Topo

Paola Machado

Quais os benefícios do suco verde e a melhor hora de tomar a bebida?

Paola Machado

11/09/2018 04h00

Crédito: iStock

Não é de hoje que o suco verde é visto como uma boa opção para quem busca um estilo de vida mais saudável.

Embora não existam evidências científicas que comprovem os benefícios da bebida, ela é feita com um combo de alimentos saudáveis e naturais. Então, não tem como negar que trará benefícios ao organismo. Mas ela não faz milagres e muito menos emagrece, como algumas pessoas acreditam –para perder peso é necessário combinar exercícios físicos com uma alimentação equilibrada. 

Incluir o suco em seu cardápio aumenta o consumo de nutrientes e substâncias antioxidantes e bioativas, que reduzem os prejuízos causados pelos famosos radicais livres –responsáveis pelo desenvolvimento de algumas doenças crônicas em longo prazo.

Um estudo conduzido em ratos aqui no Brasil mostrou que alguns componentes que refletem o dano à membrana das células estavam menores em animais que consumiram os suco verde, indicando o efeito protetor antioxidante dos nutrientes presentes nos alimentos que compõem esta bebida.

Que horas consumir o suco verde?

No período da manhã, preferencialmente em jejum. Porém, você não deve substituir todos os alimentos do café da manhã pelo suco verde.

Outros alimentos também têm de compor a refeição, já que ela é uma das principais do dia. Deve-se incluir no cardápio do café da manhã alimentos integrais de baixo ou médio índice glicêmico, como farelo de aveia, granola sem açúcar e mix de fibras, frutas, pão integral e queijos magros. As quantidades e quais alimentos dependem da sua necessidade energética específica e do objetivo de sua dieta.

É importante ressaltar que pacientes que fazem uso de anticoagulantes devem ter cuidado com o consumo de suco verde, pois geralmente a bebida contém quantidades importantes de vitamina K (presente em verduras de coloração verde-escura), que pode influenciar no processo de coagulação.

Como fazer o suco verde?

Existem várias receitas de suco verde (sugiro algumas abaixo), mas a combinação básica leva uma ou duas folhas de couve (ou um ou dois cubinhos de couve congelada), duas porções de frutas cítricas e água ou água de coco (por volta de 100 ml ou o suficiente para alcançar um copo de suco).  Uma dica muito importante é que seu consumo seja feito logo após o preparo, para minimizar a perda de nutrientes.

Acrescentar lascas de gengibre, cenoura, hortelã, aipo, salsinha, erva-doce, pepino, rúcula, chia e linhaça aumenta o valor nutricional e agrega componentes antioxidantes e bioativos ao suco.

procure o misturar muitos ingredientes, pois você pode acabar elevando demais o valor calórico da bebida, e prejudicar o processo de redução de peso.

Fazer cubinhos de couve é uma ótima estratégia para quem não tem muito tempo. Triture um maço de couve no liquidificador com pouca quantidade de água e congele em forminhas de gelo. Depois, é só usar um ou dois cubos por suco.

Não acrescente açúcar e nem adoçantes. Para que seu suco fique com sabor mais doce, use uma quantidade maior de frutas (prefira as mais adocicadas) e água de coco.

Ingredientes que você pode adicionar e seus benefícios

– Água de coco: excelente opção para hidratar o corpo. Auxilia na reposição de minerais.

Biomassa de banana verde: tem uma quantidade importante de amido resistente, que auxilia na saúde intestinal. A sugestão é adicionar uma colher de sopa de biomassa de banana ao suco.

– Couve e folhas verde-escuras: são fontes de antioxidantes e fibras. Couve manteiga, espinafre, rúcula, agrião e salsinha são as mais comuns para fazer o suco verde. Incluir algumas folhinhas de hortelã deixa a bebida refrescante e pode mascarar o sabor amargo de algumas folhas verde-escuras.

– Frutas: são importantes fontes de vitaminas e compostos antioxidantes. Inclua dois tipos de fruta em sua bebida. É importante alternar as frutas utilizadas, como forma de garantir maior variabilidade no consumo destes alimentos ao longo da semana. Algumas frutas como melão e abacaxi possuem efeito diurético e podem auxiliar a reduzir a retenção de líquidos.

– Gengibre: acrescentar lascas de gengibre ao suco verde pode elevar o poder anti-inflamatório da bebida. O gengirol presente em sua composição possui função antioxidante e anti-inflamatória. Além disso, existem indícios do poder termogênico do consumo de gengibre.

– Legumes: alguns legumes também podem ser acrescidos ao suco verde. O pepino e o aipo possuem efeitos diuréticos. A abóbora e a cenoura são fontes de compostos com ação antioxidantes e vitamina A.

– Chia e linhaça: são ótimas fontes de fibras e ômega 3, considerado um importante anti-inflamatório para o organismo. Estas sementes ainda possuem efeito de saciedade. Entretanto, apesar de apresentarem benefícios, são calóricas, por isso inclua apenas 1 colher de sopa de chia ou linhaça em seu suco.

Três receitas de  suco verde

Para fazer o suco, basta bater todos os ingredientes no liquidificador. O ideal é não coar a bebida. Isso favorecerá um maior consumo de fibras, importantes na saciedade e funcionamento intestinal.

Opção 1

  • 2 folhas grandes de couve manteiga
  • 10 uvas
  • 1 limão espremido
  • 1 colher (sopa) de chia
  • 1/2 copo (100 ml) de água ou o suficiente para alcançar 250 ml de suco

Valor energético: 133,5 calorias

Opção 2

  • 2 folhas grandes de couve manteiga
  • Suco de 1 laranja
  • 1 limão espremido
  • 1 colher (sopa) de chia
  • 1/2 copo (100 ml) de água ou o suficiente para alcançar 250 ml de suco.

Valor energético: 130 calorias

Opção 3

  • 2 folhas grandes de couve manteiga
  • 1 fatia média de melão
  • 1 colher (sopa) de hortelã
  • 1/2 copo (100 ml) de água de coco ou o suficiente para alcançar 250 ml de suco

Valor energético: 93 calorias

*Colaboração da Dra. Lívia Tissot

Referências:
– Oliveira PS, Saccon TD, da Silva TM, Costa MZ, Dutra FS, de Vasconcelos A, Lencina CL, Stefanello FM, Barschak AG. Green juice as a protector against reactive species in rats. Nutr Hosp. 2013 Sep-Oct;28(5):1407-12. doi:10.3305/nh.2013.28.5.6505.
– Sakamaki N, Nakazato M, Matsumoto H, Hagino K, Yasuda K, Nagayama T. [Determination of vitamin K in aojiru (green juice) products by HPLC]. Shokuhin Eiseigaku Zasshi. 2006 Apr;47(2):85-8.

Sobre a autora

Paola Machado é fisiologista do exercício, formada em educação física modalidade em saúde pela UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo), mestre em ciências da saúde (foco em fisiologia do exercício e imunologia) e doutoranda em nutrição pela UNIFESP. É autora do Livro Kilorias - Faça do #projetoverão seu estilo de vida (Editora Benvirá). Atualmente, atua como pesquisadora, desenvolvendo trabalhos científicos sobre obesidade, e tem um canal de desafios (30 Dias com Paola Machado) onde testa a teoria na prática. Também é fundadora do aplicativo aplicativo 12 semanas. CREF: 080213-G | SP

Sobre a coluna

Aqui eu compartilharei conteúdo sobre exercício e alimentação para ajudar você a encontrar o caminho para um estilo de vida mais saudável. Os textos são cientificamente embasados e selecionados da melhor forma possível, sempre para auxiliar no seu bem-estar. Mas, lembre-se: a informação profissional é só o primeiro passo da sua nova jornada. O restante do percurso depende 100% de você e da sua motivação para alcançar seu objetivo.