Topo

Paola Machado

FitBit x Apple Watch: Veja os pontos positivos e negativos de cada aparelho

Paola Machado

03/06/2018 04h00

Crédito: iStock

São tantas bands, trackers de atividade física e acessórios tecnológicos que ficamos extremamente perdidos na hora de fazer um investimento (com o dólar quase 4 reais, fica difícil não colocar várias vertentes na balança).

Durante 1 mês venho "testando" meus dois trackers: o FitBit® (Ace, Zip, Flex 2, Alta, Alta HR, Charge 2, Versa, Ionic — porém usarei para comparação o Ionic e o Versa que são os mais completos) e o Apple Watch®. Meu testando está com aspas mesmo, porque antes que falem alguma coisa vou deixar claro que não fiz nada em ambiente controlado de laboratório. Aqui são sugestões minhas de observações de vários quesitos, como monitoramento fitness, de atividades diárias e frequência cardíaca, design, preço, tempo de bateria e afins.

Trackers de Atividade Física 

Quando falamos em estilo de vida ativo não significa, necessariamente, que você está só e somente na academia o "dia todo" fazendo exercícios físicos, e sim, estipular metas de ficar menos horas por dia sentado, usar menos o carro, subir mais de escada em vez de usar o elevador. Ser ativo significa desfrutar de benefícios para saúde física e mental.

Ambos trackers aqui comparados mostram quantos passos deu por dia, qual distância percorreu e, usando como base seu peso, gênero e estatura (que pedem no primeiro uso do dispositivo), há um resultado estimado de calorias perdidas. Estes dados ajudam a expressar se quem usa é uma pessoa que tem um estilo de vida ativo ou sedentário. Enfatizo aqui que estilo de vida ativo é totalmente diferente de praticantes de exercícios físicos, isto porque você pode realizar treinos rotineiros, porém, ter uma rotina de trabalho totalmente sedentária. O importante é sempre focar em treinos combinado estilo de vida ativo.

Neste quesito gosto de ambos. Acredito que temos que ver as bands como uma ferramenta a mais, principalmente motivacional. Claro que nada vai ser tão pontual e objetivo como um teste ergoespiromético e testes laboratoriais (em ambientes controlados). O que gosto destes equipamentos é a possibilidade de colocar metas, comparar seu histórico e te mostrar quando sua meta não foi atingida.

As pulseiras de Fitbit® mais carinhas e o Apple Watch ® Series 3  contam também com um altímetro. A influência deste fator é super válida, já que com a interferência da altitude pode ser um dificultador da atividade.

Falando somente de fitness, o Fitbit® é perfeito. Mas o Apple Watch® tem, além da função exercício (que monitora seu exercício pela frequência cardíaca), a função atividade, que reporta sua rotina diária, movimento, horas em pé (ele me pede o dia todo para ficar em pé) e as calorias perdidas. Todos estes dados, tanto Fitbit® quanto Apple Watch®, podem ser compartilhados com o celular.

Esta função atividade do Apple Watch® tem o papel de fazer com que mantenha-se cada vez mais ativo. Sempre fico insatisfeita quando não consigo cumprir a meta de exercício, mas como não quero que fiquem assim também vou dar uma dica: o exercício é definido pela frequência cardíaca. Se fizer uma caminhada devagar ou mesmo um exercício que exija pouco dos seus batimentos cardíacos, esqueça que você não vai aumentar seu anelzinho verde. Mas fique tranquilo. Se você faz exercícios combinados, como eu, que sempre combino musculação com o aeróbio, o Apple Watch® é capaz de "aprender" seus hábitos, rotina e sempre exigirá mais e mais de você.

Frequência Cardíaca

O Apple Watch®, o Fitbit Alta HR®, Fitbit Charge 2®, Fitbit Versa® e o Fitbit Ionic®  emitem uma luz de LED verde na parte de baixo da pulseira (fotopletismografia) que é capaz de aferir o ritmo cardíaco a partir do volume de sangue. Quando seu coração bate, seus capilares dilatam e contraem a medida que o volume sanguíneo é alterado. O sangue absorve a luz verde e, quanto maior seu batimento cardíaco, maior a absorção da luz de LED.

O Fitbit® é capaz de armazenar os dados da frequência em um intervalo de 1 segundo e 5 segundos durante o exercício. Já o Apple Watch® verifica seus batimentos cardíacos de 10 em 10 minutos durante todo o dia. Quando o aplicativo Workout está ligado, ele também mensura a frequência continuamente.

Alguns estudos realizados nos EUA (US Consumer Reports) mostraram que não há diferença significativa entre a avaliação de frequência do Apple Watch® quando comparado a um monitor cardíaco.

Contagem de calorias

Para perder peso, tão importante quanto pensar se a fonte alimentar vem de carboidratos e gorduras, é necessário contar calorias. As calorias perdidas são essenciais para o processo de emagrecimento, assim como as calorias ingeridas (que é o famoso balanço energético — relação entre gasto calórico e consumo).

O Apple Watch® utiliza dados de movimentação diária e frequência cardíaca para determinar as calorias perdidas. Ao longo do tempo de uso, esta contagem de calorias fica mais precisa, pois o relógio "aprende" seus hábitos.

Já o Fitbit® estima a quantidade de calorias perdidas com base na taxa metabólica basal, que leva em consideração fatores como a altura, peso, idade e gênero, dividindo suas calorias perdidas somente pelo simples fato de pensar e calorias queimadas durante a atividade física. Além do mais, o Fitbit® permite que coloque seu recordatório alimentar e calorias ingeridas (tem que ter um pouco de paciência) fazendo o balanço energético devido. Não digo preciso, pois você pode "burlar" o processo.

Monitor de sono

Sempre digo sobre a importância do sono para qualidade de vida, melhora de performance e resultados no treinamento, enfim, estratégias gerais de saúde. O sono não significa, somente, deitar e dormir, e sim, qual é a qualidade deste descanso. Não adianta nada dormir 12 horas por dia, se aproveita somente 1 hora desse sono. O sono deve ser controlado, observado e dado seu devido valor, para que não resulte em patologias mais sérias.

O Apple Watch® você costuma usar durante o dia, para que suas atividades diárias e exercício físico sejam controladas. Durante a noite, você precisa colocar para carregar. Então esqueça desta função.

Já no Fitbit® acho demais esta função. Quando deitar para dormir é necessário avisá-lo, dando três toques em sua tela. Gosto de deixar meu Fitbit® no modo sensível que ele é capaz de relatar, por meio de um gráfico, se ficou inquieto durante a noite, quando realmente pegou no sono, se em algum momento levantou e acordou. Ele também é capaz de gravar cada movimento. O Fitbit® ganha mil pontos neste aspecto.

Prova d'água

Esta função conta muitos pontos para mim. Muitos pontos mesmo.

O Apple Watch® e o Fitbit® são resistentes à água, somente o Apple Watch ® Series 3 é a prova d'água. Isto significa que você não pode fazer um treino de natação na piscina com a versão mais simples do Apple Watch® e nem  com o Fitbit®, pois ele só "suporta" o suor, respingos de chuva (corridas na rua), mas não a submersão. Porém, não se desespere! Esses dispositivos suportam a exposição acidental à água de até um metro, não mais que isto, durante, no máximo, 30 minutos.

Se quiser um a prova d'água, procure um Polar®, Suunto®, Garmin® ou mesmo a versão mais nova do Apple Watch ® Series 3.

GPS

Diferente do Fitbit®, o Apple Watch® não tem um GPS "acoplado" e compartilha o GPS do iPhone® , somente o Apple Watch® Series 3 conta com essa função. Para o Apple Watch® se você for correr pela rua, por exemplo, terá que levar seu iPhone® no bolso.

Mas se você é aquela pessoa que quer se desligar do mundo na hora da sua corrida de rua, a melhor opção é o Fitbit® ou Apple Watch® Series 3, porque você deixa o celular em casa, vai correr de boa e a precisão do GPS é ótima.

Agora, se você não ligar e quiser ficar com o celular com você, o Apple Watch® é uma ótima opção por mandar alertas de mensagens, Whatsapp® e notificações via relógio. Além disto você pode atender as ligações com seu Apple Watch® sem tirar o celular do bolso, mas é necessário um fone Bluetooth para ouvir a voz do seu amigo — é meio estranho falar no celular do relógio.

Uma outra função legal do Apple Watch® é o armazenamento de músicas, que o Fitbit® não tem.

Estilo

Para quem gosta de estilo, não vale nem a pena discutir beleza. O Apple Watch® é lindo e dá para você trocar as pulseiras, mas o FitBit® também tem novas versões bem legais. Enfim, gosto é gosto.

Bateria

A bateria do Apple Watch® dura muito menos que a do Fitbit®. Enquanto o Apple Watch® dura cerca de 18 horas (os mais antigos) a 2 horas (os mais novos), o Fitbit® pode durar até 10 dias, dependendo do modelo que você escolhe.

Preço

Não vou discutir em real, porque cada hora o valor do dólar está um, prefiro falar em dólar. O valor do Apple Watch® é cerca de 329 dólares (tem até de 800 dólares e outros mais caros ainda).
Já o Fitbit® o mais caro é 329 dólares e o mais barato é 59 dólares — vale lembrar que o mais barato conta com poucas funções.

O que eu prefiro

Eu amo meu Apple Watch®. Acho lindo, cheio de estilo, consigo resolver tudo com ele, gosto de ver os gráficos coloridos que ele disponibiliza. Porém, em precisão de treino e pensando como um tracker prefiro o FitBit®.

Outro ponto é que para usar no dia a dia prefiro meu Apple Watch® — até em treinos indoor –, pois a funcionalidade dele é bem maior que o Fitbit®. Treinos outdoor e para aferir padrões do sono prefiro o Fitbit®.

Deu para ver que sou fã dos dois e acabo usando cada dia um.

Já que esse texto é sobre minha opinião, compartilhem a de vocês também. No meu teste utilizei a primeira versão do Apple Watch® e o Fitbit Charge 2®, porém há considerações de todas versões.

Sobre a autora

Paola Machado é fisiologista do exercício, formada em educação física modalidade em saúde pela UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo), mestre em ciências da saúde (foco em fisiologia do exercício e imunologia) e doutoranda em nutrição pela UNIFESP. É autora do Livro Kilorias - Faça do #projetoverão seu estilo de vida (Editora Benvirá). Atualmente, atua como pesquisadora, desenvolvendo trabalhos científicos sobre obesidade, e tem um canal de desafios (30 Dias com Paola Machado) onde testa a teoria na prática. Também é fundadora do aplicativo aplicativo 12 semanas. CREF: 080213-G | SP

Sobre a coluna

Aqui eu compartilharei conteúdo sobre exercício e alimentação para ajudar você a encontrar o caminho para um estilo de vida mais saudável. Os textos são cientificamente embasados e selecionados da melhor forma possível, sempre para auxiliar no seu bem-estar. Mas, lembre-se: a informação profissional é só o primeiro passo da sua nova jornada. O restante do percurso depende 100% de você e da sua motivação para alcançar seu objetivo.