Topo

Paola Machado

Você come quinoa? Grão é cheio de benefícios e merece entrar na sua dieta

Paola Machado

21/12/2018 04h00

Crédito: iStock

A quinoa é considerada um pseudocereal originário dos Andes, que pode contribuir com diversos benefícios a saúde quando incluída na alimentação devido ao seu teor nutricional. Além disso, outros compostos presentes no grão, como as fibras, micronutrientes, compostos antioxidantes e lipídios insaturados, podem auxiliar na manutenção da saúde e prevenção de doenças. Incluir a quinoa em sai alimentação é uma boa estratégia para melhorar a qualidade de sua alimentação.

Conheça mais um pouco sobre este grão, seus benefícios para o organismo e como incluí-lo em seu cardápio.

Composição nutricional da quinoa:

Qualidade proteica: É interessante, pois apresenta em sua composição alguns aminoácidos como lisina, metionina e cisteína, que geralmente não estão ou apresentam-se em menores quantidade em outros cereais. A farinha de quinoa apresenta quantidades superiores de proteínas quando comparadas as farinha de trigo e de fubá, comumente utilizadas na alimentação humana.

Micronutrientes: O grão presenta em sua composição concentrações de vitaminas do complexo B (B1, B3, B3 e piridoxina) e minerais, como magnésio, zinco, cobre, ferro, manganês e potássio. O consumo de 100 gramas de farinha de quinoa supre as recomendações de ingestão diária de ferro em até 75%. Em relação ao zinco, 100 gramas de farinha de quinoa suprem 57% das necessidades diárias. O zinco é um mineral importante para o funcionamento de mais de 100 enzimas do organismo, participando de diversas etapas metabólicas, do crescimento, na cicatrização e na modulação do sistema imunológico.

Gorduras do bem: Entre os lipídeos, observa-se a presença de ácidos graxos essenciais, como o acido linoleico, linolênico.

Carboidratos: A porcentagem de carboidratos presentes em 100 gramas de farinha de quinoa é inferior a quantidade encontrada em outras farinhas, como a de arroz, farinha de milho, e de trigo.

Fibras e compostos bioativos: A quinoa também é considerada uma importante fonte de fibras, que ajuda a controlar o funcionamento do intestino. Outro benefício do grão é ter quantidades significativas de compostos bioativos. Por sua vez, os ácidos fenólicos que constituem a quinoa são agentes antimicrobianos naturais e apresentam atividade antioxidante, reduzindo a quantidade de radicais livres e reduzindo os efeitos nocivos dos metais tóxicos no organismo. Por último, os polifenóis também estão presentes no grão e são antioxidantes com capacidade de reduzir os riscos de doenças crônicas, como câncer e doenças cardiovasculares.

Formas de consumo:

A quinoa pode ser consumida em grãos ou farinha. Na forma de grãos, pode ser incluída na salada, no arroz, no feijão, sucos, em sopas e iogurtes. A farinha de quinoa pode ser usada para preparo de pães, massas, tortas, biscoitos e bolos, por exemplo.

Sobre a quantidade a ser consumida, não existe uma recomendação exata para o consumo de quinoa, pois esta varia de acordo com as necessidades individuais; entretanto sugere-se o consumo de cerca de 2 a 3 colheres de sopa.

Onde encontrar:

A quinoa pode ser encontrada nos supermercados e em lojas de produtos naturais na forma de flocos, grãos e farinhas.

Benefícios:

O grão é poderoso e pode ajudar com:

  • Bom funcionamento do sistema nervoso central;
  • Ação anti-inflamatória e antioxidante;
  • Saúde dos olhos;
  • Prevenção de anemia;
  • Bom funcionamento do sistema muscular e imune;
  • Benefícios sobre dos ossos e dentes;
  • Bom funcionamento do intestino, controlando a absorção de glicose e colesterol da dieta;
  • Está envolvido com a qualidade do sono, pois é uma boa fonte de triptofano.

Coloque no cardápio:

Com tanta informação boa sobre o alimento, fica claro que ele merece um espaço na sua dieta. Para te dar uma mãozinha, vou sugerir uma receita de tabule com a quinoa -em substituição ao trigo, o ingrediente tradicional.

Tabule de quinoa:

Ingredientes:

  • ½ xícara de chá de quinoa em grão;
  • ½ xícara de chá pepino em cubinhos;
  • ½ xícara de chá de tomates em cubinhos;
  • ½ xícara de chá de cebola em cubinhos;
  • 1 colher de café de sal;
  • 1 colher de sopa rasa de azeite de oliva;
  • 1 colher de chá de suco de limão.

Modo de preparo:

Assim como o trigo, devemos hidratar a quinoa. Acrescente em uma panela, a quinoa, 1 copo de água e sal a gosto. Espere ferver por cerca de 10-15 minutos e certifique-se de que a mesma apresente uma textura macia. Escorra o conteúdo da panela, lave em água corrente e reserve. Após esfriá-la, basta apenas misturar com os demais ingredientes da receita e, se deliciar com a preparação.

Dica: para não abusar no consumo de sal, utilize temperos naturais em suas preparações.

*Colaboração da nutricionista Dra. Lívia Tissot

Referências:
– GEWEHR, Márcia Flach et al. Análises químicas em flocos de quinoa: caracterização para a utilização em produtos alimentícios. Braz. J. Food Technol. [online]. 2012, vol.15, n.4, pp. 280-287. Epub Oct 02, 2012. ISSN 1981-6723.
– Lamothe LM, Srichuwong S, Reuhs BL, Hamaker BR. Quinoa (Chenopodium quinoa W.)
and amaranth (Amaranthus caudatus L.) provide dietary fibres high in pectic substances and xyloglucans. Food Chem. 2015 Jan 15;167:490-6. doi: 10.1016/j.foodchem.2014.07.022. Epub 2014 Jul 11. PubMed PMID: 25149016.
– Lopes CO, et al. Nutricional and non nutricional characterization of quinoa. Alim. Nutr. Araraquara, v.20, n.4, p.664-675, 2009.

Sobre a autora

Paola Machado é fisiologista do exercício, formada em educação física modalidade em saúde pela UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo), mestre em ciências da saúde (foco em fisiologia do exercício e imunologia) e doutoranda em nutrição pela UNIFESP. É autora do Livro Kilorias - Faça do #projetoverão seu estilo de vida (Editora Benvirá). Atualmente, atua como pesquisadora, desenvolvendo trabalhos científicos sobre obesidade, e tem um canal de desafios (30 Dias com Paola Machado) onde testa a teoria na prática. Também é fundadora do aplicativo aplicativo 12 semanas. CREF: 080213-G | SP

Sobre a coluna

Aqui eu compartilharei conteúdo sobre exercício e alimentação para ajudar você a encontrar o caminho para um estilo de vida mais saudável. Os textos são cientificamente embasados e selecionados da melhor forma possível, sempre para auxiliar no seu bem-estar. Mas, lembre-se: a informação profissional é só o primeiro passo da sua nova jornada. O restante do percurso depende 100% de você e da sua motivação para alcançar seu objetivo.