Topo
Paola Machado

Paola Machado

Categorias

Histórico

O bafafá do mundo fitness: em que acreditar diante de tanta mentira?

Paola Machado

14/03/2018 04h00

Crédito: iStock

Na internet, todo mundo fala o que quer e precisamos ter um “filtro” para selecionar o que de fato é legal e saudável para nossa vida.

As pessoas muitas vezes não percebem que publicar qualquer coisa sobre saúde, treino e alimentação exige responsabilidade. Ninguém deve dar uma dica sobre o assunto sem ter base. Falar de saúde não é simplesmente dizer para a pessoa que xadrez não combina com listrado. Para falar de saúde é preciso entender que você pode estar ajudando ou atrapalhando a vida do outro, e tem total responsabilidade sobre o que escreve.

O problema é que nem todo mundo faz isso. As pessoas simplesmente publicam o que querem, sem conhecimento algum, e às vezes dão dicas “milagrosas'' que sequer testaram ou foram comprovadas. Mas, então, em quem acreditar no meio de tanta gente que se diz entendida? Esses pontos vão ajudar você a lidar melhor com as informações sobre treino, alimentação ou saúde que vê por aí, e identificar o que seguir ou não:

  • Procure entender o limite da influência de uma pessoa que você admira. Tudo bem seguir alguém para te inspirar, motivar, mas, se ela não tiver formação profissional para te auxiliar, tirar suas dúvidas, por favor, sempre leve questões sobre treino e alimentação para um especialista.
  • Os pratos postados podem ser sugestões, mas devem ser implementados na sua dieta pelo seu nutricionista, de acordo com suas necessidades.
  • Qualquer suplemento deve ter registro da ANVISA e você só deve tomá-lo com orientação do seu nutricionista, que irá determinar a dose ideal para sua necessidade.
  • Preste atenção em alimentos, produtos e equipamentos indicados em postagens, pois eles podem não passar de uma publicidade.
  • Antes de querer ter um corpo igual ao da pessoa que você admira, pergunte-se: ele é natural? Será que não usaram algum aplicativo ou programa de edição de fotos? É atingível? Quanto tempo esta pessoa levou para alcançar esse resultado? Não acredite piamente no que vê e busque um corpo natural, dentro dos seus limites.

A internet está aí para ser pesquisada. No Google há uma opção para buscar artigos acadêmicos. Muitos são fáceis de entender, principalmente quando você lê somente o resumo que, para os leigos, ajuda muito no entendimento daquele conceito. Procure, conteste, pergunte, tire as dúvidas, converse sobre o tema com um profissional, discuta com seu amigo. Tome cuidado com esse monte de informações sem base nenhuma.

Sobre a autora

Paola Machado é fisiologista do exercício, formada em educação física modalidade em saúde pela UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo), mestre em ciências da saúde (foco em fisiologia do exercício e imunologia) e doutoranda em nutrição pela UNIFESP. É autora do Livro Kilorias - Faça do #projetoverão seu estilo de vida (Editora Benvirá). Atualmente, atua como pesquisadora, desenvolvendo trabalhos científicos sobre obesidade, e tem um canal de desafios (30 Dias com Paola Machado) onde testa a teoria na prática. Também é fundadora do aplicativo aplicativo 12 semanas. CREF: 080213-G | SP

Sobre a coluna

Aqui eu compartilharei conteúdo sobre exercício e alimentação para ajudar você a encontrar o caminho para um estilo de vida mais saudável. Os textos são cientificamente embasados e selecionados da melhor forma possível, sempre para auxiliar no seu bem-estar. Mas, lembre-se: a informação profissional é só o primeiro passo da sua nova jornada. O restante do percurso depende 100% de você e da sua motivação para alcançar seu objetivo.