Topo

Paola Machado

Está maratonando séries e sentindo dor nas costas? Aprenda a prevenir-se

Paola Machado

30/04/2020 04h00

iStock

Agora que todos estão em casa, há aqueles que estão aproveitando essa quebra da rotina para sair do sedentarismo e os que estão mais parados do que nunca. Quem é você nesse momento? Você está mais ativo ou sedentário? E a pergunta mais importante: você é daqueles que, ao passar o dia sentado, sente incômodos ou dores nas costas?

Consciência da postura do corpo

Você já reparou na sua postura quando está vendo a sua série favorita? Muitas vezes, quando estamos no sofá em casa, inconscientemente escolhemos a postura mais relaxada: deitados ou semi-deitados.

Saiba que se você não sente desconfortos, isso não será um problema. A melhor postura a ser adotada no seu dia a dia é de fato, aquela que você consegue escolher e mudar livremente ao longo do tempo. O ideal quando estiver no sofá é não permanecer muito tempo na mesma posição, isso é, o importante é alternar.

É claro que há ajustes simples que podem ser usados como estratégia para mais conforto da coluna. Por exemplo, caso esteja sentado, você pode usar um travesseiro para apoiar a lombar, o que pode te trazer mais relaxamento da musculatura. Mas se lembre que cada corpo se adapta e comporta de forma diferente em cada ocasião. Não há um tempo regrado para alternar a sua postura ou um guia único de estratégias para ficar com o corpo mais confortável.

Então, não precisa se privar de maratonar sua série nessa quarentena. No final das contas, o que vale é perceber e respeitar o seu corpo.

Posso prevenir as dores na coluna?

As diretrizes apontam que ter uma rotina de prática de atividade física é a melhor forma de prevenir e também tratar a dor nas costas. Além disso, o exercício combate um ciclo vicioso de dor crônica que pode estar relacionado ao momento que você decide maratonar sua série no sofá.

O comportamento sedentário pode ser visto como um fator de risco geral, pois afeta não só a saúde física, mas a saúde somática piorando diretamente os níveis de ansiedade e quadros de estresse.

A consistência de ser ativo vale muito mais do que um dia que você permanece largado no sofá!

A OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda 150 minutos semanais de atividade física leve ou moderada (cerca de 20 minutos por dia) ou, pelo menos, 75 minutos de atividade física de maior intensidade por semana (cerca de 10 minutos contínuos por dia).

Ser ativo influencia diretamente nosso sistema inibitório endógeno e induz a hipoalgesia, isso é, diminui a sensação de dores. Além, é claro, de trazer inúmeros benefícios para a saúde física e mental, melhorando o ânimo, a autoestima e até mesmo protegendo o organismo das doenças crônico-degenerativas, como o famoso bico-de-papagaio (osteófitos).

Há uma atividade física ideal?

Recentemente um estudo publicado demonstrou a eficácia do Pilates – método já bastante conhecido e indicado como ferramenta de reabilitação – em pacientes com dor lombar crônica. Os resultados apontam que 12 semanas de Pilates levam à redução da dor e medo ao movimento.

Estudos anteriores já comprovaram os benefícios na melhora da resposta imune, diminuição de marcadores pró-inflamatórios, redução do percentual de gordura e incremento da massa magra.

Além desse método – quando bem orientado e indicado – outras práticas como o ioga parecem ter benefícios semelhantes na dor crônica e na melhora da qualidade de vida.

No final das contas, a dica mais importante é realizar uma atividade orientada que você goste para adotar a longo prazo na sua rotina. Nesse momento, diversos profissionais de saúde tem prestado atendimento online ao vivo (teleatendimento e telemedicina), o que garante mais segurança para a sua prática física.

*Colaboração Dra. Renata Luri Fisioterapeuta Doutorada pela UNIFESP e da Dra. Amanda Sasaki Fisioterapeuta pela Faculdade de Medicina do ABC

Referências:
– Acesso em 15/04/20: https://www.saude.gov.br/component/content/article/781-atividades-fisicas/40390-atividade-fisica
– Cruz-Díaz, D., Romeu, M., Velasco-González, C., Martínez-Amat, A., & Hita-Contreras, F. (2018). The effectiveness of 12 weeks of Pilates intervention on disability, pain and kinesiophobia in patients with chronic low back pain: a randomized controlled trial. Clinical Rehabilitation, 32(9), 1249–1257. doi:10.1177/0269215518768393
– Ferreira PH, Ferreira ML and Hodges PW. Changes in recruitment of the abdominal muscles in people with low back pain: ultrasound measurement of muscle activity. Spine 2004; 29: 2560–2566.
-Giurgiu, et.al. Sedentary Behavior in Everyday Life Relates Negatively to Mood: An Ambulatory Assessment Study. Scand J Med Sci Sports.n.29, v.9, p.1340-1351, 2019.
– Marques, N. R; Hallal, C.Z; Gonçalves, M. Características biomecânicas, ergonômicas e clínicas da postura sentada: uma revisão. Fisioter. Pesqui. vol.17 no.3 São Paulo July/Sept. 2010
– Miyamoto, G. C., Franco, K. F. M., van Dongen, J. M., Franco, Y. R. dos S., de Oliveira, N. T. B., Amaral, D. D. V., … Cabral, C. M. N. (2018). Different doses of Pilates-based exercise therapy for chronic low back pain: a randomised controlled trial with economic evaluation. British Journal of Sports Medicine, 52(13), 859–868.doi:10.1136/bjsports-2017-098825.
-Yamato, Tiê et al. Pilates for Low Back Pain. Cochrane Database Syst Rev, 2015.
– Qaseem A, Wilt TJ, McLean RM, et al. Noninvasive treatments for acute, subacute, and chronic low back pain: a clinical practice guideline from the american college of physicians. Ann Intern Med 2017;166:514

Sobre a autora

Paola Machado é fisiologista do exercício, formada em educação física modalidade em saúde pela UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo), mestre em ciências da saúde (foco em fisiologia do exercício e imunologia) e doutoranda em nutrição pela UNIFESP. É autora do Livro Kilorias - Faça do #projetoverão seu estilo de vida (Editora Benvirá). Atualmente, atua como pesquisadora, desenvolvendo trabalhos científicos sobre obesidade, e tem um canal de desafios (30 Dias com Paola Machado) onde testa a teoria na prática. Também é fundadora do aplicativo aplicativo 12 semanas. CREF: 080213-G | SP

Sobre a coluna

Aqui eu compartilharei conteúdo sobre exercício e alimentação para ajudar você a encontrar o caminho para um estilo de vida mais saudável. Os textos são cientificamente embasados e selecionados da melhor forma possível, sempre para auxiliar no seu bem-estar. Mas, lembre-se: a informação profissional é só o primeiro passo da sua nova jornada. O restante do percurso depende 100% de você e da sua motivação para alcançar seu objetivo.