Cacau: um fruto nutritivo e que garante vários benefícios ao chocolate
O cacau, que em grego significa "alimento dos deuses", é um dos principais ingredientes do chocolate e responsável pela maior parte dos benefícios do consumo desse alimento.
O cacau é rico em compostos antioxidantes (polifenóis), especialmente taninos e os flavonoides. Essas substâncias têm sido relacionadas a efeitos positivos à saúde, pois previnem reações oxidativas e a formação de radicais livres, além de possuir propriedades anti-inflamatórias que contribuem para a redução do risco de tumores e problemas cardiovasculares.
Os polifenóis ajudam a proteger os tecidos corporais do estresse oxidativo, considerado o grande gatilho para o desenvolvimento das doenças crônicas da modernidade. Quando produzidos em excesso e não destruídos pelo sistema antioxidante de defesa do organismo, os radicais livres podem reagir facilmente com o DNA, as proteínas e os lipídios das nossas células, provocando envelhecimento precoce e doenças como câncer e aterosclerose.
Qual chocolate consumir?
Na maioria das vezes, o chocolate mais saudável é aquele que possui mais cacau e, consequentemente, maior quantidade de compostos antioxidantes –além de menos açúcar. Confira na figura a quantidade de polifenóis em alguns produtos:
Já a figura abaixo mostra a comparação da capacidade antioxidante (ORAC) do chocolate ao leite e do chocolate amargo. Por ter mais cacau, o chocolate amargo possui quase mais que o dobro de capacidade antioxidante.
É preciso considerar que o chocolate comum (ao leite) é predominantemente feito com leite, açúcar e tem pouca quantidade de cacau. Por isso não é o mais saudável. A adição de leite ao chocolate ainda pode causar a redução da biodisponibilidade dos polifenóis do cacau. Sendo assim, os benefícios antioxidantes são reduzidos.
Quanto mais amargo for o chocolate, mais cacau e compostos fenólicos com capacidade antioxidante ele tem. Se você é uma dessas pessoas que busca benefícios à sua saúde, saiba que os chocolates com maiores concentrações de cacau (>60%) agregam mais benefícios.
Chocolate traz prazer
O chocolate está relacionado ao aumento da sensação de prazer. É por isso que é bem comum as pessoas buscarem o doce para reduzir um pouco a ansiedade, sintomas de tristeza e estresse.
O cacau é capaz de promover elevação nos níveis de serotonina no cérebro, que é considerada a substância do prazer e bem-estar. Estudos demonstram que chocolates com 60% a 85% de cacau podem ser uma boa fonte alimentar para elevações nos níveis de serotonina.
Quanto comer?
A quantidade de chocolate amargo que já propicia benefícios varia, mas uma porção de 25 g a 40 g ao dia já é suficiente.
Os benefícios do cacau ainda podem ser adquiridos pelo consumo do cacau em pó (1 colher de sopa cheia), que obviamente também possui uma capacidade antioxidante. O cacau em pó pode ser usado em vitaminas, sucos, bolos e em mousse de abacate, por exemplo.
*Colaboração da nutricionista Dra. Deborah Masquio