Topo

Paola Machado

Opções saudáveis de café da manhã para você começar o dia cheio de energia

Paola Machado

17/11/2018 04h00

Crédito: iStock

A reeducação alimentar aliada a uma reorganização em seu estilo de vida é a estratégia mais eficaz para a redução de peso em longo prazo.

É claro que quem busca emagrecer e cuidar do organismo deve comer corretamente em todas as refeições. Mas criar o hábito de tomar um café da manhã saudável é importantíssimo nesse cenário, pois você vai começar o dia cheio de disposição e se sentir estimulado a continuar nutrindo bem o corpo até a hora de dormir.

Então, nada de sair de casa em jejum ou passar a manhã inteira sem consumir algo. Crie o costume de se alimentar ao acordar e faça boas escolhas com as dicas a seguir.

Quais alimentos escolher?

Se você busca um estilo de vida saudável, vai ter que mudar aquele velho hábito de parar todo dia na padaria ou lanchonete da esquina para tomar um café com leite e comer um pão na chapa.

O café da manhã deve ser variado, com frutas, preparações de baixa e moderada carga glicêmica e proteínas.

  • Sugestão 1: Tapioca com chia + queijo cottage + suco verde;
  • Sugestão 2: Granola sem açúcar + mamão + iogurte desnatado com linhaça;
  • Sugestão 3: Farelo de aveia + fruta + ricota + torrada integral + chá
  • Sugestão 4: Suco de frutas com linhaça e gengibre + ovo mexido + torrada integral

As quantidades devem ser planejadas de acordo com as necessidades individuais. Por isso, consulte um nutricionista para adequar o cardápio ao seu estilo de vida e individualidade.

Não tenho fome de manhã. O que faço?

Para as pessoas que se queixam disso, uma boa estratégia é começar devagar a criar o hábito de se alimentar logo cedo. Inicie com uma fruta ou um suco e vá adicionando aos poucos outros alimentos.

Reveja o horário do seu jantar e tente se levantar alguns minutos antes do costume, para dar tempo de abrir o apetite e tomar o café da manhã com calma e tranquilidade.

Sobre a autora

Paola Machado é fisiologista do exercício, formada em educação física modalidade em saúde pela UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo), mestre em ciências da saúde (foco em fisiologia do exercício e imunologia) e doutoranda em nutrição pela UNIFESP. É autora do Livro Kilorias - Faça do #projetoverão seu estilo de vida (Editora Benvirá). Atualmente, atua como pesquisadora, desenvolvendo trabalhos científicos sobre obesidade, e tem um canal de desafios (30 Dias com Paola Machado) onde testa a teoria na prática. Também é fundadora do aplicativo aplicativo 12 semanas. CREF: 080213-G | SP

Sobre a coluna

Aqui eu compartilharei conteúdo sobre exercício e alimentação para ajudar você a encontrar o caminho para um estilo de vida mais saudável. Os textos são cientificamente embasados e selecionados da melhor forma possível, sempre para auxiliar no seu bem-estar. Mas, lembre-se: a informação profissional é só o primeiro passo da sua nova jornada. O restante do percurso depende 100% de você e da sua motivação para alcançar seu objetivo.