Topo

Paola Machado

10 benefícios que a corrida traz para você

Paola Machado

12/01/2019 04h00

Crédito: iStock

Quem já pratica corrida geralmente sabe dos diversos benefícios físicos e mentais que a modalidade traz. Agora, para quem está iniciando, sempre é bom ter um estímulo a mais para se manter motivado nos treinos. E conhecer alguns pontos positivos que o esporte oferece certamente vão aumentar sua vontade de calçar o tênis.

Praticidade Se seu problema para treinar é o horário que a academia abre ou fecha, fique tranquilo. A corrida pode ser praticada a qualquer hora, em qualquer lugar. Também não precisa de nenhum equipamento além um bom calçado e uma roupa confortável.

Previne doenças Pressão alta, diabetes, osteoporose, problemas respiratórios, alguns tipos de câncer e muitas outras doenças podem ser evitadas ou controladas com a prática regular desta atividade aeróbica. O esporte ainda fortalece a imunidade e ajuda você a ficar longe de gripes e resfriados.

Promove a saúde Além de prevenir doenças, a corrida promove a saúde, melhorando todos os parâmetros fisiológicos. Quando realizada de forma eficaz, controlada e supervisionada, esta atividade leva a um equilíbrio do seu organismo em geral. Superpositivo para quem quer estar bem por fora e por dentro!

Melhora a autoestima A corrida estimula a produção de endorfina, que aumenta o bem-estar. Isto faz com que o indivíduo se sinta bem com si mesmo, conseguindo conquistar a cada semana uma meta estipulada.

Fortalece a mente Quando corremos podemos estar quietos, mas nossa mente está a mil. Surgem muitas ideias e novos pensamentos. Estudos comprovam que correr melhora a capacidade cognitiva e memória. Está aí mais uma forma de estimular e exercitar a mente.

Emagrece Muitas novas modalidades surgem, mas poucas superam a corrida. Os anos passam e ela continua no "top 10" do emagrecimento. Em uma corrida moderada de 60 minutos você pode gastar 600 calorias. É claro que a frequência cardíaca tem que ser respeitada de acordo com o seu limite. Lembre-se que só você sabe do seu limite e consegue controlá-lo.

Fortalece as pernas Realizada de forma correta, a corrida fortalece quadríceps, panturrilha, glúteos, enfim, praticamente todos os músculos dos membros inferiores. Não é ótimo ficar com tudo em cima?

Melhora a disposição Qualquer exercício traz esse benefício. A liberação de endorfina é um fator essencial para isso, e nesse quesito a corrida é campeã.. E quem não tem uma vida melhor com uma ótima disposição?

Reduz o estresse A corrida faz com que o organismo libere hormônios responsáveis pelo prazer, por isso deixa você mais relaxado. Além disso, correr ao ar livre ou mesmo na esteira –para os que gostam — faz com que você espaireça, coloque as ideias em dia e fique mais tranquilo quanto as decisões. Quando estiver nervoso, dê uma corridinha para aliviar a tensão.

Fortalece as relações sociais Quem já correu ao lado do namorado(a), marido/esposa, pai, mãe, filhos e amigos sabe o quanto isso é bom. É uma ótima hora para colocar o papo em dia e melhorar o relacionamento com todos. Uma companhia agradável faz sempre bem.

Concilie e coloque na balança todos os bons motivos de correr. O exercício vai melhorar sua vida de forma prática e simples.

Sobre a autora

Paola Machado é fisiologista do exercício, formada em educação física modalidade em saúde pela UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo), mestre em ciências da saúde (foco em fisiologia do exercício e imunologia) e doutoranda em nutrição pela UNIFESP. É autora do Livro Kilorias - Faça do #projetoverão seu estilo de vida (Editora Benvirá). Atualmente, atua como pesquisadora, desenvolvendo trabalhos científicos sobre obesidade, e tem um canal de desafios (30 Dias com Paola Machado) onde testa a teoria na prática. Também é fundadora do aplicativo aplicativo 12 semanas. CREF: 080213-G | SP

Sobre a coluna

Aqui eu compartilharei conteúdo sobre exercício e alimentação para ajudar você a encontrar o caminho para um estilo de vida mais saudável. Os textos são cientificamente embasados e selecionados da melhor forma possível, sempre para auxiliar no seu bem-estar. Mas, lembre-se: a informação profissional é só o primeiro passo da sua nova jornada. O restante do percurso depende 100% de você e da sua motivação para alcançar seu objetivo.