Topo

Paola Machado

Como reduzir as tentações nas festas juninas

Paola Machado

17/06/2019 04h00

Crédito: Istock

Estamos na metade do mês de junho e as comemorações juninas já estão a todo vapor. As festas juninas são comemorações típicas em nosso país e fazem parte da nossa cultura. Mas sabemos também que são muitas as preparações saborosas e calóricas que encontramos nestes eventos, o que acaba nos tirando da rotina alimentar.

De fato, é socialmente e culturalmente importante que participemos destes tipos de comemorações, portanto este texto não visa a oferecer dicas de restrição alimentar, mas orientações que possam ajudá-lo a encontrar um equilíbrio e consciência ao se alimentar nestas ocasiões. Ceder às tentações das preparações mais palatáveis pode ser uma escolha, desde que seja feita com consciência.

Preparações típicas das festas juninas

Na tabela abaixo, apresentamos o valor calórico aproximado de comidas típicas das festas juninas:

Como podemos observar, a combinação das diversas preparações em uma única ocasião pode contribuir de maneira significativa para uma ingestão calórica maior que a habitual. Como estas escolhas acabam ocorrendo, elaboramos algumas dicas para auxiliá-lo a comer sem culpa e de maneira consciente.

Dicas para aproveitar a festa junina sem culpa

  • No dia em que for à festa junina, realize refeições mais leves ao longo do dia. Evite exageros e excessos alimentares, entretanto não deixe de realizar todas as refeições diárias.
  • Não vá a festa de estômago vazio, pois isso favorece a fome e a vontade de comer todos os tipos de preparações oferecidas. Antes de ir à festa junina, consuma uma refeição leve, como um prato de salada com sementes, frutas ou salada de frutas com sementes ou um lanche leve rico em fibras.
  • Evite repetir os alimentos.
  • Opte pelas preparações mais naturais, com menos açúcar, sem frituras e gorduras. Espetinhos, milho, cural e pipoca são boas escolhas.
  • A cada garfada ou mordida, sinta o alimento em todas as suas características: sabor, textura e cheiro. Deguste vagarosamente cada mordida.
  • Divirta-se muito! E evite os exageros! Seja consciente.

Caso você seja responsável por elaborar a preparação, escolha ingredientes menos calóricos e que proporcionam benefícios à saúde. Confira as dicas a seguir.

Dicas para melhorar a qualidade das preparações

  • Chocolate quente O tradicional chocolate quente pode ficar mais saudável se substituirmos o achocolatado em pó por cacau em pó ou chocolate 70% cacau, que têm menores teores de açúcar e maior quantidade de antioxidantes. Acrescentar pitadas de canela em pó pode agregar benefícios. A canela é termogênica, possui compostos antioxidantes e ajuda a equilibrar a glicemia. Use o leite desnatado em vez do integral, e experimente usar leites vegetais como o de arroz. Para as pessoas que gostam de uma bebida mais grossa, utilize goma xantana no lugar do amido de milho para engrossar.
  • Vinho quente sem álcool O que acham de substituir o tradicional vinho pelo suco de uva integral sem adição de açúcar nesta preparação? A uva concentra flavonoides que possuem uma importante ação na redução dos riscos de doenças no coração. Acrescente frutas, cravos e canela para dar um toque especial na bebida e somar benefícios de compostos antioxidantes e fibras.
  • Arroz doce Para torná-lo nutritivo, troque o arroz branco pelo integral. Troque o açúcar refinado pelo mascavo ou demerara. Essas trocas podem aumentar o aporte de vitaminas, minerais e fibras. Substituir o leite integral pelo leite desnatado ou leite vegetal colabora com a redução das calorias e gorduras. Acrescente a canela em pau e cravos para obter benefícios antioxidantes e anti-inflamatórios.
  • Milho verde O grão de milho verde é fonte de carboidrato, rico em fibras, vitaminas A, C, folato, vitamina B1, potássio e ferro. Dentre as opções salgadas, aposte no milho cozido para obter benefícios no funcionamento intestinal. Mas evite o acréscimo de sal, manteiga e margarina.
  • Cuscuz O cuscuz é fonte de carboidratos, mas ainda contém micronutrientes como o potássio. A preparação pode ficar com benefícios extras se forem incluídas sementes de chia ou linhaça, o que pode contribuir com maior ingestão de fibras e com a redução da carga glicêmica da preparação.
  • Pinhão O pinhão pode ser usado como fonte de carboidrato. Ainda contém vitaminas do complexo B, cálcio, fósforo e proteínas. Também é fonte de gorduras insaturadas como ômega 6 e ômega 9. Aposte em uma porção de pinhão cozido para ter os benefícios de seus nutrientes.
  • Espetinhos Opte pelos espetinhos de carne e frango. Evite o de linguiça, pois contém elevada quantidade de sódio, gordura saturada e colesterol. Ao preparar os espetinhos, priorize os temperos naturais e pouca quantidade de sal para temperá-los. Não utilize temperos industrializados, pois contém quantidades elevadíssimas de sódio.

*Colaboração da Dra. Deborah Masquio, nutricionista clínica funcional, clínica 12 semanas e pesquisadora da UNIFESP.

Sobre a autora

Paola Machado é fisiologista do exercício, formada em educação física modalidade em saúde pela UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo), mestre em ciências da saúde (foco em fisiologia do exercício e imunologia) e doutoranda em nutrição pela UNIFESP. É autora do Livro Kilorias - Faça do #projetoverão seu estilo de vida (Editora Benvirá). Atualmente, atua como pesquisadora, desenvolvendo trabalhos científicos sobre obesidade, e tem um canal de desafios (30 Dias com Paola Machado) onde testa a teoria na prática. Também é fundadora do aplicativo aplicativo 12 semanas. CREF: 080213-G | SP

Sobre a coluna

Aqui eu compartilharei conteúdo sobre exercício e alimentação para ajudar você a encontrar o caminho para um estilo de vida mais saudável. Os textos são cientificamente embasados e selecionados da melhor forma possível, sempre para auxiliar no seu bem-estar. Mas, lembre-se: a informação profissional é só o primeiro passo da sua nova jornada. O restante do percurso depende 100% de você e da sua motivação para alcançar seu objetivo.