Topo

Paola Machado

Ser magra não garante que você seja saudável

Paola Machado

20/03/2018 04h00

Crédito: iStock

O que significa ser saudável para você? Será que ser magra(o), nova(o) e ter um corpo definido significa, ao pé da letra, ter uma ótima saúde?

Deparei-me com um exemplo demais. Um senhor, com seus quase 70 anos, um pouco rechonchudo, porém com uma dieta adequada e um estilo de vida ativo –dentro do estipulado para a idade dele –; e um homem beirando seus 39 anos, praticamente um atleta (sem nenhum tipo de orientação), com peso dentro da curva, fortinho, vivendo em dieta restritiva e com vários hábitos que, para ele, o colocariam no grupo dos "musos fitness". Os dois foram ao laboratório fazer exames de rotina e (acreditem!) o senhor estava com tudo em ordem e o cara de 39 anos com muitos indicadores de saúde alterados.

A visão sobre a saudabilidade está bem distorcida. Temos metade das pessoas apontando o dedo para dizer o que você é e a outra metade apontando o dedo para dizer o que você deve se tornar.

Ser magra, nova, velha, gordinha, com culotes, com celulites só deixa de ser saudável quando chegamos em dois pontos:

  • Ou você está com algum problema de saúde que pode comprometer de alguma forma sua vida (hoje ou no futuro);
  • Ou não está sentindo-se bem com você mesma.

Não existe um certo ou errado. O que a mídia impõe parece ser lindo e maravilhoso, mas, muitas vezes, por trás de mulheres lindas, magras, definidas, há uma série de apelações para medicamentos e estratégias não saudáveis.

Portanto, você pode ter muito mais saúde do que uma menina aparentemente magra e definida. Ser saudável não é proporcional ao que vemos no espelho. Afinal, a pessoa pode ter depressão extrema e ser uma linda modelo fotográfica; ou ter todas os exames de rotina perfeitos e não ter o corpo sarado.

Não coloque sua saúde em risco

Você quer perder 10 kg em uma semana? Ou quer cortar carboidratos e gorduras sem orientação de um nutricionista? Ou treinar em jejum? Ou tomar anabolizantes esteroides? Ou sair correndo sem o mínimo de bom senso do quanto deve fazer para ter saúde? Pode ter certeza que você talvez até consiga parecer saudável por fora com isso, mas por dentro pode ficar toda desregulada.

O equilíbrio e o bom senso são sempre a melhor forma de tentar andar no caminho certo. Mesmo assim, não são garantia, pois você pode ser influenciado pela sua genética ou mesmo pelas pegadinhas que temos em alguns alimentos que dizem ser saudáveis e não são.

Vou dar algumas dicas que, podem parecer óbvias, mas, nesse contexto, podem mudar a forma com que muitas pessoas interpretam o que é ser saudável:

  • Faça, sempre, exames de rotina e passe por consultas médicas para observar se está tudo bem com a sua saúde.
  • Uma alimentação adequada não pode ser chata –muito menos sem sabor. Você precisa focar nas porções, comer de três em três horas, beber muitos líquidos, ingerir uma variedade de frutas e verduras e não cair na perdição dos beliscos e repetições de pratos.
  • Exercícios são sempre pontos positivos, mas na quantidade certa. De menos não ajuda e demais pode atrapalhar. Sempre mantenha uma média de uma hora de atividade por dia, dependendo das suas necessidades e intensidade de treino. Siga as instruções do seu professor de educação física.
  • Não aponte o dedo para uma pessoa que está fora dos padrões impostos pela sociedade, pois ela pode ser mais saudável do que você.
  • Dito tudo isso, chegamos na parte estética. Se, mesmo estando bem de saúde, você se incomoda por ter celulites, culotes, flancos, estar um pouco cheinha ou magra demais, daí chegamos na saúde mental. Você está insatisfeita com seu corpo? Então, é legal se cuidar para melhorar sua autoestima.
  • Agora, se está bem de saúde e com você mesma, acho demais assumir a sua felicidade e continuar se alimentando adequadamente, fazendo exames de rotina e praticando atividades físicas.

Ser saudável não depende de ser magrinha ou cheinha. Ser saudável depende de como você leva a sua vida. Ser saudável é como você está além da sua aparência. Ser saudável é estar bem com você. Ser saudável é encontrar a sua identidade.

Nunca descarte os exames de rotina, atividades físicas e alimentação adequada.

Sobre a autora

Paola Machado é fisiologista do exercício, formada em educação física modalidade em saúde pela UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo), mestre em ciências da saúde (foco em fisiologia do exercício e imunologia) e doutoranda em nutrição pela UNIFESP. É autora do Livro Kilorias - Faça do #projetoverão seu estilo de vida (Editora Benvirá). Atualmente, atua como pesquisadora, desenvolvendo trabalhos científicos sobre obesidade, e tem um canal de desafios (30 Dias com Paola Machado) onde testa a teoria na prática. Também é fundadora do aplicativo aplicativo 12 semanas. CREF: 080213-G | SP

Sobre a coluna

Aqui eu compartilharei conteúdo sobre exercício e alimentação para ajudar você a encontrar o caminho para um estilo de vida mais saudável. Os textos são cientificamente embasados e selecionados da melhor forma possível, sempre para auxiliar no seu bem-estar. Mas, lembre-se: a informação profissional é só o primeiro passo da sua nova jornada. O restante do percurso depende 100% de você e da sua motivação para alcançar seu objetivo.