Topo

Paola Machado

Veja 6 táticas para encontrar a academia ideal e engrenar de vez no treino

Paola Machado

21/08/2018 04h00

Crédito: iStock

Muitas pessoas começam a fazer atividade física e logo arrumam diversas desculpas para não treinar. Isso acontece, principalmente, quando o ambiente de treino não é agradável, motivador, atende algumas necessidades básicas e tem muitos "complicadores".

A seguir, dou algumas dicas essenciais para você encontrar o local de treino perfeito.

1 – Determine o que você precisa

Antes de visitar qualquer academia ou espaço de treinamento, pense qual o seu objetivo. É fortalecimento? Hipertrofia? Emagrecimento? Ou qualidade de vida em geral? Além do mais é necessário refletir qual a infraestrutura da academia que está procurando. Seu foco são aulas (jump, sppining, GAP)? Ou você prefere um local com uma variedade de equipamentos cardio, como remo, elíptico, air bike etc.?

É muito bom para você ir conhecer a academia com todas suas necessidades enumeradas. Faça uma lista. Parece bobo, mas escrever é eficiente, empolgante e ainda faz com que "assine um contrato" com você mesmo de que vai encontrar aquilo que quer. Nessa lista deve conter: quais suas necessidades e o que a academia pode oferecer. Por exemplo: "Quero fazer aulas de spinning às 7h da manhã e depois ir direto para o trabalho. Por isso, é necessário um lugar que tenha um bom banheiro com secador para eu me trocar".

2 – Ser próximo de casa ou do trabalho

Acho um dos pontos mais importantes. Sua academia estar próxima dos locais onde você passa a maior parte do tempo. "É longe demais" costumas ser um dos primeiros obstáculos que as pessoas colocam quando estão desanimadas de treinar. Então, a academia próxima é um problema a menos e você pode ir a pé, fazendo o aquecimento; ou driblar o trânsito no horário de pico.

3 – Faça um teste antes de definir o local de treino

É muito comum as academias proporcionarem uma semana de "teste". Isso é muito legal, porque você consegue analisar e avaliar o ambiente, os horários e dias de pico, as pessoas que frequentam e, principalmente, o quanto os equipamentos ficam ou não lotados. Aparelhos e aulas lotadas são motivos de desânimo, principalmente para quem está começando, que nem sempre se sente bem em revesar as máquinas e pesos. Por isso, nessa primeira semana avalie bem o lugar, veja os exercícios que realmente gosta e teste ou assista aos treinos.

4 – Avalie as aulas, exercícios e professores

Essa é uma forma de encontrar um professor em que realmente confia, que gosta e deixa você confortável. É muito importante o vínculo treinador/aluno para que obter resultados promissores.

5 – Tenha compromisso

Leve o treino como qualquer outro compromisso da vida. Foque nos seus objetivos e não deixe um dia ruim fazer você desistir de malhar. Você não come, vai trabalhar e escova os dentes mesmo quando está cansado ou triste? Então, para atividade física vale o mesmo.

6 – Foque nos exercícios que dão prazer a você

Se você sempre odiou correr, não adianta querer praticar o esporte só porque seu colega de trabalho adora e perdeu muito peso com a atividade. Encontre a modalidade que mais agrada a você. Assim, nunca vais faltar motivação e satisfação. O resultado será consequência de um leque de fatores positivos.

Lembre-se, procure sempre um profissional de educação física para orientá-lo no seu treino!

Sobre a autora

Paola Machado é fisiologista do exercício, formada em educação física modalidade em saúde pela UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo), mestre em ciências da saúde (foco em fisiologia do exercício e imunologia) e doutoranda em nutrição pela UNIFESP. É autora do Livro Kilorias - Faça do #projetoverão seu estilo de vida (Editora Benvirá). Atualmente, atua como pesquisadora, desenvolvendo trabalhos científicos sobre obesidade, e tem um canal de desafios (30 Dias com Paola Machado) onde testa a teoria na prática. Também é fundadora do aplicativo aplicativo 12 semanas. CREF: 080213-G | SP

Sobre a coluna

Aqui eu compartilharei conteúdo sobre exercício e alimentação para ajudar você a encontrar o caminho para um estilo de vida mais saudável. Os textos são cientificamente embasados e selecionados da melhor forma possível, sempre para auxiliar no seu bem-estar. Mas, lembre-se: a informação profissional é só o primeiro passo da sua nova jornada. O restante do percurso depende 100% de você e da sua motivação para alcançar seu objetivo.