Topo

Paola Machado

Estilo de vida pode frear "genes gordos". Veja dicas para se movimentar

Paola Machado

03/07/2018 04h00

Crédito: iStock

O peso corporal depende de muitos fatores. Um deles é a carga genética que temos desde que nascemos e do estilo de vida que levamos, ou seja, o quanto comemos e o quanto nos exercitamos. Estes dois fatores podem ser influenciados entre si.

Um estudo, realizado em San Diego, mostra que o estilo de vida pode alterar o efeito que os genes têm sobre o número da balança.

E não é preciso muito: caminhar cerca de uma hora por dia pode reduzir o efeito dos genes que são responsáveis pelo ganho de peso em 50%. Já atividades sedentárias, como assistir televisão, pode desencadear o efeito da ativação destes "genes gordos".

Esta pesquisa envolveu 12 mil homens e mulheres, sendo que foram observados os estilos de vida destes voluntários.

Os participantes que caminhavam rapidamente, cerca de uma hora por dia, tiveram o efeito genético de ganho de peso reduzido em 50%. Este foi o primeiro estudo que mostrou os benefícios do exercício sobre os fatores genéticos, inibindo a atividade de genes que promovem ganho de peso.

O estudo também documentou um aumento da atividade desses genes entre aqueles que foram mais sedentários.

Com essas novas informações, é importante avaliar se você sabe como aproveitar ao máximo de uma caminhada, queimando mais calorias e sem muito esforço extra.

Veja dicas para se manter em movimento e combater os "genes gordos":

– Use seus braços. Quando realizamos a caminhada é fundamental a ação dos braços. Eles devem estar semiflexionados durante toda a caminhada, isto fará com que caminhe cada vez mais rápido, aumentando a intensidade do treinamento.

– Dê passos curtos. A melhor maneira de aumentar a velocidade e aumentar seu gasto calórico, é reduzir suas passadas. Uma dica legal é dar 100 passos curtos e rápidos e recuperar-se por um minuto caminhando normalmente, repetindo este ciclo por 12 vezes.

– Aposte na caminhada com esqui ou "nordic walking". A caminhada com os bastões ajuda a dividir o peso do corpo entre braços e pernas com auxílio do equipamento. Resultados mostram um trabalho muscular e resistência cardíaca, além de um gasto calórico 40% superior ao da caminhada tradicional.

– Defina suas metas. Uma ideia é escolher marcadores no meio do percurso. Por exemplo, se você estiver caminhando em um parque, marque uma placa mais a frente, um banco, enfim, um ponto de parada e acelere até ele.

– Realize a liberação miofascial na planta dos seus pés. Com uma bolinha dura, pode ser uma bolinha de tênis, pise com todo seu peso nela rolando do calcanhar até as pontas dos dedos, até ter a sensação de alívio. Este processo antes do treino, ajuda a aliviar o desconforto melhorando seu desempenho antes do treino.

– Durante a caminhada, utilize todo o seu pé. Quando você está realizando a caminhada, diferente da corrida (por conta de um impacto menor), é necessário que você pise com seu calcanhar fazendo todo o movimento de pisada até a ponta dos dedos. Isto fará com que todos os seus músculos inferiores sejam ativados (panturrilha, isquiotibiais, glúteos, etc), queimando mais calorias.

– Invista em tênis específicos para caminhada. Para obter o máximo de aproveitamento de sua caminhada, procure um tênis com amortecimento mínimo e o máximo de flexibilidade na parte da frente dos pés.

– Deixe seu corpo em linha reta. Quando o seu corpo está alinhado, tronco e glúteos, eles são capazes de, juntos, trabalhar com mais força para que você ande mais rápido e queime mais calorias. Fique com a coluna ereta, mantendo a cabeça e ombros alinhados com os quadris.

– Mantenha sua velocidade. Tem pessoas que têm uma certa mania de começar em uma velocidade e ficar oscilando, sem conseguir perdurar no treino. O melhor que você tem a fazer, mesmo que a velocidade for um pouco menor, é mantê-la constante. Aos poucos o seu corpo pedirá mais.

– Controle a frequência cardíaca. A zona-alvo é super importante para você observar qual o limite para queima de gorduras.

– Adicione treinos de musculação ou funcionais junto ou nos dias de descanso do treino de caminhada. Movimentos simples, como flexões, agachamentos, abdominais, ajudam demais no fortalecimento dos seus músculos para melhorar o desempenho na sua caminhada.

Porém, vale lembrar que não adianta muito praticar exercícios e ter atividades diárias sedentárias, isto é, ficar por horas e horas assistindo televisão e comendo horrores sem controle e rotina alguma. Para resultados positivos, o necessário é aumentar o nível de atividade física e reduzir o estilo de vida sedentário.

Sobre a autora

Paola Machado é fisiologista do exercício, formada em educação física modalidade em saúde pela UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo), mestre em ciências da saúde (foco em fisiologia do exercício e imunologia) e doutoranda em nutrição pela UNIFESP. É autora do Livro Kilorias - Faça do #projetoverão seu estilo de vida (Editora Benvirá). Atualmente, atua como pesquisadora, desenvolvendo trabalhos científicos sobre obesidade, e tem um canal de desafios (30 Dias com Paola Machado) onde testa a teoria na prática. Também é fundadora do aplicativo aplicativo 12 semanas. CREF: 080213-G | SP

Sobre a coluna

Aqui eu compartilharei conteúdo sobre exercício e alimentação para ajudar você a encontrar o caminho para um estilo de vida mais saudável. Os textos são cientificamente embasados e selecionados da melhor forma possível, sempre para auxiliar no seu bem-estar. Mas, lembre-se: a informação profissional é só o primeiro passo da sua nova jornada. O restante do percurso depende 100% de você e da sua motivação para alcançar seu objetivo.