Topo

Paola Machado

Não desanime com a primeira derrapada na dieta ou no treino

Paola Machado

01/10/2018 04h00

Crédito: iStock

Quem nunca derrapou que atire a primeira pedra.

Você está focado no treino e na dieta, mas aí, em plena quarta-feira, se rende a uma bela pizza de quatro queijos. E agora? Calma, não tem problema algum se permitir alguns momentos de prazer vez ou outra, você só não pode deixar isso se tornar algo constante ou deixar que isso desestabilize a sua determinação.

Eu já derrapei inúmeras vezes e sempre tentava encontrar um bom motivo para justificar a comilança. Por muito tempo, a protagonista das minhas escapadas da dieta era a coxinha da padaria. Como eu amo coxinha de frango com requeijão! Aliás, por que essa perdição existe? Várias vezes já saí do treino e almocei uma coxinha na padaria, prometendo que não consumiria mais nada de besteiras naquele dia ou que não comeria mais coxinhas. Nunca mais.

Bom, de nada adiantava passar o dia todo sem comer, porque já tinha ingerido um monte de gorduras ruins, pior ainda era prometer que nunca cairia no encanto de uma coxinha, porque é claro que não era verdade. Minha opção foi então dosar as minhas vontades. Aprendi a dar este tipo de escapulida de forma menos frequente e, mais importante que isso, de forma consciente.

Outro erro que já cometi mais de uma vez foi treinar mais do que deveria –na adolescência, quando ainda não era educadora física. Acreditava em tudo o que falavam. Nunca me esqueço da irmã de uma amiga que tinha o abdômen trincado e eu, com meus 13 anos, achava aquilo o máximo. Ela usava gel redutor de gordura com aquele aparelho que treme a barriga e promete milagres, fazia mil abdominais por dia. Para fechar com chave de ouro, "embalava" a barriga com papel filme pare correr. Claro que eu fiz tudo igualzinho. O resultado? Tive uma lesão no músculo do abdômen por conta do excesso de treinamento e repetições, uma queimadura leve no abdômen e quase parei no hospital com desidratação.

O excesso é prejudicial e só atrapalha você. Saiba os seus limites e não acredite nas dicas de não profissionais.

Quando ingressamos no novo estilo de vida, tentamos ser radicais. Contudo, estamos ainda naquela fase de autoconhecimento, nos testando. Qualquer derrapada é motivo para desanimar e desistir. Pode ser porque comeu demais, porque fugiu da academia uma semana inteira ou ainda porque fez exercício demais e ficou dolorido.

Independentemente do que aconteça, o importante é manter o foco e não desmotivar. Além disso, estipule metas mínimas e reais, pois é bem melhor falar que vai treinar três vezes por semana e conseguir malhar cinco, do que o contrário.

Pense que uma derrapada de um dia ou de uma semana não representa tanto assim num plano de um ano, por exemplo, e siga em frente. Se derrapou, se esforce para retomar a dieta na refeição seguinte.

Começar nunca é fácil

A primeira parte da mudança do estilo de vida é realmente a mais difícil, pois envolve a quebra de hábitos, com uma nova alimentação e rotina de exercícios. E não posso enganá-lo: as derrapadas fazem parte do processo, você tem que passar por elas para efetivar os resultados. A mudança de estilo de vida é como um namoro, precisamos cuidar bem dele e erraremos diversas vezes até aprender o jeito.

É normal sentirmos vontade de comer guloseimas. Quando fazemos uma dieta nova e equilibrada, podemos até passar vontade, mas nunca fome. E lembre-se de que, se você seguiu o plano, poderá dar uma escapada algum dia da semana sem culpa.

Silencie sua voz interior

Há sempre uma voz dentro de nós que conspira contra nossos objetivos. Ela diz que hoje você não precisa se exercitar –e arruma mil motivos para isso, seja a falta de tempo, seja o cansaço ou seja uma dor inexistente. Ou fala que tudo bem comer mais e mais. Quem nunca comeu pensando: "Só mais um pouquinho…" ou "Como já comecei a semana comendo besteira, agora só volto para a dieta segunda-feira que vem"?

Tais pensamentos são tentadores, mas pode ter certeza de que não o ajudarão a atingir os objetivos nem a manter o foco. Quando for invadido por um pensamento assim, seja firme e desvie a atenção. Uma técnica que uso é a da visualização. Imagine como se estivesse em um filme, olhando você daqui um ano. Você do jeito que sempre quis, feliz, com mais autoestima.

Sabe outra coisa que faço e funciona muito bem comigo? Anoto em um caderno dez objetivos que preciso concretizar em um determinado período –dependendo das metas, pode três meses, seis meses, um ano. Quando o prazo termina, claro que nem sempre consigo realizar tudo. Mas a tática ajuda pois costumo consultar o caderno de tempos em tempos, o que me ajuda a manter ou recuperar o foco, me esforçar mais para atingir o planejado.

Mude sua perspectiva e lembre-se: resultados duradouros são também os mais difíceis de conseguir. Você dará mais valor a eles.

Fonte: Livro Kilorias — Faça do #Projetoverão seu Estilo de Vida, de Paola Machado, editora Benvirá

Sobre a autora

Paola Machado é fisiologista do exercício, formada em educação física modalidade em saúde pela UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo), mestre em ciências da saúde (foco em fisiologia do exercício e imunologia) e doutoranda em nutrição pela UNIFESP. É autora do Livro Kilorias - Faça do #projetoverão seu estilo de vida (Editora Benvirá). Atualmente, atua como pesquisadora, desenvolvendo trabalhos científicos sobre obesidade, e tem um canal de desafios (30 Dias com Paola Machado) onde testa a teoria na prática. Também é fundadora do aplicativo aplicativo 12 semanas. CREF: 080213-G | SP

Sobre a coluna

Aqui eu compartilharei conteúdo sobre exercício e alimentação para ajudar você a encontrar o caminho para um estilo de vida mais saudável. Os textos são cientificamente embasados e selecionados da melhor forma possível, sempre para auxiliar no seu bem-estar. Mas, lembre-se: a informação profissional é só o primeiro passo da sua nova jornada. O restante do percurso depende 100% de você e da sua motivação para alcançar seu objetivo.