Topo

Paola Machado

Estratégias para que seus hormônios trabalhem em harmonia

Paola Machado

18/02/2019 04h00

Crédito: iStock

Quem nunca passou por momentos em que, mesmo seguindo um plano de dieta e atividade física, se sentiu estagnado, evoluindo quase nada ou menos do que esperava? Nosso estilo de vida e hábitos diários podem influenciar na produção e até mesmo na utilização dos nossos hormônios, o que pode ser determinante nos nossos resultados tanto estético quanto em desempenho esportivo.

Por esse motivo, com a ajuda do médico esportivo Dr. Renato Zucchi, vou elencar a seguir estratégias do que você pode fazer no seu dia a dia para que o corpo continue produzindo hormônios de forma eficaz.

Hormônio do crescimento (GH)

GH, o famoso hormônio do crescimento, durante a vida adulta desempenha várias funções em nosso corpo, mas os efeitos mais desejados para quem pratica atividades físicas são os anabólicos e lipolíticos, ou seja, que ajudam no aumento de massa muscular e na queima de gordura.

Praticar atividades físicas aumenta a produção de GH, mas isso depende da duração e da intensidade da atividade. Estudos mostram que sessões de treino mais intensas e duradouras promovem maior aumento dos níveis de GH nas horas que se seguem ao treino.

Outro fator determinante na produção do GH é o sono. Durante o sono, são liberados cerca de dois terços de todo o GH produzido em um dia. Por esse motivo, a privação de sono tende a inibir a produção de GH, sendo que este é mais liberado durante o sono profundo –não REM –, o que torna ainda mais importante uma boa noite de sono.

A produção de GH também é influenciada pela grelina, hormônio liberado pelas células endócrinas do estômago, responsável pela sensação de fome. Quando nos alimentamos diminuímos a produção de grelina, o que também reduz a secreção de GH. Assim, existe uma importante relação entre hábitos alimentares saudáveis e a produção de GH.

Testosterona

Testosterona é um dos mais potentes hormônios capazes de aumentar a massa muscular. É naturalmente produzido em nosso corpo em diversos locais, mas principalmente no testículo e em menor quantidade nos ovários e nas glândulas adrenais. Isso explica o fato de que homens têm níveis de testosterona em torno de dez vezes maiores que as mulheres.

Nos homens, sua produção diminui gradualmente com a idade, e de forma mais acentuada entre os 30 e 40 anos, mas alguns fatores externos ou comportamentais também podem afetar sua produção ou mesmo diminuir a capacidade de utilização pelo organismo, como tabagismo, consumo de álcool em excesso, uso de drogas, sobrepeso ou obesidade, sedentarismo, entre outros.

No caso das mulheres, sua produção e utilização ainda pode ser comprometida pelo uso de métodos contraceptivos anovulatórios, que impedem que os ovários ovulem e também sua produção natural de hormônios, incluindo a testosterona. Além disso, esses métodos levam ao aumento da proteína SHBG no sangue, o que diminui a capacidade de utilização da testosterona.

A prática de atividades físicas é capaz de aumentar nossa produção natural de testosterona e sabe-se que isso é maior em exercícios resistidos, como a musculação, quando comparado a exercícios predominantemente aeróbicos. Além disso, adotar hábitos de vida saudáveis ajuda, como ter um alimentação saudável, evitar bebidas alcoólicas em excesso, não fumar, entre outros.

Cortisol

O cortisol é um hormônio esteroide produzido na parte superior das glândulas adrenais, considerado o hormônio do estresse. Estimula a quebra de proteínas e gordura, além de atuar no metabolismo da glicose, aumentando os níveis de açúcar no sangue, fornecendo assim energia para o músculo em situações de necessidade. Dessa forma, o cortisol tem efeito catabólico sobre o músculo, mas também tem efeito anti-inflamatório e papel importante na recuperação após os treinos.

Exercícios físicos, tanto aeróbicos quanto resistidos, elevam os níveis de cortisol, e quanto mais intenso for o treino, maior será a sua produção. O fato é que isso não chega a ser um problema para os praticantes de atividades físicas, já que o cortisol é essencial para a manutenção de diversas funções em nosso organismo, incluindo a própria contração muscular, e seus efeitos deletérios tendem a diminuir com o treinamento regular.

Além disso, a produção de cortisol oscila durante o dia, tendo seu maior pico de produção por volta das 7 horas da manhã e os níveis mais baixos durante a noite. Sua produção sofre influência do nosso ciclo circadiano, daí a importância do sono no equilíbrio desse hormônio.

Estrogênios

Os estrogênios, dito no plural pois são três, o estriol, o estradiol e a estrona, apesar de também serem produzidos pelos homens em menor quantidade, são os hormônios responsáveis pelas características sexuais femininas e por todo o processo de ovulação e ciclo menstrual.

São importantes não só na manutenção da massa muscular, mas também na distribuição corporal de gordura. Isso explica o fato de que mulheres após a menopausa passam a ter uma distribuição de gordura mais central, no abdome, nas costas e nod braços, semelhante ao que acontece nos homens. São determinantes na densidade óssea e na elasticidade dos tecidos, incluindo pele, músculos e tendões.

Os estrogênios devem se manter em equilíbrio com a progesterona, outro hormônio ligado à ovulação e ao ciclo menstrual, o que pode evitar alterações de humor, sensação de inchaço e dificuldade de perder peso, dores de cabeça e dores nas mamas.

Hábitos de vida saudáveis, como praticar atividades físicas regularmente, alimentação rica em fibras provenientes de frutas e verduras, evitar bebidas alcoólicas e beber muita água ajudam a mantê-los em equilíbrio. O uso de métodos contraceptivos hormonais que impedem a ovulação também bloqueiam a produção de progesterona pelos ovários, por isso seu uso deve ser feito sob orientação médica.

Hormônios da tireoide

A tireoide, glândula que está localizada no pescoço, produz dois hormônios, o T3 e o T4, que são transportados pelo sangue e atuam em todas as partes do corpo. Eles são responsáveis pelo controle do nosso metabolismo, ou seja, a maneira como utilizamos e armazenamos energia, importante para manutenção da nossa temperatura corporal, funcionamento de órgãos como cérebro e coração, contração muscular e outros.

O hipotireoidismo é a diminuição da quantidade de hormônios produzidos pela tireoide, o que pode causar sintomas como sonolência, cansaço, ganho de peso, queda de cabelo e unhas quebradiças. A diminuição da síntese proteica que ocorre nesses casos pode levar à diminuição de massa muscular e óssea, além de dores musculares, cãibras e fraqueza. O metabolismo energético fica mais lento, com menor gasto e consequente aumento de peso.

O hipertireoidismo é a produção aumentada de hormônios da tireoide, o que acelera o metabolismo, levando a perda de peso mesmo com aumento do apetite. Ocorre aumento do consumo de proteínas, o que também causa diminuição de massa muscular. Outros sintomas são insônia, agitação e sensação de batimentos cardíacos acelerados.

O diagnóstico pode ser feito por meio de dosagens hormonais nos exames de sangue e o acompanhamento deve ser realizado por médico, por meio de exames complementares para identificar as possíveis causas da alteração e buscar formas de equilibrar os níveis hormonais.

*Colaboração do médico esportivo Dr. Renato Zucchi

Referências:
– Beserra, A.H.N., Kameda, P., Deslandes, A.C., Schuch, F.B., Laks, J. and Moraes, H.S. de 2018. Can physical exercise modulate cortisol level in subjects with depression? A systematic review and meta-analysis. Trends in Psychiatry and Psychotherapy 40(4), pp. 360–368.
– Bonato, M., La Torre, A., Saresella, M., Marventano, I., Merati, G. and Vitale, J.A. 2017. Salivary cortisol concentration after high-intensity interval exercise: Time of day and chronotype effect. Chronobiology International 34(6), pp. 698–707.
– Deemer, S.E., Castleberry, T.J., Irvine, C., et al. 2018. Pilot study: an acute bout of high intensity interval exercise increases 12.5 h GH secretion. Physiological reports 6(2).
Frystyk, J. 2010. Exercise and the growth hormone-insulin-like growth factor axis. Medicine and Science in Sports and Exercise 42(1), pp. 58–66.
– Geiker, N.R.W., Astrup, A., Hjorth, M.F., Sjödin, A., Pijls, L. and Markus, C.R. 2018. Does stress influence sleep patterns, food intake, weight gain, abdominal obesity and weight loss interventions and vice versa? Obesity Reviews 19(1), pp. 81–97.
– Hansen, M. 2018. Female hormones: do they influence muscle and tendon protein metabolism? The Proceedings of the Nutrition Society 77(1), pp. 32–41.
– Hansen, M. and Kjaer, M. 2014. Influence of sex and estrogen on musculotendinous protein turnover at rest and after exercise. Exercise and Sport Sciences Reviews 42(4), pp. 183–192.
– Hayes, L.D., Bickerstaff, G.F. and Baker, J.S. 2010. Interactions of cortisol, testosterone, and resistance training: influence of circadian rhythms. Chronobiology International 27(4), pp. 675–705.
Kraemer, W.J., Ratamess, N.A. and Nindl, B.C. 2017. Recovery responses of testosterone, growth hormone, and IGF-1 after resistance exercise. Journal of Applied Physiology 122(3), pp. 549–558.
– Nindl, B.C., Pierce, J.R., Rarick, K.R., et al. 2014. Twenty-hour growth hormone secretory profiles after aerobic and resistance exercise. Medicine and Science in Sports and Exercise 46(10), pp. 1917–1927.
– Obál, F., Fang, J., Taishi, P., Kacsóh, B., Gardi, J. and Krueger, J.M. 2001. Deficiency of growth hormone-releasing hormone signaling is associated with sleep alterations in the dwarf rat. The Journal of Neuroscience 21(8), pp. 2912–2918.
– Obal, F. and Krueger, J.M. 2004. GHRH and sleep. Sleep Medicine Reviews 8(5), pp. 367–377.
– O'Leary, C.B. and Hackney, A.C. 2014. Acute and chronic effects of resistance exercise on the testosterone and cortisol responses in obese males: a systematic review. Physiological research / Academia Scientiarum Bohemoslovaca 63(6), pp. 693–704.
– Vingren, J.L., Kraemer, W.J., Ratamess, N.A., Anderson, J.M., Volek, J.S. and Maresh, C.M. 2010. Testosterone physiology in resistance exercise and training: the up-stream regulatory elements. Sports medicine (Auckland, N.Z.) 40(12), pp. 1037–1053.
– Volek, J.S., Kraemer, W.J., Bush, J.A., Incledon, T. and Boetes, M. 1997. Testosterone and cortisol in relationship to dietary nutrients and resistance exercise. Journal of Applied Physiology 82(1), pp. 49–54.

Sobre a autora

Paola Machado é fisiologista do exercício, formada em educação física modalidade em saúde pela UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo), mestre em ciências da saúde (foco em fisiologia do exercício e imunologia) e doutoranda em nutrição pela UNIFESP. É autora do Livro Kilorias - Faça do #projetoverão seu estilo de vida (Editora Benvirá). Atualmente, atua como pesquisadora, desenvolvendo trabalhos científicos sobre obesidade, e tem um canal de desafios (30 Dias com Paola Machado) onde testa a teoria na prática. Também é fundadora do aplicativo aplicativo 12 semanas. CREF: 080213-G | SP

Sobre a coluna

Aqui eu compartilharei conteúdo sobre exercício e alimentação para ajudar você a encontrar o caminho para um estilo de vida mais saudável. Os textos são cientificamente embasados e selecionados da melhor forma possível, sempre para auxiliar no seu bem-estar. Mas, lembre-se: a informação profissional é só o primeiro passo da sua nova jornada. O restante do percurso depende 100% de você e da sua motivação para alcançar seu objetivo.