Topo

Paola Machado

7 Alimentos que podem controlar a resistência à insulina

Paola Machado

16/12/2018 04h00

A resistência insulínica é uma condição na qual existe uma resistência do organismo ao hormônio insulina, resultando no aumento de açúcar no sangue. Quando isso acontece, mais insulina é liberada pelo pâncreas na tentativa de normalizar os níveis de glicose no sangue.

O quadro é caracterizado como um pré-diabetes, e se não for tratado, pode levar ao desenvolvimento da doença. A alimentação desempenha papel importante tanto na prevenção do diabetes quanto na resistência à insulina, que também é um dos grandes dificultadores da perda de peso. Veja abaixo alguns alimentos que tem a propriedade de atuar no controle:

1. Linhaça moída

Contém um alto teor de fibras e de ácido alfa-linolênico, além de ser fonte de lignanas. Esse perfil nutricional contribui para o controle dos níveis de glicose e insulina. Consuma cerca de 2 colheres de sopa de linhaça ao dia, em sucos, frutas, vitaminas ou com alimentos de sua preferência.

2. Oleaginosas (castanhas, pistache, avelã, amendôas)

São compostas por nutrientes como magnésio, fibras, ômega 3, ômega 9, arginina e antioxidantes que contribuem para o controle da inflamação e da resistência à insulina. O consumo de cerca de 30 gramas por dia já tem demonstrado benéficos.

3. Canela

É rica em compostos fenólicos e cromo que contribuem para o controle. O consumo ideal é de 1 a 3 gramas ao dia.

4. Cacau orgânico

Chocolate com alto teor de cacau (70% ou mais) ou cacau em pó são ricos em flavonoides que possuem ação antioxidante capaz de contribuir com a saúde de pacientes que apresentam o quadro.

5. Chá verde

Importante fonte de polifenóis que atuam na melhora da sensibilidade à insulina. Para obter mais benefícios desses compostos, opte pelo chá de infusão preparado em casa e não ultrapasse o consumo de 3 a 4 xícaras ao dia.

6. Biomassa de banana verde

A biomassa de banana verde contém um teor elevado de amido resistente que possui efeitos benéficos no metabolismo da glicose. Acrescente 1 cubo da biomassa de banana verde em sucos, molhos, sopas ou no feijão. A farinha de banana verde também pode ser usada para o preparo de bolos e consumida com frutas e sucos.

7. Gymena Silvestre

Atua no controle da glicemia e pode ser usada na forma de chá. É encontrada em lojas de produtos naturais.

Além dos alimentos que apresentam efeitos benéficos, existem aqueles que podem prejudicar a resistência à insulina. Evite a ingestão de comidas com excesso de gordura saturada, gordura trans, frutose e os carboidratos refinados (com açúcares e farinha branca).

 

Dicas importantes

1. Reduza a carga glicemia da refeição, adicionando com uma porção de oleaginosas (nozes, castanhas, amêndoas, pistache, avelã) ou sementes (linhaça, chia, abóbora e girassol) quando consumir frutas. No almoço e jantar, utilize 1 colher de sobremesa de azeite de oliva extra-virgem com acidez inferior a 0,5 para temperar a salada.

2. Evite o acréscimo de açúcar nas preparações e bebidas. A dica é reduzir a quantidade da substância aos poucos, para que o paladar acostume, e acrescentar frutas mais doces ou água de coco em sucos, para adoçar de forma natural.

3. Opte por alimentos de menor índice glicêmico. Esses alimentos possuem a capacidade de elevar menos a secreção de insulina do que os alimentos com maior índice glicêmico.

Sobre a autora

Paola Machado é fisiologista do exercício, formada em educação física modalidade em saúde pela UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo), mestre em ciências da saúde (foco em fisiologia do exercício e imunologia) e doutoranda em nutrição pela UNIFESP. É autora do Livro Kilorias - Faça do #projetoverão seu estilo de vida (Editora Benvirá). Atualmente, atua como pesquisadora, desenvolvendo trabalhos científicos sobre obesidade, e tem um canal de desafios (30 Dias com Paola Machado) onde testa a teoria na prática. Também é fundadora do aplicativo aplicativo 12 semanas. CREF: 080213-G | SP

Sobre a coluna

Aqui eu compartilharei conteúdo sobre exercício e alimentação para ajudar você a encontrar o caminho para um estilo de vida mais saudável. Os textos são cientificamente embasados e selecionados da melhor forma possível, sempre para auxiliar no seu bem-estar. Mas, lembre-se: a informação profissional é só o primeiro passo da sua nova jornada. O restante do percurso depende 100% de você e da sua motivação para alcançar seu objetivo.