Topo

Paola Machado

Estratégias para você "sempre" ter tempo para treinar

Paola Machado

29/08/2018 04h00

Crédito: iStock

Como já disse aqui, somos fisiologicamente preguiçosos. Isso faz com que muita gente sempre tenha uma desculpa para não fazer exercícios.

A maioria não percebe que se sabota, e acaba usando a falta de tempo como fator primordial para riscar o treino da agenda.

Ok, entendo que com trânsito, excesso de trabalho, família e amigos nosso tempo é cada vez mais "curto". Mas será que não sobram alguns minutinhos no seu dia para treinar? Tenho certeza que sim e vou dar dicas para você organizar sua rotina e conseguir fazer exercícios.

Registre como é seu dia

Em um sábado ou quando sobrar um tempinho na hora do almoço, anote na agenda tudo o que você fez no dia anterior.

Você verá que há algumas brechas na sua rotina. Seja porque jogou conversa fora, seja porque perdeu tempo fazendo alguma coisa sem importância. Um estudo realizado pelo Harris Interactive mostrou que as pessoas se sentem duas vez mais ocupadas do que realmente são. Então, colocar no papel sua rotina ajudará a refletir onde poderá encaixar um exercício no seu dia. Que tal depois do trabalho, para evitar o trânsito ou ônibus lotado, e depois ainda voltar mais rápido para casa?

Use seu tempo para você

Você é aquela pessoa que faz mil e uma coisas ao mesmo tempo? Uma pesquisada realizada pela Universidade de Illinois (EUA) avaliou por mais de duas semanas a atividade das pessoas que trabalham com computadores e notou que elas perdem dez minutos checando emails desnecessários e outros oito minutos conversando bate-papos instantâneos.

Só aí já dá para fazer um bom treino, e olha que o estudo não considerou o tempo desperdiçado no Facebook ou Instagram fuxicando a vida alheia. Será que não é melhor dedicar esse tempo a você, e fazer algo que trará muitos benefícios à saúde?

Gaste calorias em qualquer lugar

Tente fazer os percursos curtos a pé; troque os elevadores por escadas; em vez de telefonar para o seu amigo de trabalho que fica logo ali, vá até ele: você gasta cerca de 15 calorias cada vez que levanta e vai até a pessoa. De caloria em caloria e de minuto em minuto, você consegue se tornar uma pessoa ativa.

Outro ponto que merece uma reflexão: conheço gente que perde 30, 40, 50 minutos no trânsito para chegar até a academia e correr na esteira. Entendo que a academia é um lugar que passa mais segurança, especialmente para nós, mulheres. Mas hoje diversas cidades contam com praças e avenidas usadas por muita gente como local de treino, inclusive com a presença de educadores físicos. Será que não tem nenhuma delas no meio do seu caminho? Assim, você economiza tempo!

Planejamento é uma das chaves para tornar a atividade física parte da sua rotina.

Sobre a autora

Paola Machado é fisiologista do exercício, formada em educação física modalidade em saúde pela UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo), mestre em ciências da saúde (foco em fisiologia do exercício e imunologia) e doutoranda em nutrição pela UNIFESP. É autora do Livro Kilorias - Faça do #projetoverão seu estilo de vida (Editora Benvirá). Atualmente, atua como pesquisadora, desenvolvendo trabalhos científicos sobre obesidade, e tem um canal de desafios (30 Dias com Paola Machado) onde testa a teoria na prática. Também é fundadora do aplicativo aplicativo 12 semanas. CREF: 080213-G | SP

Sobre a coluna

Aqui eu compartilharei conteúdo sobre exercício e alimentação para ajudar você a encontrar o caminho para um estilo de vida mais saudável. Os textos são cientificamente embasados e selecionados da melhor forma possível, sempre para auxiliar no seu bem-estar. Mas, lembre-se: a informação profissional é só o primeiro passo da sua nova jornada. O restante do percurso depende 100% de você e da sua motivação para alcançar seu objetivo.