Topo

Paola Machado

Tendinite: o que fazer no dia a dia para evitar as dores

Paola Machado

13/12/2018 04h00

Crédito: iStock

A tendinite nada mais é do que uma inflamação do tendão, tecido composto por fibras de colágeno que tem a função de unir os ossos aos músculos. Essa inflamação leva a sinais como dor e diminuição da amplitude do movimento e dificultam as atividades cotidianas.

O problema pode ocorrer em diversas partes do corpo –como em ombros, cotovelos, punhos, joelhos e tornozelos –, tanto em indivíduos sedentários quanto em atletas. Segundo o Ministério do Trabalho, a tendinite esteve entre as 20 principais causas de afastamento por acidente ou adoecimentos em 2017. Dependendo dos locais de incidência, ela pode ser classificada de forma distinta como a tenossinovite, que é a inflamação da bainha sinovial tendínea, o revestimento que facilita o deslizamento do tendão.

Os sintomas mais comuns são dores, geralmente ao mexer ou apalpar o local afetado, sensação de bloqueio nos movimentos e, algumas vezes, edema (inchaço) da região.

As tendinites são condições normalmente temporárias, mas podem se tornar crônicas. E quanto mais crônico –mais tempo com sintomas e inflamação– o problema, mais difícil o manejo e tratamento.

Sua causa está diretamente ligada ao movimento repetitivo, excesso de peso (excesso de exercícios físicos/overuse), movimento não habitual do tendão e uma irregularidade estrutural decorrente de um estiramento ou a rupturas parciais do tendão. Muitas vezes, há um desequilíbrio muscular na região afetada, o que predispõe ao aparecimento dessa doença. O tendão entra em atrito com a bainha, provocando uma irritação e morte celular. A predisposição aumenta em atletas de final de semana, devido ao mau condicionamento físico, má postura, ou reprodução de gestos de movimento com biomecânica inadequada.

Dicas para evitar a tendinite

– Postura Observe sua postura ao ficar parado e, principalmente, ao realizar as atividades mais comuns em sua rotina. Por exemplo, se você sente dor logo que finaliza o expediente e passa o dia digitando no computado, fique de olho na forma como realiza tal tarefa. As empresas já contam com especialistas que são capacitados para orientar alguns ajustes ergonômicos e orientações como o correto posicionamento das mãos, punhos, cotovelos, ombros, lombar e cervical, o que diminui o atrito entre os tendões e as estruturas que estão ao redor.

– Movimente-se Evite ficar na mesma posição por muito tempo. Durante o trabalho, procure se levantar da cadeira e caminhar sempre que possível. Também realize movimentos suaves estendendo braços, pernas e pescoço. Faça movimentos circulares com punhos e abra e feche as mãos para estimular a circulação sanguínea. Participe da ginástica laboral, caso sua empresa ofereça esse suporte. Os exercícios também são eficazes na prevenção e amenizam o desconforto quando existir.

– Alongue-se Um recente estudo publicado indica o alongamento como parte do tratamento da tendinite. A pesquisa recomenda alongar punhos e mãos ao menos uma vez ao dia, como alternativa para combater e prevenir o problema.

– Fortaleça o corpo Trabalhar a musculatura estabiliza as articulações e previne a tendinite. Invista em musculação, treino funcional, pilates…

Tratamento

Na fase inicial ou em caso de muita dor, o gelo e o repouso podem aliviar o problema. O gelo deve ser aplicado durante 15 minutos na região inflamada, com devida proteção da pele com toalha, para evitar queimaduras. Analgésicos e sessões de fisioterapia podem ser necessários para tratamento.

É importante procurar um profissional de saúde logo que os sintomas se iniciarem pois uma tendinite mal tratada pode causar complicações e diminuir a mobilidade da região afetada.

As tendinites são doenças normalmente temporárias quando há o tratamento adequado. Caso contrário, podem se tornar crônicas. Seu diagnóstico dever ser feito por profissionais da área da saúde qualificados e especializados para tratamento adequado.

*Colaboração da fisioterapeuta Dra. Renata Luri e Dr. Welbert Lima, fisioterapeuta pós graduado em neurofuncional pela UFSCar

Referências:
– D'Addona, Alessio et al.,Inflamação na tendinopatia, The Surgeon, Volume 15, Edição 5, 297 – 302.
– Varacallo M 1 , Mair SD 2 .Tendinite do manguito rotador, StatPearls [Internet]. Ilha do Tesouro (FL): Publicação StatPearls; 2018-. 2018 8 de outubro.
– Descatha, A., Albo, F., Leclerc, A., Caixa, M., Godeau, D., Roquelaure, Y., Petit, A. e Aublet-Cuvelier, A. (2016), Epicondilite Lateral e Exposição Física no trabalho? Uma revisão de estudos prospectivos e meta-análises. Arthritis Care & Research, 68: 1681-1687. doi: 10.1002 / acr.22874.
– Neph A1, Onishi K1,2, Wang JH2. Myths and Facts of In-Office Regenerative Procedures for Tendinopathy: Literature Review. Am J Phys Med Rehabil. 2018 Nov 14. doi: 10.1097/PHM.0000000000001097.
– de Oliveira FCL1, Pairot de Fontenay B2, Bouyer LJ3, Roy JS4.Immediate effects of kinesiotaping on acromiohumeral distance and shoulder proprioception in individuals with symptomatic rotator cuff tendinopathy. Clin Biomech (Bristol, Avon). 2018 Nov 10;61:16-21. doi: 10.1016/j.clinbiomech.2018.11.005.
– Macías-Hernández SI 1 , Pérez-Ramírez LE 2 Treinamento de força excêntrico para as tendinopatias do manguito rotador com impacto subacromial. Evidência atual. Cir Cir. 2015 janeiro-fevereiro; 83 (1): 74-80. doi: 10.1016 / j.circir.2015.04.029.
– Amy W. McDevitt ,Suzanne J. Snodgrass ,Joshua A. Cleland , et. All. Treatment of individuals with chronic bicipital tendinopathy using dry needling, eccentric-concentric exercise and stretching; a case series. Physiotherapy Theory and Practice ,An International Journal of Physical Therapy Received 14 Mar 2018, Accepted 29 Apr 2018, Published online: 22 Jun 2018.
– Acesso em 01/12/2018: http://www.previdencia.gov.br/2018/03/saude-do-trabalhador-dor-nas-costas-foi-doenca-que-mais-afastou-trabalhadores-em-2017/.

Sobre a autora

Paola Machado é fisiologista do exercício, formada em educação física modalidade em saúde pela UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo), mestre em ciências da saúde (foco em fisiologia do exercício e imunologia) e doutoranda em nutrição pela UNIFESP. É autora do Livro Kilorias - Faça do #projetoverão seu estilo de vida (Editora Benvirá). Atualmente, atua como pesquisadora, desenvolvendo trabalhos científicos sobre obesidade, e tem um canal de desafios (30 Dias com Paola Machado) onde testa a teoria na prática. Também é fundadora do aplicativo aplicativo 12 semanas. CREF: 080213-G | SP

Sobre a coluna

Aqui eu compartilharei conteúdo sobre exercício e alimentação para ajudar você a encontrar o caminho para um estilo de vida mais saudável. Os textos são cientificamente embasados e selecionados da melhor forma possível, sempre para auxiliar no seu bem-estar. Mas, lembre-se: a informação profissional é só o primeiro passo da sua nova jornada. O restante do percurso depende 100% de você e da sua motivação para alcançar seu objetivo.