Topo

Paola Machado

Por que um prato colorido e variado faz muito bem para a sua saúde?

Paola Machado

17/06/2018 04h05

Crédito: iStock

Uma das primeiras orientações sobre alimentação saudável diz respeito as cores dos alimentos, pois é importante que seja colorida e variada.  Mas, você sabe o motivo?

Os fitoquímicos são os compostos antioxidantes e bioativos encontrados em diferentes partes das plantas, tais como sementes, cereais, vegetais, frutos, folhas, raízes, especiarias e ervas. São eles os responsáveis pela coloração dos alimentos in natura.

Estes compostos se relacionam com a redução do risco de ocorrência de doenças crônicas e envelhecimento, uma vez que são capazes de minimizar a ação dos radicais livres.

Conheça alguns grupos destes compostos:

  •  Alimentos de cor vermelha: Contém uma substância chamada licopeno, que possui potente ação antioxidante, anti-inflamatória e um efeito na prevenção de câncer. Também auxilia na redução do risco de hipertensão arterial e doenças cardiovasculares. É encontrado no tomate, purê de tomate, goiaba vermelha, melancia e frutas vermelhas no geral.
  • Alimentos de coloração laranja: São fontes de carotenoides, dentre os quais o betacaroteno e o alfacaroteno, que possuem ação pró-vitamina A, ou seja, são convertidos em vitamina A após sua absorção no intestino. O betacaroteno é o carotenoide mais abundante nos alimentos, sendo considerado bastante importante para os humanos. Além disso, tem uma importante ação antioxidante, efeitos benéficos na saúde dos olhos e da visão, no fortalecimento do sistema imunológico, na prevenção de câncer e doenças cardiovasculares.  São fontes mamão, cenoura, abóbora e melão cantalupo.
  • Alimentos de coloração roxa: Contém antocianinas e resveratrol, as quais podem atuar sobre o controle da glicemia, melhora da resistência à insulina, efeitos antioxidantes, neuro-protetor, anti-inflamatório, anti-envelhecimento,  vasodilatador e ação no controle de peso. São consideradas fontes de antocianinas: uvas de casca escura, ameixa, amora, açaí, repolho roxo, berinjela.
  • Alimentos de coloração verde escura: Tais como brócolis, couve-manteiga, espinafre, couve de bruxelas, agrião e rúcula. Contêm substâncias denominadas de glicosinolatos. Estes compostos são capazes de auxiliar no processo de detoxificação e na prevenção de câncer.

Considerações

O ideal é que nossa alimentação contenha fitoquímicos em todas as refeições. Para se beneficiar destes compostos, inclua em todas as suas refeições pelo menos um alimento do grupo das frutas, vegetais e legumes. Garanta um prato colorido, pois uma alimentação colorida e equilibrada é o segredo da alimentação saudável –que promove diversos benefícios na qualidade de vida.

Na literatura acadêmica são documentados mais de quatro mil compostos fitoquímicos. No entanto, a ação e os efeitos de uma grande parte deles ainda é desconhecida.

*Colaboração Nutricionista Dra. Deborah Masquio (UNIFESP) 

Referências:
– Costa NMB & Rosa COB. Alimentos funcionais: components bioativos e efeitos fisiológicos. 2011.
– Ferreira ICFR & Abreu RMV. Stress Oxidativo, Antioxidantes e Fitoquímicos. Bioanálise / Ano IV N.º 2 . Jul/Dez – 2007.
– Paschoal V, Naves A & Fonseca ABBL. Nutrição clínica funcional. 2013.
Soares SE. Ácidos fenólicos como antioxidantes. Rev. Nutr., Campinas, 15(1):71-81, jan./abr., 2002.

Sobre a autora

Paola Machado é fisiologista do exercício, formada em educação física modalidade em saúde pela UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo), mestre em ciências da saúde (foco em fisiologia do exercício e imunologia) e doutoranda em nutrição pela UNIFESP. É autora do Livro Kilorias - Faça do #projetoverão seu estilo de vida (Editora Benvirá). Atualmente, atua como pesquisadora, desenvolvendo trabalhos científicos sobre obesidade, e tem um canal de desafios (30 Dias com Paola Machado) onde testa a teoria na prática. Também é fundadora do aplicativo aplicativo 12 semanas. CREF: 080213-G | SP

Sobre a coluna

Aqui eu compartilharei conteúdo sobre exercício e alimentação para ajudar você a encontrar o caminho para um estilo de vida mais saudável. Os textos são cientificamente embasados e selecionados da melhor forma possível, sempre para auxiliar no seu bem-estar. Mas, lembre-se: a informação profissional é só o primeiro passo da sua nova jornada. O restante do percurso depende 100% de você e da sua motivação para alcançar seu objetivo.