Topo

Paola Machado

Este chá de gengibre vai garantir mais ânimo e disposição para treinar

Paola Machado

27/04/2019 04h00

Crédito: iStock

Está com preguiça de treinar? Vive Arranjando desculpas para não "mexer o corpo"? O que acha de inserir no seu cardápio um alimento que turbina o ânimo e aumenta a disposição geral?

Calma, não fique achando que encontramos a fórmula mágica, saiba que você é o seu grande aliado nas escolhas dos seus alimentos e na ingestão correta deles. Mas boas escolhas podem ajudar.

Um mocinho nessa história chama-se gengibre. Seu efeito terapêutico ocorre devido à presença do óleo essencial que contém canfeno, felandreno, zingibereno e zingerona. O alimento foi reconhecido pela OMS (Organização Mundial da Saúde) devido aos seus benefícios sobre o sistema digestivo, melhorando sintomas como enjoos e náuseas.

Você que é praticante de atividade física com certeza já ouviu falar sobre o efeito termogênico que o gengibre possui. Porém, ele não se limita somente a esse benefício. Também tem ação bactericida; melhora a circulação sanguínea; previne coágulos; possui ação anti-inflamatória, antioxidante, estimulante e antidepressiva. Ainda é indicado para enxaqueca e gripes.

E então, se animou para fazer uma receita com gengibre para ter mais disposição? Você pode tomar este chá cerca de uma hora antes do treino; pela amanhã ou até mesmo junto com as refeições. Só evite a bebida depois do lanche da tarde, pois ela pode prejudicar seu sono. E não precisa ser os 500 ml de uma vez. Pode ser aos poucos ao longo do dia.

Chá de gengibre

Ingredientes

  • 5 rodelas médias de gengibre
  • 1/2 unidade de limão
  • 500 ml de água filtrada
  • 1 unidade de canela em pau
  • 5 cravos-da-índia
  • 1 pitada de noz moscada

Esprema o suco do limão e coloque-o junto com o gengibre em uma panela. Acrescente a água, a canela e o cravo e leve para ferver. Quando a bebida começar a ferver, também a panela, diminua o fogo e aguarde de 8 a 10 minutos. Acrescente a noz moscada, desligue o fogo e espere o chá esfriar um pouco antes de beber.

Aprecie com moderação

Tenha cautela quanto ao consumo dos alimentos. Nada em exagero faz bem à saúde, inclusive os alimentos saudáveis. Não é para beber baldes de preparações com gengibre, faça sua parte na queima de calorias e renovação das energias.

Não consuma o chá se estiver com febre, inflamação na pele, úlceras, pedra na vesícula. Em caso de problemas circulatórios e gravidez, procure um médico para saber se pode ingerir a bebida.

O gengibre pode ser acrescentado em sucos e saladas; você conhece alguma receita para compartilhar conosco?

*Colaboração da nutricionista clínica Dra. Lívia Tissot (UNIFESP)

Sobre a autora

Paola Machado é fisiologista do exercício, formada em educação física modalidade em saúde pela UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo), mestre em ciências da saúde (foco em fisiologia do exercício e imunologia) e doutoranda em nutrição pela UNIFESP. É autora do Livro Kilorias - Faça do #projetoverão seu estilo de vida (Editora Benvirá). Atualmente, atua como pesquisadora, desenvolvendo trabalhos científicos sobre obesidade, e tem um canal de desafios (30 Dias com Paola Machado) onde testa a teoria na prática. Também é fundadora do aplicativo aplicativo 12 semanas. CREF: 080213-G | SP

Sobre a coluna

Aqui eu compartilharei conteúdo sobre exercício e alimentação para ajudar você a encontrar o caminho para um estilo de vida mais saudável. Os textos são cientificamente embasados e selecionados da melhor forma possível, sempre para auxiliar no seu bem-estar. Mas, lembre-se: a informação profissional é só o primeiro passo da sua nova jornada. O restante do percurso depende 100% de você e da sua motivação para alcançar seu objetivo.