Topo

Paola Machado

Festas de fim de ano: compare as calorias dos alimentos da Ceia

Paola Machado

19/12/2018 04h00

Não à toa as festas de final de ano são tão esperadas: é hora de encontrar a família que ficamos o ano inteiro sem ver, descansar, sair da rotina e para alguns, tirar as férias tão aguardadas.

Características dessa época, as ceias de natal e de réveillon oferecem muitos alimentos deliciosos, mas que muitas vezes são riscos em calorias etêm alto teor de gordura. Por isso, é importante saber escolher os alimentos e as quantidades adequadas para evitar o ganho excessivo de peso. Abaixo, vamos apresentar alguns dos alimentos prejudiciais na perda peso, para ajudá-lo nas escolhas alimentares caso esse seja um dos seus objetivos para o novo ano.

Bebidas alcoólicas

A maioria das bebidas alcoólicas podem ser consideradas fornecedoras de calorias vazias, pois não acrescentam nenhum benefício à saúde. Dentre as  mais comuns nas ceias, 1 copo de cerveja (200 mL) apresenta o menor valor calórico por porção. O uísque e destilados fornecem mais calorias que as demais, e consequentemente apresentam maior teor alcoólico. Se for consumir esse tipo de bebida, escolha doses pequenas.

Carnes

Entre as carnes que compõem o prato principal desta ocasião, as mais magras são tender, peru, chester, lombo, frango assado, lagarto e carneiro, que fornecem menos de 300 calorias por 100 gramas de carne. Na hora de montar o prato, priorize o consumo desses tipos e dos peixes, os quais também são excelentes opções por apresentarem menos gordura saturada.

Acompanhamentos

Se o seu objetivo é manter ou reduzir peso, opte sempre por preparações mais simples e que não agregam molhos, margarinas, manteigas e creme de leite, pois esses ingredientes aumentam consideravelmente a quantidade de calorias nas porções. Prefira saladas de folhas verdes ou acompanhamentos com grãos saudáveis, como quinoa e arroz integral, que apesar de apresentar calorias semelhantes ao arroz branco, oferta maior quantidade de micronutrientes e fibras.

Frutas secas e oleaginosas

As frutas secas também devem ser consumidas com moderação, já que concentram mais calorias –praticamente as mesmas da fruta in natura — em um tamanho menor. As oleagionosas, comuns como petiscos em festas, sãos ótimas fontes de gorduras mono e poli-insaturadas, mas também são bem calóricas, e devem ser ingeridas em pequenas porções. Cerca de 50 gramas de oleaginosas podem oferecer de 285 a 321,5 calorias.

Orientações gerais

  1. Não faça da comida e das bebidas o foco das festas. Aproveite a companhia das pessoas queridas.
  2. Observe todas as opções de comidas disponíveis e sirva-se apenas do necessário.
  3. Opte por frutas como sobremesa. Caso queira comer doces, sirva-se de porção pequena.
  4. Entre as bebidas, prefira o consumo de sucos naturais. Além de ser uma opção mais saudável, eles oferecem vitaminas e minerais.
  5. Aproveite  para dançar, brindar à vida, visitar seus familiares e amigos queridos, lembrando-se do motivo das comemorações.

*Colaboração da nutricionista Dra. Deborah Masquio

Sobre a autora

Paola Machado é fisiologista do exercício, formada em educação física modalidade em saúde pela UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo), mestre em ciências da saúde (foco em fisiologia do exercício e imunologia) e doutoranda em nutrição pela UNIFESP. É autora do Livro Kilorias - Faça do #projetoverão seu estilo de vida (Editora Benvirá). Atualmente, atua como pesquisadora, desenvolvendo trabalhos científicos sobre obesidade, e tem um canal de desafios (30 Dias com Paola Machado) onde testa a teoria na prática. Também é fundadora do aplicativo aplicativo 12 semanas. CREF: 080213-G | SP

Sobre a coluna

Aqui eu compartilharei conteúdo sobre exercício e alimentação para ajudar você a encontrar o caminho para um estilo de vida mais saudável. Os textos são cientificamente embasados e selecionados da melhor forma possível, sempre para auxiliar no seu bem-estar. Mas, lembre-se: a informação profissional é só o primeiro passo da sua nova jornada. O restante do percurso depende 100% de você e da sua motivação para alcançar seu objetivo.