travers, B.G.; et al. Biofeedback-Based, Videogame Balance Training in Autism. Journal of Autism and Developmental Disorders. Vol. 48, N. 1, p. 163 – 175. 2018.
– Darren, E.R.; et al. The health benefits of interactive video game exercise. Applied Physiology, Nutrition, and Metabolism, 2007, Vol. 32, No. 4 : pp. 655-663.
– Adamo, K.B.; et al. Effects of interactive video game cycling on overweight and obese adolescent health. Appl. Physiol. Nutr. Metab. 35: 805–815. 2010.

Sobre a autora

Paola Machado é fisiologista do exercício, formada em educação física modalidade em saúde pela UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo), mestre em ciências da saúde (foco em fisiologia do exercício e imunologia) e doutoranda em nutrição pela UNIFESP. É autora do Livro Kilorias - Faça do #projetoverão seu estilo de vida (Editora Benvirá). Atualmente, atua como pesquisadora, desenvolvendo trabalhos científicos sobre obesidade, e tem um canal de desafios (30 Dias com Paola Machado) onde testa a teoria na prática. Também é fundadora do aplicativo aplicativo 12 semanas. CREF: 080213-G | SP

Sobre a coluna

Aqui eu compartilharei conteúdo sobre exercício e alimentação para ajudar você a encontrar o caminho para um estilo de vida mais saudável. Os textos são cientificamente embasados e selecionados da melhor forma possível, sempre para auxiliar no seu bem-estar. Mas, lembre-se: a informação profissional é só o primeiro passo da sua nova jornada. O restante do percurso depende 100% de você e da sua motivação para alcançar seu objetivo.