Topo

Paola Machado

Ver TV é comportamento sedentário que mais prejudica a saúde

Paola Machado

15/09/2018 04h00

Crédito: iStock

Mesmo com toda a informação sobre os problemas de saúde trazidos pela falta de atividade física, cerca de 25% da população mundial adulta é sedentária, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Muitos apontam a vida corrida e a modernidade como principais causas disso. Realmente, a tecnologia tem sua parcela de culpa, como vou mostrar a seguir –mas isso não é motivo para você terceirizar a responsabilidade e deixar de observar suas atitudes, ok?

Um estudo realizado neste ano pelo American Journal Epidemiology com o tema "Sedentary behaviors and cardiometabolic risk: an is-temporal substituto analysis" analisou 3.211 pessoas e partiu do princípio de que o tempo dedicado aos comportamentos sedentários está associado ao aumento do risco cardiometabólico, diabetes e até alguns tipos de cânceres.

Bom, mas isso todo mundo já sabe, não é? O fato curioso é que a pesquisa descobriu que a televisão pode ter uma associação mais forte com a obesidade e risco de doenças associadas ao ganho de peso do que outros comportamentos sedentários, como usar o computador, ler, sentar-se no carro ou preencher papeladas. As razões para que isso aconteça incluem:

  • Consumo excessivo e passivo de alimentos e bebidas calóricas enquanto você assiste à televisão;
  • Influência de propagandas que estimulam o consumo de alimentos que engordam, como fast-food;
  • Piora da saúde mental e aumento da fadiga e irritabilidade, redução da capacidade de concentração etc.

Outro detalhe importante observado na pesquisa é que o risco de as pessoas que permaneceram muitas horas do dia sem se movimentar ter problemas cardiometabólicos aumentou independentemente da quantidade de atividade física realizada. Ou seja, não adianta muito você treinar por uma hora e passar o restante do dia sentado.

Portanto, reforço aqui  que independentemente da quantidade de atividade física que você faz, é importante ter um estilo de vida ativo. Estas atitudes podem ajudar:

  • Troque os elevadores pelas escadas;
  • Se for para um local perto da sua casa, troque o carro por uma caminhada;
  • Se tem filhos, irmãos, sobrinhos ou primos pequenos, invente brincadeiras que estimulam o movimento (pega-pega, esconde-esconde, jogos com bola, pular corda, etc).
  • Marque jogos de vôlei, futebol, tênis com seus amigos durante a semana. Isso é ótimo para colocar seu corpo em ação e reduzir o estresse;
  • Estimule metas de passos diários e procure sempre tentar aumentar esse número (tente chegar a 10 mil);
  • Se é idoso, procure aulas gratuitas de dança ou mesmo ginástica.
REFERÊNCIA:
– Whitaker, K.M.; et al. Sedentary behaviors and cardiometabolic risk: an is-temporal substitution analysis. American Journal of Epidemiology. 187 (2), paga: 181-189. 2018.

Sobre a autora

Paola Machado é fisiologista do exercício, formada em educação física modalidade em saúde pela UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo), mestre em ciências da saúde (foco em fisiologia do exercício e imunologia) e doutoranda em nutrição pela UNIFESP. É autora do Livro Kilorias - Faça do #projetoverão seu estilo de vida (Editora Benvirá). Atualmente, atua como pesquisadora, desenvolvendo trabalhos científicos sobre obesidade, e tem um canal de desafios (30 Dias com Paola Machado) onde testa a teoria na prática. Também é fundadora do aplicativo aplicativo 12 semanas. CREF: 080213-G | SP

Sobre a coluna

Aqui eu compartilharei conteúdo sobre exercício e alimentação para ajudar você a encontrar o caminho para um estilo de vida mais saudável. Os textos são cientificamente embasados e selecionados da melhor forma possível, sempre para auxiliar no seu bem-estar. Mas, lembre-se: a informação profissional é só o primeiro passo da sua nova jornada. O restante do percurso depende 100% de você e da sua motivação para alcançar seu objetivo.