Topo

Paola Machado

Covid-19: pressão alta eleva risco de complicações; veja como controlá-la

Paola Machado

05/05/2020 04h00

Crédito: iStock

Atualmente, o mundo sofre com a pandemia causada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2), síndrome respiratória aguda grave, que causa a doença chamada covid-19. Até abril, foram relatadas comorbidades específicas associadas ao aumento do risco de infecção e piores resultados com o desenvolvimento de maior gravidade da lesão pulmonar e mortalidade.

As comorbidades mais comuns em um relatório foram hipertensão (30%), diabetes (19%) e doença coronariana (8%). Outro relatório mostrou que as comorbidades mais frequentes em pacientes com covid-19 que desenvolveram dificuldade respiratória aguda foram hipertensão (27%), diabetes (19%) e doenças cardiovasculares (6%).

A frequência com que os pacientes com covid-19 são hipertensos não é totalmente surpreendente nem implica necessariamente uma relação causal entre hipertensão e covid-19 ou sua gravidade, uma vez que a hipertensão é extremamente frequente em idosos, e as pessoas mais velhas apresentam risco maior de sofrer complicações graves quando infectadas pelo coronavírus.

E não é só isso. A hipertensão é uma das doenças que mais mata no Brasil. Então, com ou sem pandemia, é muito importante adotar estratégias alternativas para prevenir e auxiliar no controle do problema. A seguir, mostro as principais.

Emagreça

De acordo com um estudo de 2016, a perda de 5% da massa corporal pode reduzir significativamente a pressão alta. Estudos anteriores mostraram que emagrecer 7,7 kg estava ligado à redução da pressão arterial sistólica em 8,5 mmHg e da pressão arterial diastólica em 6,5 mmHg.

O efeito é ainda maior quando o emagrecimento é combinado com a atividade física, pois isso pode auxiliar seus vasos sanguíneos a realizar um trabalho melhor de expansão e contração, facilitando a circulação do ventrículo esquerdo do coração.

Pratique exercícios

O exercício aeróbico regular, quando orientado e liberado por um médico, melhora a circulação sanguínea e reduz a pressão arterial. O ACSM orienta que a maioria dos adultos realize pelo menos 150 minutos de atividade aeróbica de intensidade moderada por semana (ou 70 minutos de exercícios intensos).

Você pode atingir esse objetivo fazendo uma caminhada rápida de 30 minutos pelo bairro, cinco dias por semana. Ainda de acordo com ACSM, o exercício aeróbico regular resulta em reduções na pressão arterial de 5-7 mmHg entre indivíduos com hipertensão, o que reduz em 20% a 30% o risco de doença cardiovascular.

Pesquisas recentes sugerem que o exercício resistido (musculação) também pode servir como uma estratégia eficaz para reduzir a pressão arterial.

Maneire no consumo de sal

Aproximadamente 75% do sal ingerido é proveniente dos alimentos industrializados que consumimos e não do sal que acrescentamos para temperar a comida.

Em 2012, o Ministério da Saúde e a Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação fecharam um acordo que estabelece metas para a redução do teor de sódio em alimentos industrializados. Uma redução no consumo de 1,3 g de sódio diariamente pode promover uma queda de 5 mmHg na pressão arterial sistólica e 20% na prevalência de pressão alta. Outros benefícios, como redução de 14% dos casos de mortalidade por AVC e 9% por doença coronariana, também são observados.

Para reduzir o consumo de sódio, preste atenção em alguns pontos:

  • Observe a quantidade de sódio presente no rótulo dos alimentos industrializados e prefira as opções que apresentam menos sódio.
  • Evite comprar e ter em casa carnes ultraprocessadas, como hambúrguer, empanados, salsichas e linguiças. Apesar de serem práticas e pouparem tempo na cozinha, acabam sendo sempre opções menos saudáveis, geralmente ricas em sódio e gordura saturada. Para facilitar a rotina, já deixe em seu freezer porções de carnes magras, como frango e peixe, para serem feitas em cada refeição.
  • Evite as conservas, como milho, ervilha e seleta de legumes, pois o sal é utilizado como um conservante destes produtos. Opte sempre pelos legumes frescos ou aqueles que são vendidos congelados.
  • Não use temperos prontos e caldos concentrados, pois são altamente ricos em sódio e glutamato monossódico, que podem prejudicar a saúde quando consumidos em excesso. Use temperos naturais, como cebola, alho, salsinha, cebolinha, orégano, coentro, manjericão e cominho, que proporcionam sabor aos alimentos.
  • Não deixe o saleiro na mesa. O Guia Alimentar para a População Brasileira preconiza um consumo máximo de 5 gramas de sal por dia (1 colher de chá rasa) por pessoa, incluindo todas as refeições.

Beba menos álcool

Beber álcool pode aumentar a pressão arterial. De fato, o álcool está associado a 16% dos casos de pressão alta no mundo.

Consuma mais potássio

O potássio é um mineral importante, pois ajuda seu corpo a se livrar do sódio e diminui a pressão sobre os vasos sanguíneos. Para obter um melhor equilíbrio de potássio e sódio em sua alimentação, concentre-se em comer menos alimentos processados ​​e mais alimentos frescos e integrais.

Estes alimentos são particularmente ricos em potássio:

  • Legumes, verduras, tomate, batata e batata-doce.
  • Frutas, incluindo melões, bananas, abacate, laranjas e damasco.
  • Laticínios, como leite e iogurte.
  • Atum e salmão.
  • Nozes e sementes.
  • Feijões.

Controle o estresse

O estresse é um dos principais fatores de pressão alta. Quando você está estressado cronicamente, seu corpo está em constante modo de lutar ou fugir. No nível físico, isso significa uma frequência cardíaca mais rápida e vasos sanguíneos contraídos. Quando você sofre de estresse, é mais provável que se envolva em outros comportamentos, como beber álcool ou comer alimentos não saudáveis, que podem afetar negativamente a pressão arterial.

Seguem algumas dicas:

  • Procure ajuda profissional se estiver prestes a sentir um esgotamento físico e mental.
  • Faça atividades criativas. Deixe um dia da sua semana para tentar não pensar em nada e faça atividades que dão prazer como pintar, cozinhar, escrever, dançar.
  • Em época de home-office é muito importante separar o trabalho das atividades do dia a dia. Tente estabelecer um horário de trabalho e desligar todos os seus eletrônicos quando acabar o serviço.
  • Quando não estiver trabalhando, se policie para não falar sobre e pensar em situações que geram desconfortos.
  • Observe também essas dicas para melhorar seu sono e não se estressar mais ainda com a situação atual.

Invista em técnicas de respiração

Embora diversas técnicas ajudem a reduzir o estresse, a meditação e a respiração profunda merecem menção específica. Respirar é um trabalho involuntário — como já esclareci em um texto aqui na minha coluna. Eu sempre digo: Está nervoso? Antes de cometer qualquer erro, respire DEZ vezes. A respiração ajuda a controlar e reduzir a pressão arterial e pode promover relaxamento, aliviando o estresse, quando realizada corretamente.

Respirar com consciência e com "profundidade", isto é, respeitar e prolongar a inspiração e expiração, ajuda a oxigenar melhor o cérebro e os sistemas do corpo, aumentando a consciência, atenção e encontrando um estado "zen" de meditação.

Clique aqui e veja dicas de exercícios respiratórios que, em 10 minutos ou menos, podem aliviar seu estresse, ensinar a respirar e a acostumar seu centro respiratório com estes exercícios, tornando-os inconscientes.

Referências:
– Schiffrin, E.L.; et al. Hypertension and COVID-19. American Journal of Hypertension, Volume 33, Issue 5, May 2020, Pages 373–374, https://doi.org/10.1093/ajh/hpaa057.
– Avogaro, A. and Fadini, G.P. Cardiovascular and heart failure outcomes with type 2 diabetes therapies: how important is weight loss?
– Ghosh-Swaby, O.R.; et al. Glucose-lowering drugs or strategies, atherosclerotic cardiovascular events, and heart failure in people with or at risk of type 2 diabetes: an updated systematic review and meta- analysis of randomised cardiovascular outcome trials. Lancet Diabetes Endocrinol 2020; 8: 418–35.
ACSM. Exercise and hypertension (2019).
– Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Coordenação-Geral da Política de Alimentação e Nutrição. Guia alimentar para a população brasileira: promovendo a alimentação saudável / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Coordenação-Geral da Política de Alimentação e Nutrição. Brasília: Ministério da Saúde.
– Dickinson BD, Havas S. Reducing the population burden of cardiovascular disease by reducing sodium intake. Arch Int Med. 2007;167(14):1460-8. DOI: 10.1001/archinte.167.14.1460
– Pesquisa de orçamentos familiares 2008-2009: análise do consumo alimentar pessoal no Brasil / IBGE, Coordenação de Trabalho e Rendimento. – Rio de Janeiro: IBGE, 2011. 150 p.
Política Nacional de Alimentação e Nutrição. Site: http://nutricao.saude.gov.br/sodio_orientacoes.php
– SARNO, F. Estimativas do consumo de sódio no Brasil, revisão dos benefícios relacionados à limitação do consumo deste nutriente na Síndrome Metabólica e avaliação de impacto de intervenção no local de trabalho. Tese de Doutorado USP.2010.
– SARNO, F. Estimativa de consumo de sódio pela população brasileira, 2002-2003. Rev. Saúde Pública [online]. 2009, vol.43, n.2 [cited 2014-04-01], pp. 219-225
– Shailendra Sharma, MD. Dietary Sodium and Potassium Intake is Not Associated with Elevated Blood Pressure in US Adults with No Prior History of Hypertension. J Clin Hypertens (Greenwich). Author manuscript; available in PMC 2015 Jun 1
– Adler AJ, Taylor F, Martin N, Gottlieb S, Taylor RS, Ebrahim S. Reduced dietary salt for the prevention of cardiovascular disease. Cochrane Database Syst Rev. 2014 Dec 18;(12):CD009217. doi: 10.1002/14651858.CD009217.pub3. Review. PubMed PMID: 25519688; PubMed Central PMCID: PMC6483405.
– Armando I, Villar VA, Jose PA. Genomics and Pharmacogenomics of Salt-sensitive Hypertension. Curr Hypertens Rev. 2015;11(1):49-56. Review. PubMed PMID: 26028245.
– Puddey IB, Beilin LJ. Alcohol is bad for blood pressure. Clin Exp Pharmacol Physiol. 2006 Sep;33(9):847-52. Review. PubMed PMID: 16922819.
– Earnest CP, Church TS. Evaluation of a Voluntary Work Site Weight Loss Program on Hypertension. J Occup Environ Med. 2016 Dec;58(12):1207-1211. PubMed PMID: 27930480.
– Bacon SL, Sherwood A, Hinderliter A, Blumenthal JA. Effects of exercise, diet and weight loss on high blood pressure. Sports Med. 2004;34(5):307-16. Review. PubMed PMID: 15107009.
– Yang, Q.; et al. Sodium and potassium intake and mortality among US adults: prospective data from the Third National Health and Nutrition Examination Survey. Arch Intern Med. 2011 Jul 11;171(13):1183-91. doi: 10.1001/archinternmed.2011.257.
– Henderson, R.K.; et al. When does stress help or harm? The effects of stress controllability and subjective stress response on stroop performance. Department of Psychology and Neuroscience, University of Colorado at Boulder, Colorado. Frontiers In Psychology, 2012;3:179.
– Surwit, R.S.; et al. Stress and diabetes mellitus. Department of Psychiatry, Duke University Medical Center, Durham, North Carolina. Diabetes Care, 1992 Oct;15(10):1413-22.
– Mohan, S.; et al. Salt and High Blood Pressure. BMJ. 2009 Jun 2;117(1):1-11. doi: 10.1042/CS20080207.
– He, F.J.; et al. Reducing Population Salt Intake Worldwide: From Evidence to Implementation. Prog Cardiovasc Dis. Mar-Apr 2010;52(5):363-82. doi: 10.1016/j.pcad.2009.12.006.
– He, F.J.; et al. Effect of Longer Term Modest Salt Reduction on Blood Pressure: Cochrane Systematic Review and Meta-Analysis of Randomised Trials. BMJ. 2013 Apr 3;346:f1325. doi: 10.1136/bmj.f1325.

Sobre a autora

Paola Machado é fisiologista do exercício, formada em educação física modalidade em saúde pela UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo), mestre em ciências da saúde (foco em fisiologia do exercício e imunologia) e doutoranda em nutrição pela UNIFESP. É autora do Livro Kilorias - Faça do #projetoverão seu estilo de vida (Editora Benvirá). Atualmente, atua como pesquisadora, desenvolvendo trabalhos científicos sobre obesidade, e tem um canal de desafios (30 Dias com Paola Machado) onde testa a teoria na prática. Também é fundadora do aplicativo aplicativo 12 semanas. CREF: 080213-G | SP

Sobre a coluna

Aqui eu compartilharei conteúdo sobre exercício e alimentação para ajudar você a encontrar o caminho para um estilo de vida mais saudável. Os textos são cientificamente embasados e selecionados da melhor forma possível, sempre para auxiliar no seu bem-estar. Mas, lembre-se: a informação profissional é só o primeiro passo da sua nova jornada. O restante do percurso depende 100% de você e da sua motivação para alcançar seu objetivo.