Topo

Paola Machado

O caminho para você montar uma salada de pote deliciosa

Paola Machado

17/03/2019 04h00

Crédito: iStock

Para quem gosta de praticidade e não poupa esforço para sempre ter uma saladinha compondo suas refeições, a dica é preparar a salada em potes de vidro, nas porções individuais, com antecedência.

Como toda receita prática saudável, o que você precisa é de um pouco de tempo para preparar algumas porções e se abster desta atividade por alguns dias. A técnica consiste em distribuir os ingredientes que compõem a receita em camadas e armazenar em potes de vidros herméticos sob refrigeração, igual ao overnight oats.

Bateu aquela fome?! Basta abrir o potinho e se deliciar com fibras, vitaminas e minerais de uma deliciosa salada.

Basicamente, você pode separar a salada em três camadas: inferior, intermediaria e superior.

  1. Inferior Coloque nesta camada os ingredientes mais densos/ pesados, tipo molho (caseiro), frango desfiado.
  2. Intermediária Nesta parte acrescente os legumes e frutas (para aqueles que apreciam salada agridoce).
  3. Superior Por último, disponha os alimentos mais leves, tais como as verduras folhosas.

Se você preferir, pode excluir o molho da camada inferior e acrescentar os temperos apenas no momento em que irá consumir. Fácil, não é?

Veja a seguir uma sugestão de combinação.

Salada no potinho

– Camada inferior 

Ingredientes molho

  • Suco de 1 limão Taiti
  • 1 colher (sobremesa) mostarda Dijon
  • 1 colher (sobremesa) mel
  • 1 colher (café) de azeite extravirgem
  • Sal a gosto

Proteína

  • 1 peito de frango cozido com ervas e cortado em tiras

– Camada intermediária

Ingredientes

  • 2 colheres (sopa) de milho verde
  • 2 colheres (sopa) de ervilha
  • 2 fatias médias de tomate
  • 2 fatias médias de cebola roxa

– Camada superior

Ingredientes

  • 2 folhas médias de alface roxa picada
  • 1 prato de sobremesa raso de rúcula *

* Eu não coloco a rúcula picada porque acho que ela fica muito amarga, sendo assim, delicadamente eu acomodo-a dentro do pote.

Modo de preparo

Para preparar o molho, basta misturar os ingredientes. Num pote de vidro hermético, coloque o molho e o frango. Em seguida, disponha os ingredientes da camada intermediária na ordem que desejar –aproveite e brinque com as cores. Sobre os ingredientes intermediários, acrescente as folhas. Tampe o frasco e leve à geladeira até o momento em que for consumir.

Observações

  • Quando você preferir colocar o molho na receita, consuma a preparação em até 48 horas, desde que o alimento permaneça em refrigeração continua, ou seja, se precisar retirar da geladeira para transportar, consuma no máximo até o horário da próxima refeição.
  • Lembre-se que suas hortaliças merecem atenção especial antes de ingeri-las; alimentos crús, como os que compõem saladas, devem ser higienizados corretamente para evitar infecções gastrointestinais.

*Colaboração da nutricionista Dra. Lívia Tissot (UNIFESP)

Sobre a autora

Paola Machado é fisiologista do exercício, formada em educação física modalidade em saúde pela UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo), mestre em ciências da saúde (foco em fisiologia do exercício e imunologia) e doutoranda em nutrição pela UNIFESP. É autora do Livro Kilorias - Faça do #projetoverão seu estilo de vida (Editora Benvirá). Atualmente, atua como pesquisadora, desenvolvendo trabalhos científicos sobre obesidade, e tem um canal de desafios (30 Dias com Paola Machado) onde testa a teoria na prática. Também é fundadora do aplicativo aplicativo 12 semanas. CREF: 080213-G | SP

Sobre a coluna

Aqui eu compartilharei conteúdo sobre exercício e alimentação para ajudar você a encontrar o caminho para um estilo de vida mais saudável. Os textos são cientificamente embasados e selecionados da melhor forma possível, sempre para auxiliar no seu bem-estar. Mas, lembre-se: a informação profissional é só o primeiro passo da sua nova jornada. O restante do percurso depende 100% de você e da sua motivação para alcançar seu objetivo.