Topo

Paola Machado

Quanto tempo depois de uma cirurgia plástica posso voltar a treinar?

Paola Machado

15/08/2018 04h00

    Crédito: iStock

É comum pessoas que optam por um estilo de vida saudável buscarem a cirurgia plástica para ter um resultado difícil de alcançar somente com exercício e dieta.

E não pense que há algo de errado nisso. O procedimento pode elevar não só a autoestima da pessoa, como também aumentar o comprometimento com hábitos saudáveis –essencial para manter o que foi conquistado, já que sozinha a cirurgia não faz milagre.

E, justamente por ser tão importante seguir com os exercícios para manter as melhorias estéticas da operação, hoje vou falar sobre recuperação pós-cirúrgica, pois sempre há muitos questionamento como: "Quando posso voltar a treinar após uma plástica?".

A maioria dos procedimentos pode ser realizada de forma programada, possibilitando aos pacientes ter o mínimo de transtorno e imprevistos em sua rotina. Para tanto, é fundamental estabelecer um planejamento detalhado de como adequar o pós-operatório, seus cuidados e limitações em relação às demandas pessoais.

Ao pensar no tempo de recuperação para uma cirurgia, você deve considerar os imprevistos, como o risco de infecção e traumatismo, entre outros. Além de atentar que alguns procedimentos cirúrgicos irão demandar cuidados adicionais, caso da lipoaspiração, em que ocorre a necessidade de drenagens pós-operatórias, por um período de 30 a 60 dias.

Também merece ser lembrado que cada organismo pode reagir de um jeito, e levar em consideração as características pessoais de cada paciente: diferenças no grau de sensibilidade de cada um, no limiar de dor, no tempo de cicatrização, na formação de edema (inchaço) etc. Realizar uma cirurgia sem o tempo adequado de recuperação pode resultar em complicações ou resultados insatisfatórios, que acarretam na necessidade de um refinamento cirúrgico, ocasionando o transtorno de um novo período de afastamento. Seguir corretamente a orientação médica é fundamental para o sucesso e o resultado almejado.

A recuperação após uma cirurgia plástica é sempre cheia de cuidados. As mulheres mais ativas sofrem para não forçar a barra quando o assunto é a prática de exercícios. O prazo para voltar a malhar após se submeter a uma cirurgia plástica varia de um a três meses.

Por exemplo, as cirurgias de face, pálpebras, nariz, otoplastia (orelha de abano) são liberadas após quatro semanas. Já no caso de cirurgias mais complexas, como mamas, lipoaspiração e cirurgia nas coxas, o tempo médio é de três meses. Em cirurgias mais simples como a hidrolipoaspiração o retorno às atividades físicas é quase imediato, e só depende do inchaço e disposição de cada pessoa.

É importante ressaltar que as atividades devem ser feitas de forma gradativa. O ideal seria começar com caminhadas leves e curtas, até porque isso auxilia no funcionamento do intestino, vital para a recuperação do paciente.

O objetivo neste momento é fortalecer a musculatura, ajudar na ativação da circulação sanguínea e linfática, evitar o acúmulo de gordura e, sobretudo, trazer um momento de bem-estar e adaptação a mudanças em seu corpo, um momento mágico para a mulher que está se redescobrindo.

O tempo de retorno médio para cada cirurgia 

  • Face Exercícios intensos, como ginástica aeróbica, corrida e ciclismo, podem ser realizados após um mês. Esportes de contato corporal devem ser evitados por dois meses.
  • Pálpebras Os esportes que não envolvem contato físico podem ser iniciados após três semanas. Esportes de contato ou com bola devem ser evitados no período de seis a oito semanas.
  • Nariz Atividades físicas devem ser evitadas por quatro semanas, já que o aumento de fluxo sanguíneo na região da cabeça pode gerar sangramentos e retardar a reabsorção do inchaço. Após este período, pode-se retornar à rotina de atividades esportivas lentamente. Esportes de contato e modalidades com bola devem ser evitados por, pelo menos, três meses.
  • Otoplastia (orelha de abano) Exercícios intensos como ginástica aeróbica, corrida e ciclismo podem ser realizados após um mês. Exercícios com bola devem ser evitados por três meses.
  • Mamas Bicicleta ergométrica pode ser realizada após um mês, contanto que o tórax e os braços fiquem imóveis, sem fazer força. Qualquer exercício que utilize os braços de forma intensa –natação, levantamento de peso, corrida, tênis e outros esportes com bola — são permitidos após três meses.
  • Lipoaspiração Os esportes podem ser reiniciados após três ou quatro semanas.
  • Hidrolipoaspiração Pode retomar o treino após 1 semana.
  • Cirurgia das Coxas Qualquer atividade que utilize as pernas de forma vigorosa deve ser evitada durante três meses. Esportes que utilizam somente braços podem ser retomados após três ou quatro semanas.

Saiba que é sempre importante conversar com seu médico antes de voltar ao treino, pois as restrições podem variar conforme a técnica cirúrgica que foi utilizada e a resposta do organismo no pós-operatório.

Vale lembrar que cresce o número de pessoas que opta por esse tipo de intervenção e não busca o histórico médico do profissional. Pesquise sobre o especialista (principalmente com relação ao CRM), se ele realmente é capacitado e formado e qual o seu procedimento ético. O médico precisa ser um profissional de sua confiança, que tenha base, que saiba o que está fazendo, bem como qualquer profissional da área da saúde.

Para mais dúvidas acesse a página da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

*Colaboração do cirurgião plástico Dr. Edson A. S. Prata Jr

Sobre a autora

Paola Machado é fisiologista do exercício, formada em educação física modalidade em saúde pela UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo), mestre em ciências da saúde (foco em fisiologia do exercício e imunologia) e doutoranda em nutrição pela UNIFESP. É autora do Livro Kilorias - Faça do #projetoverão seu estilo de vida (Editora Benvirá). Atualmente, atua como pesquisadora, desenvolvendo trabalhos científicos sobre obesidade, e tem um canal de desafios (30 Dias com Paola Machado) onde testa a teoria na prática. Também é fundadora do aplicativo aplicativo 12 semanas. CREF: 080213-G | SP

Sobre a coluna

Aqui eu compartilharei conteúdo sobre exercício e alimentação para ajudar você a encontrar o caminho para um estilo de vida mais saudável. Os textos são cientificamente embasados e selecionados da melhor forma possível, sempre para auxiliar no seu bem-estar. Mas, lembre-se: a informação profissional é só o primeiro passo da sua nova jornada. O restante do percurso depende 100% de você e da sua motivação para alcançar seu objetivo.