Topo

Paola Machado

Tem problemas intestinais? Vale a pena testar essa receita com espinafre

Paola Machado

23/12/2018 04h00

Crédito: iStock

A quantidade de clientes que chega no consultório com diagnóstico de doenças intestinais está cada vez maior. A maioria que tenho contato são de patologias intensificadas por maus hábitos na vida.

O estresse, a falta de descanso, a má alimentação são alguns dos fatores de riscos que a nossa população se expõe e que ocasionam o aparecimento de patologias como doenças intestinais. No que diz respeito a alimentação, o importante é manter um cardápio rico em frutas, verduras, legumes e cereais para ajudar na saúde intestinal, ou ainda, na formação e movimentação do bolo fecal. A correta ingestão de água também é fator decisivo.

Dependendo do tipo de patologia o indivíduo precisará excluir ou evitar alguns alimentos e/ou preparações. Os leites e seus derivados, devido a presença da lactose, acabam fazendo parte da lista dos alimentos evitados, uma vez que a lactose (que é um açúcar) sofre fermentação pelas bactérias intestinais o que produz desconfortos. Em outros casos, recomenda-se consumir preferencialmente alimentos cozidos, com fibras abrandadas, de fácil digestão, evitando os crus.

O espinafre é uma hortaliça recheada de nutrientes, tais como: cálcio, ferro, fibras, fósforo, vitamina A e do complexo B. Ele também contem em sua composição 2 substâncias anti-inflamatórias (neoxantina e violaxantina) e flavonoides, substâncias com propriedades anticancerígenas (contra câncer de próstata, principalmente). Assim, é uma boa se beneficiar do consumo do espinafre e melhorar o funcionamento do organismo. Que tal uma receita para já colocar ele no cardápio?

Suflê de espinafre

Ingredientes:

  • 1 caixa de creme de leite sem lactose
  • 1 ½ colher de sopa de amido de milho
  • 1 cebola media cortada em cubos
  • 1 maço grande de espinafre
  • 5 dentes de alho picados
  • 4 claras em neve
  • 3 gemas
  • 4 colheres de sobremesa de azeite de oliva extra-virgem
  • Sal e demais temperos naturais à gosto

Modo de preparo:

Refogue a cebola no azeite até ficar translúcida, acrescente o alho e refogue até ficar corado. Coloque o espinafre, acrescente um pouco de sal e deixe refogar, até evaporar toda a água. Prepare as claras em neve. No liquidificador bata o amido de milho, o creme, o espinafre e as gemas. Despeje numa vasilha e misture, de baixo para cima, delicadamente, com as claras em neve. Aproveite e acrescente os demais temperos. Coloque em um refratário untado com um pouco de azeite. Leve ao forno médio pré-aquecido até dourar. Ele irá sair do forno estufado e logo irá murchar, como todo suflê.

Fica uma delícia!

*Colaboração da nutricionista Dra. Lívia Tissot

Sobre a autora

Paola Machado é fisiologista do exercício, formada em educação física modalidade em saúde pela UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo), mestre em ciências da saúde (foco em fisiologia do exercício e imunologia) e doutoranda em nutrição pela UNIFESP. É autora do Livro Kilorias - Faça do #projetoverão seu estilo de vida (Editora Benvirá). Atualmente, atua como pesquisadora, desenvolvendo trabalhos científicos sobre obesidade, e tem um canal de desafios (30 Dias com Paola Machado) onde testa a teoria na prática. Também é fundadora do aplicativo aplicativo 12 semanas. CREF: 080213-G | SP

Sobre a coluna

Aqui eu compartilharei conteúdo sobre exercício e alimentação para ajudar você a encontrar o caminho para um estilo de vida mais saudável. Os textos são cientificamente embasados e selecionados da melhor forma possível, sempre para auxiliar no seu bem-estar. Mas, lembre-se: a informação profissional é só o primeiro passo da sua nova jornada. O restante do percurso depende 100% de você e da sua motivação para alcançar seu objetivo.