Topo

Paola Machado

Sal de ervas: uma receita simples para reduzir um pouco o sódio da dieta

Paola Machado

09/03/2019 04h00

Crédito: iStock

É fato que o sal valoriza o sabor dos alimentos. Porém, o consumo excessivo deste condimento rico em sódio é perigoso à saúde.

O sódio está presente não somente no sal de cozinha, aquele que adicionamos em nossas receitas, mas também é componente presente em alimentos industrializados, dado seu poder conservante quando combinado com outros elementos.

Como fazer então para reduzir este consumo e garantir uma refeição saborosa e saudável? Substituindo-o pela prática e saudável receita de sal de ervas.

Tome nota de algumas ervas e temperos que ajudam nesta substituição e redução da quantidade do sal em suas preparações culinárias: açafrão, alecrim, cebolinha, coentro, estragão, hortelã, louro, orégano, manjericão, salsinha, sálvia, tomilho. E, se porventura, você não admirar alguma das ervas propostas na receita, substitua-a por outra que te agrada.

Você irá notar que há adição de sal (marinho) na receita proposta. O sal não é somente fonte de sódio, mas também de outros nutrientes importantes para nossa saúde. Hoje, felizmente, no mercado nacional encontramos diferentes tipos de sal; alguns com teor de sódio inferior ou até mesmo superior ao sal comum; ricos em enxofre e ferro; de coloração rosa, avermelhada ou até mesmo acinzentada. Esta diferença na composição nutricional pode ser devido à região de extração e/ou processo de refinamento deste produto.

Por isso, tome cuidado na escolha deste ingrediente. O sal rosa do Himalaia e o rosa do Peru são exemplos de sal com teor reduzido de sódio. A flor de sal e o havaiano apresentam alto teor de sódio. O sal light tem o teor de sódio reduzido, porém não é indicado para indivíduos com problemas renais devido à quantidade de cloreto de potássio. O sal defumado e o azul/marinho têm quantidade de sódio semelhante ao sal comum.

Sendo assim, não devemos nos esquecer da regrinha básica de uma nutrição saudável: faça escolhas prezando a qualidade e a quantidade de seus alimentos.

Sal de ervas

Ingredientes

  • 10 g de alecrim
  • 25 g de manjericão
  • 15 g de orégano
  • 10 g de salsinha
  • 100 g de sal marinho

Modo de preparo

  • Junte os ingredientes no liquidificador e bata-os.
  • Armazene em pote de vidro bem fechado em lugar seco.

*Colaboração da nutricionista Dra. Lívia Tissot (UNIFESP)

Sobre a autora

Paola Machado é fisiologista do exercício, formada em educação física modalidade em saúde pela UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo), mestre em ciências da saúde (foco em fisiologia do exercício e imunologia) e doutoranda em nutrição pela UNIFESP. É autora do Livro Kilorias - Faça do #projetoverão seu estilo de vida (Editora Benvirá). Atualmente, atua como pesquisadora, desenvolvendo trabalhos científicos sobre obesidade, e tem um canal de desafios (30 Dias com Paola Machado) onde testa a teoria na prática. Também é fundadora do aplicativo aplicativo 12 semanas. CREF: 080213-G | SP

Sobre a coluna

Aqui eu compartilharei conteúdo sobre exercício e alimentação para ajudar você a encontrar o caminho para um estilo de vida mais saudável. Os textos são cientificamente embasados e selecionados da melhor forma possível, sempre para auxiliar no seu bem-estar. Mas, lembre-se: a informação profissional é só o primeiro passo da sua nova jornada. O restante do percurso depende 100% de você e da sua motivação para alcançar seu objetivo.