Topo

Paola Machado

Aproveite o isolamento para repensar como encara a sua alimentação

Paola Machado

29/04/2020 04h00

iStock

Estamos em um período muito tenso, sob vários aspectos… incertezas, expectativas, nervosismo, mas como lidar com esta situação? Inicialmente vamos reconhecer e acolher o que estamos vivendo? É fato que o isolamento está aí e que temos que enfrentá-lo, porém será que não podemos tornar tudo isto um pouco mais leve?

Preparei algumas dicas úteis e simples que podem te ajudar

  • Comece a agir implementando aquelas mudanças que sempre quis fazer em sua alimentação, mas não encontrava tempo ou disposição. Mas atenção: trace metas realistas, sustentáveis e fuja das grandes restrições, pois normalmente elas não geram bons resultados, nem em condições controladas em que estamos emocionalmente mais estáveis do que agora.
  • Faça uma lista de compra de alimentos racional, ou seja, que atenda as preferências e necessidades de todos da casa. Não é o momento de preparar receitas variadas e que atendam às necessidades individuais. Poupe-se.
  • Quando for preparar os alimentos, aproveite o máximo possível de todos as partes, especialmente dos vegetais e frutas. As cascas e aparas dos vegetais podem ser utilizados para caldos ou molhos, enquanto as partes não convencionais das frutas podem virar sucos ou serem adicionados na preparação de águas aromatizadas. Tendo esta atitude você irá se beneficiar financeira e nutricionalmente; este último pode ser justificado pelo fato de muitos ingredientes e compostos bioativos importantes para a nossa saúde estarem disponíveis nas cascas, talos e folhas, partes pouco usadas cotidianamente.
  • Tenha sempre a mão frutas in natura, frutas secas, água, castanhas, mas em pequenas porções para aquela hora que der vontade de beliscar. O fato de preparar pequenas porções podem funcionar como um indicador de que é hora de parar para não cometer excessos.
  • Avalie o que funciona melhor na sua rotina: preparar os alimentos ou pedir em restaurantes. Se a sua opção for preparar os alimentos, escolha 1 ou 2 dias da semana para direcionar a sua energia no preparo, congelando feijão, carne cozida, frango desfiado, legumes picados, molho de tomate e no dia a dia prepare apenas o que for rápido como arroz e saladas. Caso prefira comer fora, escolha restaurantes e preparações já conhecidos, pois garantirá segurança alimentar e controle de calorias, escolhendo os assados, grelhados, cozidos que já provou e gostou.
  • Caso sinta vontade de um lanchinho de vez em quando, permita-se. É natural sentir esta necessidade de vez em quando; apenas administre de forma racional escolhendo um pão mais leve como sírio, de forma integral, pão de leite com recheios como queijo branco, mussarela de búfala, tomatinho e requeijão light. Caso queira comer algo mais caprichado e calórico, deixe para o final de semana.
  • Evite cultivar o hábito de beliscar. Escreva uma rotina diária, inclusive sobre a sua alimentação e siga. Não confunda o fato de estar em casa com não ter regras ou limites.
  • Utilize este período para conhecer o que você de fato gosta de comer e desta lista elenque os alimentos que apresentam um bom custo x benefício, ou seja, que aliam o sabor a bons princípios nutricionais.
  • Não se cobre, nem tão pouco imponha uma rotina desgastante ou estressante. Já estamos com conflitos e tensões suficientes externamente, não precisamos nos agitar ainda mais por conta de pressões internas, pois elas certamente recairão em suas escolhas alimentares.
  • Aprecie o momento da refeição. Coloque uma mesa acolhedora, alimente-se com calma, preste atenção naquilo que come, desfrutando o sabor, a textura, o cheiro. Desligue o piloto automático quando for comer. Esteja presente!

Aproveite este momento para que ele seja produtivo. Desenvolva a sua autoconsciência e não se sabote, apenas se apoie e acolha as suas percepções para refletir sobre elas.

Para muitas pessoas as escolhas alimentares são diretamente influenciadas por suas emoções e este é um bom momento para criarmos mecanismos internos que nos auxiliem nas adversidades, celebrando pequenas conquistas e acolhendo de forma amorosa o que pode ser modificado. Seja otimista, prepare-se para o "novo normal" e siga em frente!

*Colaboração da nutricionista comportamental e clínica na clínica 12 semanas Dra. Samantha Rhein (Unifesp)

Referências:
– Position of The Academy of Nutrition andDietetics Interventions for the Treatment of Overweight and Obesity in Adults. Journal of the Academy of Nutrition and Dietetics, 2016.
– Peters, A. Langermann, D. Stress and eating behaviour. Biology Reports 2010, 2:13. clinical
Shonin. E et al., Mindfulness based interventions: towards mindful clinical integration. Cognit Ther Res. February 28, 2013.
– Hofmann, SG. et al., The Efficacy of Cognitive Behaviour Therapy: A Review of Meta analyses. Cognit Ther Res. October 1; 36(5): 427-440, 2012.

Sobre a autora

Paola Machado é fisiologista do exercício, formada em educação física modalidade em saúde pela UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo), mestre em ciências da saúde (foco em fisiologia do exercício e imunologia) e doutoranda em nutrição pela UNIFESP. É autora do Livro Kilorias - Faça do #projetoverão seu estilo de vida (Editora Benvirá). Atualmente, atua como pesquisadora, desenvolvendo trabalhos científicos sobre obesidade, e tem um canal de desafios (30 Dias com Paola Machado) onde testa a teoria na prática. Também é fundadora do aplicativo aplicativo 12 semanas. CREF: 080213-G | SP

Sobre a coluna

Aqui eu compartilharei conteúdo sobre exercício e alimentação para ajudar você a encontrar o caminho para um estilo de vida mais saudável. Os textos são cientificamente embasados e selecionados da melhor forma possível, sempre para auxiliar no seu bem-estar. Mas, lembre-se: a informação profissional é só o primeiro passo da sua nova jornada. O restante do percurso depende 100% de você e da sua motivação para alcançar seu objetivo.