Topo

Paola Machado

Anda mais estressado e ansioso em casa? Pode ser cefaleia tensional

Paola Machado

08/04/2020 04h00

iStock

Anda mais estressado e ansioso em casa? Saiba como esse quadro pode desencadear uma doença que afeta até 74% dos brasileiros. 08Dados da OMS (Organização Mundial de Saúde) mostram que em algum momento da sua vida ocorrerá algum episódio de dor de cabeça.

Cerca de 80% da população sofre com esse problema, mas somente 10 a 20% das pessoas procuram por tratamento correto.

Embora sentir dores de cabeça seja comum, não deve ser encarado como um sintoma normal. A dor de cabeça é considerada um distúrbio incapacitante que diminui a qualidade de vida.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cefaleia, cerca de 38% a 74% dos brasileiros sofrem com cefaleia tensional. Geralmente, essa doença acomete mais mulheres na faixa etária entre os 20 e 50 anos.

É causada pelo aumento da sensibilidade muscular na região da cabeça e hipersensibilidade generalizada quando pressionada a área. Nesse quadro há reação inflamatória, diminuição de fluxo sanguíneo e contratura de músculos da cabeça e do pescoço.

Causas desse tipo de dor de cabeça:

  • Estresse emocional
  • Estresse físico
  • Ansiedade
  • Cansaço
  • Excesso de trabalho
  • Fatores nutricionais relacionados ao consumo de alimentos e bebidas irritativos (cafeína e álcool, por exemplo)
  • Fadiga visual e congestão nasal
  • Problemas dentários ou hábitos parafuncionais como o bruxismo

Sinais e sintomas

Os sinais e sintomas não estão relacionados apenas à cabeça, mas a uma desordem do corpo todo associado principalmente a fatores emocionais.

Características da cefaleia tensional:

  • Dores com intensidade de leve a moderada
  • A pessoa sente um tipo de dor por pressão ou em aperto em toda a cabeça geralmente associada à dor ou tensão na região da nuca, pescoço e ombros, além de náusea leve, fotofobia e fonofobia (sensibilidade à luz e ao som, respectivamente)
  • A dor pode durar uma hora ou vários dias
  • Há a presença de pontos gatilhos ativos, isso é, pontos que ao serem pressionados podem piorar os sintomas

Além disso, a cefaleia tensional geralmente vem acompanhada de fatores perpetuantes que podem ser mecânicos, emocionais, metabólicos, viscerais e de privação de sono. Esses sintomas e fatores em conjunto levam ao aumento da sensibilidade, rigidez, fraqueza, diminuição da amplitude de movimento e disfunção autonômica.

A literatura relata o papel das desordens próximas às regiões de cabeça e pescoço, mais especificamente em coluna cervical, articulação temporomandibular (ATM), hérnia de disco e sinusite que estão presentes em grande parte dos quadros de cefaleia tensional. Essa informação é importante porque o tratamento adequado dessas comorbidades pode levar ao desaparecimento da dor de cabeça.

Prevenção

Sabendo quais as causas e os fatores de risco, a prevenção consiste em controlar tudo o que possa disparar a dor de cabeça como, por exemplo, o estresse, os hábitos de sono e de compensações posturais.

Saiba que se manter ativo e praticar exercícios físicos ajudam no combate aos fatores desencadeantes. Portanto, invista nesse tipo de prevenção!

O problema da automedicação

Se você sofre de dores de cabeça e recorre sempre à medicação sem prescrição médica adequada, saiba que você não está tratando a CAUSA do problema. Além disso, está se expondo a efeitos colaterais e de cronificação.

É comum pessoas com dores de cabeça agudas fazerem uso de analgésicos de fácil acesso para mascarar a dor. No entanto, se você vem observando que as dores de cabeça estão aumentando de frequência ou intensidade, ou que a dose de analgésico já não parece ser suficiente, seu quadro pode não ser mais tensional e merece grande atenção pois pode ser decorrente do uso excessivo de analgésicos.

Dor crônica e dores de cabeça

O maior risco de fazer uso de analgésicos de forma indiscriminada, sem um diagnóstico e orientação médica adequada, é o fato de que o organismo se adapta ao uso contínuo e perde com isso os mecanismos de regulação da dor.

Há um ciclo vicioso e perigoso de aumento de dor com o aumento de consumo de analgésicos, caracterizando-se como uma dor de cabeça com efeito rebote.

Tratamento

O tratamento adequado com profissionais da área de saúde pode interromper continuamente o ciclo de dor evitando sua regressão.

Os métodos conservadores envolvem terapias cognitivo comportamentais, intervenções na alimentação, mindfulness, melhora da qualidade do sono e técnicas para o controle da dor e melhora da função comprometida.

Estudos científicos apontam que o tratamento fisioterapêutico individualizado é benéfico, pois abrange técnicas eficazes no tratamento de cefaleias e disfunções associadas ao comprometimento craniocervical.

Nesse tratamento, podem ser usados recursos como a aplicação de técnicas de relaxamento, recursos terapêuticos, liberação de pontos gatilhos miofasciais e cinesioterapia no controle da dor, retorno de funcionalidade e prevenção, além de trazer conscientização corporal que favorece o alinhamento e mobilidade postural.

Nesse momento de quarentena, se você tem o diagnóstico de cefaleia tensional e tem sofrido de ansiedade e estresse, uma dica simples além do uso de técnicas de controle de estresse com respiração, é fazer o uso em casa de compressa quente.

Como fazer compressa quente

Use uma bolsa térmica quente envolta por um pano fino aplicada na região cabeça, nuca, pescoço e ombros por cerca de 20 minutos.

O calor provoca vasodilatação e relaxamento da musculatura que se encontra tensa devido ao estresse.

Se a dor perdurar por dias é importante tão logo o isolamento finalizar buscar acompanhamento médico especializado –neurologista–, para se excluir outras possíveis causas.

É importante sempre procurar um profissional da saúde especializado para avaliação do caso, compreender os fatores desencadeantes que variam de pessoa para pessoa e a partir disso, contar com uma equipe especializada para elaborar um plano terapêutico adequado.

Mantenha-se atento aos sinais e sintomas de seu corpo, não banalize a dor de cabeça frequente e controle os fatores que estão ao seu alcance agora.

Renata Luri Fisioterapeuta Doutorada pela Unifesp @renataluri
Bruna Farias Barreto, Fisioterapeuta pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).
Instagram: @brunafbarreto

Referências Bibliográficas:
– DE CAMPOS, Tarcisio F. et al. Exercise programs may be effective in preventing a new episode of neck pain: a systematic review and meta-analysis. Journal of physiotherapy, v. 64, n. 3, p. 159-165, 2018.
– Dommerholt, J et al., A critical overview of the current myofascial pain literature – February 2019, Journal of Bodywork & Movement Therapies, https://doi.org/10.1016/j.jbmt.2019.
– FALSIROLI MAISTRELLO, Luca et al. Effectiveness of trigger point manual treatment on the frequency, intensity and duration of attacks in primary headaches: a systematic review and meta-analysis of randomized controlled trials. Frontiers in neurology, v. 9, p. 254, 2018.
– FERNÁNDEZ-DE-LAS-PEÑAS, César et al. Variables associated with use of symptomatic medication during a headache attack in individuals with tension-type headache: a European study. Bmc Neurology, v. 20, n. 1, p. 43, 2020.
– GRAZZI, Licia et al. Neuromodulation and Other Non-pharmacological Approaches in Tension-Type Headache. In: Neuromodulation in Headache and Facial Pain Management. Springer, Cham, 2020. p. 157-172.
– MALO-URRIÉS, Miguel et al. Immediate Effects of Upper Cervical Translatoric Mobilization on Cervical Mobility and Pressure Pain Threshold in Patients With Cervicogenic Headache: A Randomized Controlled Trial. Journal of manipulative and physiological therapeutics, v. 40, n. 9, p. 649-658, 2017.
– QURESHI, Naseem A.; ALSUBAIE, Hamoud A.; ALI, Gazzaffi IM. Myofascial Pain Syndrome: A Concise Update on Clinical, Diagnostic and Integrative and Alternative Therapeutic Perspectives. International Neuropsychiatric Disease Journal, p. 1-14, 2019.
– VÁZQUEZ-JUSTES, D. et al. Effectiveness of dry needling for headache: A systematic review. Neurologia (Barcelona, Spain), 2020.

Sobre a autora

Paola Machado é fisiologista do exercício, formada em educação física modalidade em saúde pela UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo), mestre em ciências da saúde (foco em fisiologia do exercício e imunologia) e doutoranda em nutrição pela UNIFESP. É autora do Livro Kilorias - Faça do #projetoverão seu estilo de vida (Editora Benvirá). Atualmente, atua como pesquisadora, desenvolvendo trabalhos científicos sobre obesidade, e tem um canal de desafios (30 Dias com Paola Machado) onde testa a teoria na prática. Também é fundadora do aplicativo aplicativo 12 semanas. CREF: 080213-G | SP

Sobre a coluna

Aqui eu compartilharei conteúdo sobre exercício e alimentação para ajudar você a encontrar o caminho para um estilo de vida mais saudável. Os textos são cientificamente embasados e selecionados da melhor forma possível, sempre para auxiliar no seu bem-estar. Mas, lembre-se: a informação profissional é só o primeiro passo da sua nova jornada. O restante do percurso depende 100% de você e da sua motivação para alcançar seu objetivo.