Topo

Paola Machado

Dá para aproveitar a Páscoa sem furar a dieta; veja dicas e uma receita

Paola Machado

10/04/2020 04h00

Getty Images

A Páscoa está chegando e com ela muitas opções de ovos da chocolate estão disponíveis para vendas. Este período acaba sendo um grande desafio ou até mesmo um martírio para as pessoas que estão seguindo um plano de reeducação alimentar ou uma dieta para controle de peso.

Para a maioria das pessoas, não comer chocolate torna-se irresistível ou até mesmo tarefa impossível nesta época do ano. Por isso, muita gente opta por deixar a dieta de lado, comer os ovos de Páscoa e, na segunda-feira, retomar a dieta. Mas será que essa é a melhor escolha para não passar vontade?

A resposta é não. Afinal, se formos abrir mão da dieta em todas as datas comemorativas, festas de aniversários e demais comemorações que participamos no ano, cerca de 33% da sua dieta já estaria comprometida. Além disso, a maioria dos chocolates apresenta quantidade elevada de açúcar e gordura em sua composição, o que em excesso pode levar ao aumento de peso. Assim, trouxe pra vocês algumas dicas para aproveitarem a Páscoa com moderação e sem exageros.

  • Escolha os chocolates com maior porcentagem de cacau, pois tendem a ser mais saudáveis do que os chocolates ao leite ou branco. Isso porque o cacau contem polifenóis que apresentam ação antioxidante, contribuindo com benefícios para a saúde. Geralmente, os chocolates com maior concentração de cacau são os chocolates amargos.
  • Evite os chocolates trufados e recheados, pois estes apresentam maior quantidade de calorias que podem fazer toda a diferença na balança. Opte pelos chocolates mais simples e sem recheios.
  • Para as pessoas que seguem dietas isentas de lactose e glúten, existe no mercado disponibilidade de ovos para atendê-los. Opte pelo produto com maior porcentagem de cacau!
  • Leia a lista de ingredientes e a tabela nutricional e escolha as opções menos calóricas, com menor quantidade de açúcar e gordura.
  • Não coma 1 ovo de Páscoa inteiro em um dia. Ao abri-lo, partilhe com os amigos e familiares, e tente limitar o consumo para um porção de cerca de 25 gramas ao dia. Exercite o autocontrole para que possa degustar pequenas porções mais vezes ao longo da dieta.
  • Chocolates diet nem sempre são as melhores opções para aqueles que buscam controle de peso. Isso porque alimentos diet apresentam redução de um nutriente, geralmente o açúcar, sendo neste caso destinado para pessoas que têm diabetes. Sendo assim, pode haver acréscimo de uma quantidade maior de gordura em sua composição, e isso pode inclusive refletir em calorias iguais ou maiores à versão tradicional.
  • Invista em um prato grande de salada no almoço da Páscoa. Preferencialmente, inicie a refeição por um prato de salada bem colorido e com variedade de hortaliças (verduras e legumes). Essa estratégia auxilia no aumento do aporte de fibras, que favorecem a sensação de saciedade e na redução da absorção das gorduras e carboidratos.
  • Antes de abrir o ovo de Páscoa, invista em uma porção de fruta fonte de fibra solúvel, como maçã, laranja, pera e banana. Este tipo de fibra auxilia na redução da carga glicêmica da refeição e na redução da absorção dos carboidratos e gorduras que serão consumidos com os ovos de chocolate.
  • Se você tem filhos ou crianças em casa, evite deixar o ovo de Páscoa inteiro ao alcance da criança. Ofereça apenas porções determinadas a fim de evitar o exagero alimentar.

Pensando na qualidade, sugiro a receita a seguir que apresenta um ingrediente alternativo, o famoso whey protein, que é usado por atletas para preservar e aumentar a massa muscular.

Curta a receita com moderação e aproveite os frutos de seu esforço em qualquer época do ano.

Ovo na medida

Ingredientes:

  • 2 colheres de sopa de achocolatado light ou cacau
  • 6 colheres de sopa de leite desnatado
  • 3 colheres de sopa de leite em pó
  • 2 colheres de sopa de whey protein sem sabor
    2 colheres (café) de essência de chocolate/avelã/nozes
  • 1 colher (sopa) rasa de adoçante em pó

Modo de preparo:

Em uma tigela, misture todos os ingredientes até formar uma mistura bem cremosa.

Em formas de ovo de Páscoa, pincele a mistura e, em seguida, leve ao freezer durante 3-4 horas, dependendo da potência do seu equipamento. Para degustar, desenforme e mantenha refrigerado.

Sobre a autora

Paola Machado é fisiologista do exercício, formada em educação física modalidade em saúde pela UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo), mestre em ciências da saúde (foco em fisiologia do exercício e imunologia) e doutoranda em nutrição pela UNIFESP. É autora do Livro Kilorias - Faça do #projetoverão seu estilo de vida (Editora Benvirá). Atualmente, atua como pesquisadora, desenvolvendo trabalhos científicos sobre obesidade, e tem um canal de desafios (30 Dias com Paola Machado) onde testa a teoria na prática. Também é fundadora do aplicativo aplicativo 12 semanas. CREF: 080213-G | SP

Sobre a coluna

Aqui eu compartilharei conteúdo sobre exercício e alimentação para ajudar você a encontrar o caminho para um estilo de vida mais saudável. Os textos são cientificamente embasados e selecionados da melhor forma possível, sempre para auxiliar no seu bem-estar. Mas, lembre-se: a informação profissional é só o primeiro passo da sua nova jornada. O restante do percurso depende 100% de você e da sua motivação para alcançar seu objetivo.