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Quantos quilos devo perder por mês? Tem problema emagrecer rapidamente?

Paola Machado

12/12/2018 04h00

Crédito: iStock

Em um processo de emagrecimento, ter metas realistas de curto, médio e longo prazo é muito importante para você se manter motivado a seguir firme nos exercícios e na dieta. Mas como saber se o número de quilos que você quer perder é algo possível de ser alcançado e saudável?

Não dá para cravar um número exato, pois essa é uma questão muito individual. No entanto, planejar perder cerca de 10% do peso corporal em três meses, por exemplo, é um objetivo bastante sensato e que boa parte das pessoas consegue atingir. 

De acordo com o Colégio Americano de Medicina Esportiva, a redução de 0,5 kg a 1,5 kg de peso corporal por semana é saudável. Emagrecer muito mais do que isso, em certos casos, costuma ser prejudicial, pois pode acentuar a perda de massa muscular (e não somente de gordura) –o que tende a diminuir a taxa metabólica e favorecer o efeito sanfona.

O emagrecimento acelerado, tanto em resposta ao exercício físico como à restrição alimentar, ainda promove mecanismos que favorecem a economia metabólica. Nesse estado, o organismo tem maior facilidade em estocar do que queimar gorduras –mesmo com baixa ingestão de alimentos calóricos. Isso favorecendo o reganho de peso corporal e o desenvolvimento de um novo ciclo de obesidade.

Reduções muito acentuadas e rápidas no peso corporal também fazem com que uma grande quantidade de lipídios (gorduras) seja lançada na corrente sanguínea em direção ao fígado, onde será armazenada. Em uma situação contínua e abrupta, esse excesso de lipídios no fígado pode favorecer o desenvolvimento de esteatose hepática não alcoólica (doença chamada de fígado gorduroso). Portanto, não é desejável o emagrecimento acelerado.

Paciência é uma das chaves para emagrecer de maneira saudável e não voltar a engordar. Consulte um nutricionista e um profissional de educação física para definir a melhor estratégia para você.

*Colaboração Profa. Dra. Ana Dâmaso (Universidade Federal de São Paulo) 

Referência: Capítulo do e-book "Saber Emagrecer" disponibilizado na clínica e, em breve, app 12 semanas para conhecimento do processo de emagrecimento com autoria de Ana Dâmaso e Paola Machado. 

Sobre a autora

Paola Machado é fisiologista do exercício, formada em educação física modalidade em saúde pela UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo), mestre em ciências da saúde (foco em fisiologia do exercício e imunologia) e doutoranda em nutrição pela UNIFESP. É autora do Livro Kilorias - Faça do #projetoverão seu estilo de vida (Editora Benvirá). Atualmente, atua como pesquisadora, desenvolvendo trabalhos científicos sobre obesidade, e tem um canal de desafios (30 Dias com Paola Machado) onde testa a teoria na prática. Também é fundadora do aplicativo aplicativo 12 semanas. CREF: 080213-G | SP

Sobre a coluna

Aqui eu compartilharei conteúdo sobre exercício e alimentação para ajudar você a encontrar o caminho para um estilo de vida mais saudável. Os textos são cientificamente embasados e selecionados da melhor forma possível, sempre para auxiliar no seu bem-estar. Mas, lembre-se: a informação profissional é só o primeiro passo da sua nova jornada. O restante do percurso depende 100% de você e da sua motivação para alcançar seu objetivo.