Topo

Paola Machado

Aeropilates fortalece o corpo todo, melhora a postura e a flexibilidade

Paola Machado

18/10/2018 04h00

Crédito: iStock

O pilates já é um método conhecido e traz inúmeros benefícios tanto para pessoas que querem praticar uma atividade física regular para ter mais saúde quanto para aquelas que buscam reabilitação e prevenção de lesões. E você sabia que exista uma variação chamada aeropilates –ou pilates aéreo?

Nessa modalidade os praticantes ficam suspensos em fitas coloridas de tecido –acessório chamado columpio –, onde realizam exercícios de pilates e também posturas de ioga.

O aeropilates traz influências e princípios de diversas técnicas, entre elas, obviamente, o pilates clássico, o ioga e a dança contemporânea. O método se divide em 3 variantes:

  • Aeroioga — variante holística.
  • Aeropilates — variante técnica.
  • Aerofitness — variante aeróbica.

Quem pode realizar?

Assim como o pilates clássico, o aeropilates é um método que pode ser realizado por todos, desde crianças até idosos –sempre com supervisão de um profissional certificado, que vai adequar os exercícios aos objetivos específicos e às limitações de cada aluno.

Existem contraindicações relativas que devem ser consideradas em relação às posturas invertidas (de cabeça para baixo), mas o professor pode realizar variações e adequações dos movimentos para eliminar qualquer risco.

Antes de iniciar a prática, é importante realizar um boa avaliação física e fazer exames médicos para saber se você está liberado para o treino ou os exercícios vão precisar de alguma adaptação.

Quais os benefícios do aeropilates?

O método em suspensão proporciona uma aula mais lúdica e desafiadora. Devido à instabilidade do columpio e o uso do peso corporal, os exercícios exigem (e desenvolvem) grande força, coordenação motora e consciência corporal.

Confira a seguir os principais ganhos que você vai obter com o método:

  • Postura A atividade trabalha bastante os músculos da região do core, responsáveis por manter a estabilidade do corpo. Fortalecer a região ajuda a melhorar a postura no dia a dia. As constantes correções posturais do fisioterapeuta ou do profissional de educação física durante o exercício também auxiliam.
  • Equilíbrio e consciência corporal A instabilidade do columpio e os exercícios em suspensão estimulam a propriocepção (capacidade de saber a posição de uma parte do corpo sem olhar para ela) e desenvolvem o equilíbrio.
  • Alongamento e fortalecimento muscular Os exercícios são realizados em uma amplitude de movimento que aumentam a flexibilidade, enquanto a carga imposta pela gravidade e pelo peso do corpo desenvolvem força.
  • Circulação sanguínea Algumas posturas geram compressão ou são posturas invertidas (de cabeça para baixo), o que estimula o retorno venoso.
  • Autoestima e concentração Os exercícios são lúdicos, desafiadores e trabalham a mente e o corpo para a manutenção das posturas.

*Colaboração da fisioterapeuta Dra. Renata Luri

Referências:
– Byrnes, K., et al. Is Pilates an effective rehabilitation tool? A systematic review.J Bodyw Mov Ther. 2018 Jan;22(1):192-202. doi: 10.1016/j.jbmt.2017.04.008. Epub 2017 Apr 26.
– Moreno-Segura N., et al. The Effects of the Pilates Training Method on Balance and Falls of Older Adults: A SystematicReview and Meta-Analysis of Randomized Controlled Trials.J Aging Phys Act. 2018 Apr 1;26(2):327-344. doi: 10.1123/japa.2017-0078. Epub 2018 Apr 12
– Geneen L.J., et al. Physical activity and exercise for chronic pain in adults: an overview of Cochrane Reviews.Cochrane Database Syst Rev. 2017 Apr 24;4:CD011279. doi: 10.1002/14651858.CD011279.pub3.
– Lin H.T., et al. Effects of pilates on patients with chronic non-specific low back pain: a systematic review.J Phys Ther Sci. 2016 Oct;28(10):2961-2969. Epub 2016 Oct 28.
– Campos R.R., et al. Effect of the Pilates method on physical conditioning of healthy subjects: a systematic review and meta-analysis.J Sports Med Phys Fitness. 2016 Jul-Aug;56(7-8):864-73. Epub 2015 May 25.
– http://www.aeroyoga.org/

Sobre a autora

Paola Machado é fisiologista do exercício, formada em educação física modalidade em saúde pela UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo), mestre em ciências da saúde (foco em fisiologia do exercício e imunologia) e doutoranda em nutrição pela UNIFESP. É autora do Livro Kilorias - Faça do #projetoverão seu estilo de vida (Editora Benvirá). Atualmente, atua como pesquisadora, desenvolvendo trabalhos científicos sobre obesidade, e tem um canal de desafios (30 Dias com Paola Machado) onde testa a teoria na prática. Também é fundadora do aplicativo aplicativo 12 semanas. CREF: 080213-G | SP

Sobre a coluna

Aqui eu compartilharei conteúdo sobre exercício e alimentação para ajudar você a encontrar o caminho para um estilo de vida mais saudável. Os textos são cientificamente embasados e selecionados da melhor forma possível, sempre para auxiliar no seu bem-estar. Mas, lembre-se: a informação profissional é só o primeiro passo da sua nova jornada. O restante do percurso depende 100% de você e da sua motivação para alcançar seu objetivo.