Topo

Paola Machado

Cérebro forte: como exercitar a mente e mantê-la funcionando bem

Paola Machado

29/09/2018 04h00

Crédito: iStock

Com o aumento da expectativa de vida, devemos nos preocupar cada vez mais em fazer atividades físicas para cuidar do corpo e ter qualidade de vida na terceira idade –sem sofrer com dores ou limitações de movimento, por exemplo. Mas e a mente? O que fazer para manter o cérebro sempre funcionando bem? Existem algumas estratégias que, se você começar a adotar desde já, podem ajudar a prevenir no futuro problemas como Alzheimer e outros tipos de demência.

 

– Inclua em sua rotina jogos como xadrez, palavras cruzadas e até jogos eletrônicos que exigem concentração e raciocínio.

– Faça exercícios mentais simples, como recordar fatos do dia a dia: o que comeu no almoço, o que leu no jornal do dia, o que ocorreu no último capítulo da novela etc.

– Aprenda novas habilidades. Você pode começar a tocar um novo instrumento, fazer pintura, estudar um idioma, enfim, amplie seu leque de atividades.

– Cultive a atenção. Atente-se aos fatos mais importantes que ocorreram durante o dia e procure guardá-los; exercite-se com um texto e procurar refletir somente sobre ele,

– Faça exercícios mnemônicos. Associe os fatos a imagens; ou imagine um alimento suculento e pense em todas as suas características a ponto de sentir prazer.

– Alimente-se bem, pois isso é fundamental para a conservação da memória. Evite o excesso de açúcar e consuma produtos naturais, ricos em vitaminas e minerais. Nutrientes como a tiamina (presente em cereais, leite, ovos), o ácido fólico (você encontra na couve, no feijão, na carne) e a vitamina B12 (fornecida por peixes, queijos e ovos) são importantes para o metabolismo dos neurotransmissores envolvidos no processo da memória. Manter o corpo bem hidratado também é importante para o cérebro, já que maior parte dele é composta por água.

– Relaxe sua mente e mantenha-se emocionalmente bem. Isso é fundamental para a boa atenção e conservação da memória. A tensão e a ansiedade prejudicam a memória. Já a depressão dificulta muito o processo de memorização.

– Pratique atividade física, pois ela estimula a produção de substâncias que promovem bem-estar e traz benefícios importantes para o processo de memorização. Uma simples caminhada diária é o suficiente.

– Durma bem. O repouso cerebral, pelo sono, é muito importante. Cientistas observam que quem sofre de insônia tem sua memória prejudicada.

Viu como poucos e fáceis exercícios e orientações podem ser essenciais para um futuro livre de problemas mentais? Então, cuide do seu cérebro desde já!

Sobre a autora

Paola Machado é fisiologista do exercício, formada em educação física modalidade em saúde pela UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo), mestre em ciências da saúde (foco em fisiologia do exercício e imunologia) e doutoranda em nutrição pela UNIFESP. É autora do Livro Kilorias - Faça do #projetoverão seu estilo de vida (Editora Benvirá). Atualmente, atua como pesquisadora, desenvolvendo trabalhos científicos sobre obesidade, e tem um canal de desafios (30 Dias com Paola Machado) onde testa a teoria na prática. Também é fundadora do aplicativo aplicativo 12 semanas. CREF: 080213-G | SP

Sobre a coluna

Aqui eu compartilharei conteúdo sobre exercício e alimentação para ajudar você a encontrar o caminho para um estilo de vida mais saudável. Os textos são cientificamente embasados e selecionados da melhor forma possível, sempre para auxiliar no seu bem-estar. Mas, lembre-se: a informação profissional é só o primeiro passo da sua nova jornada. O restante do percurso depende 100% de você e da sua motivação para alcançar seu objetivo.