Topo

Paola Machado

Atitudes que ajudam você a fazer escolhas mais saudáveis no supermercado

Paola Machado

09/09/2018 04h00

Crédito: iStock

Escolher bem a qualidade e os tipos de alimentos que entram na sua casa é muito importante para manter uma dieta saudável. Afinal, se não tiver facilmente à sua disposição ingredientes que não fazem parte de um cardápio adequado, é menor o risco de você cair em tentação e comer algo que não deve em momentos de ansiedade, estresse ou descontrole.

Pensando nisso, selecionei algumas estratégias que vão auxiliar  sua ida ao supermercado e sempre trazer de lá os melhores alimentos possíveis.

Pense no cardápio que será servido e na quantidade exata de ingredientes que você precisa comprar. Dessa forma, você evitará surpresas com a falta ou, principalmente, o excesso de alimentos, o que é ruim não só pelo risco de perda por deterioração, como também por você comer uma quantidade maior do que deve pela grande oferta.

Evite ir ao mercado com fome. Isso pode fazer você comprar impulso uma maior quantidade de alimentos e também mais coisas supérfluas e guloseimas.

Considere que pelo menos 60% do seu carrinho de compras dever ser de alimentos in natura, como frutas, verduras, legumes, ovos, carnes, peixes e temperos naturais (alecrim, hortelã, tomilho, cebola, alho).

Leia sempre o rótulo dos alimentos e evite aqueles com altas proporções de sódio, açúcar, conservantes e corantes. A data de validade também tem de ser observada, sendo que você deve priorizar o consumo de alimentos seguros e sem risco de deterioração. Portanto, não ceda a promoções em compre vários produtos que estão próximos da data de validade caso saiba que não terá tempo suficiente para consumi-los.

– Reserve um período tranquilo do seu dia para fazer compras. Assim, é possível escolher com mais cuidado os alimentos, comparar preços, observar embalagens e outros aspectos importantes e necessários.

– Pegue os alimentos congelados ou refrigerados por último, para que eles não fiquem acima de sua temperatura segura enquanto você caminha pelos corredores do supermercado;

–  Sempre que possível, escolha alimentos orgânicos, já que são isentos de pesticidas, fertilizantes artificiais e agrotóxicos. Caso eles estejam muito caros e você não possa fazer a maior parte da compra com esse grupo de produtos, prefira a opção orgânica ao menos dos alimentos que sabemos que contêm maiores concentrações de agrotóxicos: pimentão, morango, pepino, alface, cenoura, entre outros –o site da Anvisa divulga a lista completa de alimentos.

– Observe se o ambiente do supermercado está limpo, organizado e os refrigeradores estão com temperatura adequada: 2 oC para pescados e superior a 4 oC para os demais; e -12 oC para os congeladores.

Na tabela abaixo, mostro cuidados que você deve ter ao escolher os alimentos de cada grupo:

Vale lembrar que, após todo o cuidado com a compra, é fundamental o cuidado com o preparo e consumo. Bom apetite!

*Colaboração da Dra. Samantha Rhein, nutricionista com atuação voltada aos princípios da nutrição comportamental

REFERÊNCIAS:
– Portaria CVS 5, de 09 de abril de 2013
CEAGESP
Guia Alimentar para a população brasileira
ANVISA

Sobre a autora

Paola Machado é fisiologista do exercício, formada em educação física modalidade em saúde pela UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo), mestre em ciências da saúde (foco em fisiologia do exercício e imunologia) e doutoranda em nutrição pela UNIFESP. É autora do Livro Kilorias - Faça do #projetoverão seu estilo de vida (Editora Benvirá). Atualmente, atua como pesquisadora, desenvolvendo trabalhos científicos sobre obesidade, e tem um canal de desafios (30 Dias com Paola Machado) onde testa a teoria na prática. Também é fundadora do aplicativo aplicativo 12 semanas. CREF: 080213-G | SP

Sobre a coluna

Aqui eu compartilharei conteúdo sobre exercício e alimentação para ajudar você a encontrar o caminho para um estilo de vida mais saudável. Os textos são cientificamente embasados e selecionados da melhor forma possível, sempre para auxiliar no seu bem-estar. Mas, lembre-se: a informação profissional é só o primeiro passo da sua nova jornada. O restante do percurso depende 100% de você e da sua motivação para alcançar seu objetivo.