Topo

Paola Machado

A musculação ajuda você a ser mais forte e resistente em outros esportes

Paola Machado

23/08/2018 04h00

Crédito: iStock

Muitas pessoas deixam de fazer musculação por praticarem outros esportes, tênis, futebol, lutas, corrida… Saiba que isso é um erro, pois os exercícios de força pode contribuir bastante para você ter um bom desempenho na sua modalidade "principal".

Vou dar duas boas razões para você incluir na sua rotina de atividades físicas os treinos de musculação.

A primeira diz respeito à força muscular. O desenvolvimento dessa capacidade física é a base necessária para correr, saltar, chutar a gol, dar golpes e fazer movimentações rápidas com mudanças de direção, dentre outros gestos exigidos em diferentes modalidades. A segunda diz respeito à prevenção de lesão muscular, graças ao fortalecimento e equilíbrio muscular em geral. Músculos utilizados de forma primária no esporte assim como músculos acessórios –que oferecem estabilidade às articulações — são alvos frequentes de lesões no meio esportivo.

Exemplo: é comum os futebolistas sofrerem lesão no músculo da região posterior da coxa (isquiotibial) durante um chute forte e repentino, assim como em uma arrancada explosiva (sprint). Boa parte desses jogadores possui um encurtamento da musculatura posterior, fazendo com que haja menor capacidade de gerar força muscular (músculo encurtado gera menos força). Além de encurtado, geralmente há um desequilíbrio entre região anterior (muito forte) e posterior (muito fraca), fazendo com que algum músculo da região posterior não suporte gerar a força solicitada nos movimentos citados.

Nesse sentido, a musculação pode auxiliar no equilíbrio dos músculos da coxa, além de fortalecer músculos do tronco e região pélvica, fazendo com que haja melhor distribuição da força e solicitação dos músculos nos futuros movimentos.

Uma ótima forma de fazer com que a musculação turbine sua performance nos esportes é treinando sua força explosiva, por meio de exercícios pliométricos (agachamento com salto ou salto na caixa, por exemplo), o que vai melhorar ainda a coordenação intramuscular e ativação muscular –aumentando a velocidade de transmissão dos impulsos nervosos até o músculo.

A pliometria é um método de treinamento baseado no uso do ciclo alongamento-encurtamento (CAE), cujo componente elástico de um determinado grupo muscular ao ser precedido por uma ação excêntrica (pré-alongamento) na ação concêntrica resultante geraria uma força maior (acúmulo de energia potencial elástica).

Em outras palavras, qualquer pré-alongada de um músculo antes de realizar uma ação rápida e vigorosa auxilia para que essa contração seja mais eficiente.
Portanto, se você tem as informações sobre sua modalidade (tipo de força mais exigida, ações motoras predominantes, tempo de ações em alta intensidade e/ou baixa, etc.), perceberá logo que procurar um educador físico na musculação será uma combinação perfeita para melhora da performance, assim como prevenção de lesões.

Sobre a autora

Paola Machado é fisiologista do exercício, formada em educação física modalidade em saúde pela UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo), mestre em ciências da saúde (foco em fisiologia do exercício e imunologia) e doutoranda em nutrição pela UNIFESP. É autora do Livro Kilorias - Faça do #projetoverão seu estilo de vida (Editora Benvirá). Atualmente, atua como pesquisadora, desenvolvendo trabalhos científicos sobre obesidade, e tem um canal de desafios (30 Dias com Paola Machado) onde testa a teoria na prática. Também é fundadora do aplicativo aplicativo 12 semanas. CREF: 080213-G | SP

Sobre a coluna

Aqui eu compartilharei conteúdo sobre exercício e alimentação para ajudar você a encontrar o caminho para um estilo de vida mais saudável. Os textos são cientificamente embasados e selecionados da melhor forma possível, sempre para auxiliar no seu bem-estar. Mas, lembre-se: a informação profissional é só o primeiro passo da sua nova jornada. O restante do percurso depende 100% de você e da sua motivação para alcançar seu objetivo.