Topo

Paola Machado

Gordura marrom: o que é e como ativar o tecido que auxilia o metabolismo

Paola Machado

01/09/2018 04h00

Pessoas com IMC mais baixo tendem a ter mais gordura marrom | Crédito: iStock

Quando a gente pensa em gordura corporal, é muito comum vir à cabeça um tecido que em excesso prejudica tanto a aparência física quanto a saúde geral. Mas sabia que aí, dentro de você, há diferentes tipos de gordura, e um deles é benéfico ao metabolismo?

Sim, a gordura mais comum em nosso corpo é a gordura branca, que armazena calorias e pode gerar grandes problemas ao corpo. Mas todo mundo tem pelo menos um pouquinho de gordura marrom. Ao contrário da branca, as células de gordura marrom são carregadas de mitocôndrias, queimam energia e produzem calor.

Há não muito tempo, pensava-se que somente os bebês tinham gordura marrom. Porém, em 2009, os pesquisadores descobriram pequenas quantidades de gordura marrom em adultos –e recentemente identificaram que o corpo é capaz de diferenciar o tecido adiposo marrom em uma gordura bege, próxima da marrom, chamada browning (assunto do meu trabalho de pesquisa que abordarei em um próximo texto).

Esses mesmos pesquisadores descobriram também que pessoas com índice de massa corporal (IMC) mais baixo tendem a ter mais gordura marrom. Isso nos ajuda a levantar a questão do papel potencial da gordura marrom no metabolismo humano.

Por conta do papel metabólico da gordura marrom, os pesquisadores têm estudado maneiras de explorar seu poder no combate à obesidade.

A gordura marrom é ativada pelo frio

Um estudo publicado em 2014, conduzido por pesquisadores do National Institutes of Health, mostra que o tempo frio ativa mais a gordura marrom e pode fazer com que ocorra o desenvolvimento de novas células desse tecido. O que acontece é que, quando estamos expostos a baixas temperaturas, a gordura marrom age como um isolante térmico. Por esse motivo, ela precisa ser ativada e trabalhar para manter a temperatura central do corpo confortável. Os mamíferos e as aves mantêm a temperatura corporal constante. No caso de bebês, por exemplo, a gordura marrom auxilia muito no controle da temperatura.

Ela é encontrada em regiões como ombros e pescoço

A gordura marrom é encontrada em locais imprevisíveis no corpo. Já fiz um texto sobre termografia e, nesse exame, fica evidente a distribuição de gordura marrom no corpo. Geralmente, é mais comum encontrar esse tecido no pescoço e nos ombros.

Na imagem, abaixo do pescoço, há uma coloração laranja. Essa é a região onde é mais evidente a deposição de gordura marrom

Em um estudo de Cypess et al, eles também encontraram gordura marrom na região do peitoral e nas espinhas de um grupo de jovens saudáveis. Mesmo sendo difícil de encontrar, como falei, todo mundo tem um pouco, pelo menos algumas células de gordura marrom.

Devido a suas vantagens para o metabolismo, os pesquisadores têm buscados formas de mantê-la e até aumentar sua quantidade no organismo. Mas não é fácil estudar o tecido. Isso porque as células adiposas marrom e branca são frequentemente misturadas no tecido adiposo.

Encontrar as células adiposas marrons requer a realização de tomografia computadorizada para mostrar onde a gordura está, combinada com tomografias por emissão de pósitrons –que requerem injeção de glicose radioativa — para identificar as células mais metabolicamente ativas.

Sobre a autora

Paola Machado é fisiologista do exercício, formada em educação física modalidade em saúde pela UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo), mestre em ciências da saúde (foco em fisiologia do exercício e imunologia) e doutoranda em nutrição pela UNIFESP. É autora do Livro Kilorias - Faça do #projetoverão seu estilo de vida (Editora Benvirá). Atualmente, atua como pesquisadora, desenvolvendo trabalhos científicos sobre obesidade, e tem um canal de desafios (30 Dias com Paola Machado) onde testa a teoria na prática. Também é fundadora do aplicativo aplicativo 12 semanas. CREF: 080213-G | SP

Sobre a coluna

Aqui eu compartilharei conteúdo sobre exercício e alimentação para ajudar você a encontrar o caminho para um estilo de vida mais saudável. Os textos são cientificamente embasados e selecionados da melhor forma possível, sempre para auxiliar no seu bem-estar. Mas, lembre-se: a informação profissional é só o primeiro passo da sua nova jornada. O restante do percurso depende 100% de você e da sua motivação para alcançar seu objetivo.