Topo

Paola Machado

Equalize: não é bom ficar nem tão abaixo nem tão acima do peso

Paola Machado

24/03/2018 04h00

Crédito: iStock

É muito bom vivermos felizes do jeito que somos, sem se preocupar com o padrão de beleza criado no mundo atual. É ótimo ter atitude, sentir-se bem consigo mesmo etc. Mas também é ótimo andar na linha da consciência, respeitar o corpo e não cometer excessos. Afinal, você já sabe que tudo em excesso faz mal, não é mesmo?

Um exemplo são as campanhas de beleza que abrem espaços mais que bem-vindos para todos os biotipos, dentre eles as modelos magérrimas, as Top Models, e as mais "cheinhas", as modelos Plus Size.

É superpositivo vermos a flexibilidade e democracia dos padrões que estão se estabelecendo na sociedade atual. Contudo, seja para essas modelos profissionais, seja para pessoas comuns, qual será o limite do que é ou não saudável?

Com o teste subjetivo de índice de massa corporal (IMC) podemos saber se estamos dentro ou fora do peso. Pessoas que apresentam números abaixo de 20 (magreza) ou acima de 25 (sobrepeso) já devem ficar alertas, ligar o sinal amarelo. Vale lembrar que a Abeso (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica) considera um IMC até 18,6 saudável e o índice é subjetivo. Para ser mais preciso, é importante fazer um exame de composição corporal (como análise de pregas cutâneas ou bioimpedância), onde descobrimos a relação de massa magra, gordura, água etc.

Pouco peso não é saudável

Algumas mulheres magérrimas se acham gordas e tentam ficar cada dia mais e mais com o perfil esquelético.

Você sabia que para emagrecer é necessário um acompanhamento nutricional e médico? Que a perda de peso excessiva pode levar a desordens alimentares como anorexia e bulimia? E que pode ter milhares de problemas de saúde se emagrecer sem orientação?

Atente-se. A falta de nutrientes pode gerar inúmeros problemas como desidratação, desnutrição, anemia, fraqueza (tanto nos ossos quanto nos músculos), depressão etc. Por isso, torna-se necessário acompanhamento de um especialista para dosar o peso, realizar exames sanguíneos, avaliar a composição corporal e, com base nisso, prescrever orientações sobre dietas e exercícios que auxiliem na perda e manutenção do peso ideal de forma saudável e consciente, sem perder nutrientes e massa magra.

Os problemas do excesso de gordura

Já as pessoas que estão acima do peso têm que se atentar a situação contrária, mas que também causa problemas de saúde. Se você gosta de ser "cheinha(o)" e se sente bem assim, ótimo. A questão que me refiro, pontuo novamente, não é aceitação, não é atitude, não é conformismo, e sim saúde. O sobrepeso é um alerta para a obesidade. Estar obeso é um grande problema para sua saúde, pois a obesidade é uma doença crônica, que tem controle, porém não tem cura. Ela desencadeia diversas patologias, como a síndrome metabólica (que pode gerar doenças cardiovasculares, diabetes, dislipidemias), além de problemas que não saem em exames sanguíneos, como aumento da circunferência de pescoço –que pode levar a quadros sérios de apneia do sono.

Também é muito importante atentar-se a gordura abdominal e realizar o cálculo de cintura x quadril. Ele mostra a tendência em ter problemas cardiovasculares (gordura abdominal é um grande indício para essa questão), podendo, o excesso de peso, também estar vinculado a problemas futuros de articulações e circulação.

Ambos extremos levam a diversas complicações se não orientados. É extremamente importante o acompanhamento de um especialista. Imagine que maravilhoso você estar bem com o seu corpo em todos os sentidos? Você linda "cheinha" ou "magrinha", sabendo equalizar, com uma beleza natural e ainda com a saúde 100%. Conscientize-se.

Sobre a autora

Paola Machado é fisiologista do exercício, formada em educação física modalidade em saúde pela UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo), mestre em ciências da saúde (foco em fisiologia do exercício e imunologia) e doutoranda em nutrição pela UNIFESP. É autora do Livro Kilorias - Faça do #projetoverão seu estilo de vida (Editora Benvirá). Atualmente, atua como pesquisadora, desenvolvendo trabalhos científicos sobre obesidade, e tem um canal de desafios (30 Dias com Paola Machado) onde testa a teoria na prática. Também é fundadora do aplicativo aplicativo 12 semanas. CREF: 080213-G | SP

Sobre a coluna

Aqui eu compartilharei conteúdo sobre exercício e alimentação para ajudar você a encontrar o caminho para um estilo de vida mais saudável. Os textos são cientificamente embasados e selecionados da melhor forma possível, sempre para auxiliar no seu bem-estar. Mas, lembre-se: a informação profissional é só o primeiro passo da sua nova jornada. O restante do percurso depende 100% de você e da sua motivação para alcançar seu objetivo.