Topo

Paola Machado

Previne doenças e melhora vida sexual: veja 7 motivos para perder gordura

Paola Machado

09/08/2018 04h00

Crédito: iStock

Perder peso está longe de ser só uma questão de estética. Todo mundo sabe que o acúmulo de gordura no corpo faz muito mal para saúde.

McArdle, W.D. (2008) descreve que o maior risco para a saúde é a deposição de gordura na área abdominal (obesidade central ou tipo andróide). Os depósitos viscerais internos, que ficam envoltos nos órgãos vitais (coração, fígado, pâncreas etc.), mostram uma maior responsividade biológica do que a gordura localizada nas regiões glúteas e femorais (obesidade periférica ou tipo ginóide). Os aumento na gordura central estimula mais prontamente os processos que causam doença cardíaca. Para os homens, o percentual de gordura visceral aumenta progressivamente com a idade, enquanto essa deposição de gordura nas mulheres começa a aumentar no início da menopausa.

Para reduzir a gordura abdominal é importante um combinação efetiva e supervisionada de alimentação e exercício, mas esse é um tema para um próximo texto. Nessa conversa vamos entender os motivos pelos quais é tão importante reduzir a gordura nessa região.

Antes disso, pode ser uma boa medir o seu RCQ, número da circunferência da cintura/quadril, que pode dizer se seu corpo está dentro dos padrões considerados saudáveis.

Como medir o RCQ?

Com a ajuda de uma fita métrica veja a circunferência do abdômen na altura do umbigo, e a do quadril na altura da maior circunferência das nádegas. Depois, divida os valores obtidos. O resultado apresentado, para estar dentro dos padrões considerados saudáveis, deve ser menor que 0,85 para mulheres, e menor que 0,90 para homens. Farei um texto para explicar só sobre isso, pois o assunto é longo.

Com a informação sobre como anda sua cintura, veja 7 motivos para se convencer da importância de reduzir a gordura na região do abdômen.

1) Perder gordura abdominal faz você viver mais e livre de doenças

O que sempre alerto meus conhecidos e as pessoas que oriento é que a relação cintura/quadril é uma equação super fidedigna para cálculo de riscos de doenças cardiovasculares e algumas outras doenças fatais. Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), a medida isolada da circunferência, somente da cintura, têm mostrado ser suficiente para estabelecer o risco de diabetes ou doenças cardiovasculares, sendo considerado limites normais da circunferência de homens e mulheres até 90 cm e 80 cm, respectivamente.

Estudos mostram que simples mudanças no estilo de vida são suficientes para reduzir o risco destas doenças. Um exemplo é um estudo sueco que mostra que a incidência de câncer entre os pacientes obesos é 33% maior do que entre os magros.

A OMS estima que cerca de um terço dos casos de câncer do cólon, rim e sistema digestório são causados por excesso de peso e por falta de atividade física. Para ficar claro: o câncer é causado por mutações que ocorrem nas células em divisão. O tecido adiposo -gordura-, na região abdominal estimula o corpo a produzir hormônios que induzem as células a se dividirem mais e mais, divisão esta que significa mais oportunidades para mutações celulares, com consequente aumento do risco do aparecimento de câncer.

2) Perder a gordura abdominal melhora a vida sexual

O que você deve saber é que as mudanças na rotina sexual não vem somente do seu órgão sexual, e sim, do núcleo, que são seus músculos abdominais. Eles estando fortes, juntamente com a musculatura da lombar, darão à você resistência e força para desvendar novas posições, de modo que o sexo fique mais prazeroso.

3) Perder a gordura abdominal previne lesões

Uma pesquisa realizada com o Exército Americano mostra a relação dos músculos abdominais com a prevenção de lesões. Realizando um treinamento árduo com os 120 soldados (abdominais, flexões, corridas longas), os resultados foram promissores e mostraram redução do índice de lesões, como dores nas costas, tendinite e outros problemas. O mais legal é que o grupo que mais praticou abdominal e flexão teve um melhor fortalecimento de membros superiores, com uma melhora na resistência cardiovascular.

Ao contrário de todos os outros músculos do seu corpo, um núcleo forte afeta o funcionamento de todo o organismo. Qualquer atividade que você for realizar precisará do suporte destes músculos, que são essenciais para prevenir algum tipo de lesão.

4) Perder a gordura abdominal melhora os músculos próximos

O fortalecimento do abdômen ajuda no fortalecimento das suas costas (prevenindo dores terríveis) e dos glúteos. Quando os músculos do seu abdômen estão fracos, os músculos dos glúteos, posterior de coxa e lombar acabam compensando o trabalho que o núcleo (abdômen) deveria estar fazendo.

Resultado: desestabilização da coluna com consequente dores nas costas, tensões e problemas mais graves de lesões musculares.

5) Perder a gordura abdominal melhora o desempenho em competições

Você corre, anda de bicicleta, joga videogame interativo, enfim, pratica exercícios que incentivam seu lado competitivo? Então fortaleça seu abdômen para conseguir atingir seus objetivos. Isto porque a tonificação e definição abdominal e do core resultará em melhor execução do movimento, força, propulsão e velocidade.

Suas pernas não controlarão a velocidade e, sim, o abdômen. Pesquisas eletromiográficas mostram que os primeiros músculos a se envolverem nos movimentos esportivos são (adivinhem), os músculos abdominais.

6) Perder a gordura abdominal limita suas dores

Com a idade, é comum surgirem dores articulares, principalmente, nos joelhos, quadris e costas. E quanto mais a idade vem, aparecem ainda mais dores nos pés e tornozelos. Bom, teoricamente culpamos o "envelhecimento articular", porém, muitas destas dores podem ser por um abdômen fraco.

Quando você realiza qualquer atividade, desde andar do quarto até a cozinha da sua casa ou realizar uma maratona, os músculos abdominais ajudam na estabilização corporal durante a partida e chegada dos movimentos e até mesmo na mudança de direção. Assim, se você tiver músculos abdominais fracos, suas articulações acabam absorvendo a força daqueles movimentos resultando em lesões articulares.

Músculos abdominais fracos resultam em uma redução de amortecimento de impacto, sobrecarregando as articulações.

7) Perder a gordura abdominal faz você dormir melhor

Dormir bem não é só ter as 8 horas de sono, e sim, ter 8 horas bem dormidas. Isto significa um sono livre de roncos, apneias (perda de respiração durante o sono), tosses, etc.

Uma circunferência abdominal grande associada a uma circunferência de pescoço grande pode desencadear uma doença crônica, incluindo aqui a apneia. As pessoas que têm apneia do sono param literalmente de respirar de alguns segundos a mais de um minuto e, muitas vezes, centenas de vezes por noite, perturbando e comprometendo o sono. Assim, as pessoas que sofrem desta doença acabam sentindo-se exaustas no dia seguinte.

Estudos mostram que perder peso ajuda, e muito, a resolver este problema e ter uma noite melhor. Consequentemente, o exercício ajuda sendo fator direto par ao emagrecimento.

Pesquisadores australianos descobriram que as pessoas que levantaram pesos três vezes por semana durante oito semanas tiveram uma melhoria de 23% em sua qualidade de sono. Outro estudo, realizado no Texas, mostrou que as pessoas que tinham uma noite de sono bem dormida tinham uma quantidade reduzida de hormônios do estresse.

Procure, sempre, um professor de educação física para orientá-lo na atividade física e não se esqueça da liberação médica.

Sobre a autora

Paola Machado é fisiologista do exercício, formada em educação física modalidade em saúde pela UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo), mestre em ciências da saúde (foco em fisiologia do exercício e imunologia) e doutoranda em nutrição pela UNIFESP. É autora do Livro Kilorias - Faça do #projetoverão seu estilo de vida (Editora Benvirá). Atualmente, atua como pesquisadora, desenvolvendo trabalhos científicos sobre obesidade, e tem um canal de desafios (30 Dias com Paola Machado) onde testa a teoria na prática. Também é fundadora do aplicativo aplicativo 12 semanas. CREF: 080213-G | SP

Sobre a coluna

Aqui eu compartilharei conteúdo sobre exercício e alimentação para ajudar você a encontrar o caminho para um estilo de vida mais saudável. Os textos são cientificamente embasados e selecionados da melhor forma possível, sempre para auxiliar no seu bem-estar. Mas, lembre-se: a informação profissional é só o primeiro passo da sua nova jornada. O restante do percurso depende 100% de você e da sua motivação para alcançar seu objetivo.