Topo

Paola Machado

Encontre o exercício ideal para o seu perfil

Paola Machado

25/03/2018 04h00

Crédito: iStock

Para ter melhores resultados com o seu treino, você não precisa fazer exercícios de ponta-cabeça, usar esteroides anabolizantes ou seguir táticas que pessoas disseram nas redes sociais que deu certo para elas.

Quero que você pare, durante cinco minutos e olhe para você. Olhe mesmo. Não pelo espelho! Olhe para seu pé, sua mão, seu joelho, seu bumbum, sua barriga. Olhou para seu corpo? Qual a única coisa que você não consegue ver sem olhar no espelho? Seu rosto. Se conseguíssemos observar nosso rosto, como observamos nossas mãos, 24 horas por dia, com certeza pensaríamos mais em nós e olharíamos mais para as nossas necessidades.

Para sua vida, você é a pessoa mais importante. Por isso, precisa se cuidar e viver para você. Como consequência, você doa exemplo e saúde para que seus filhos, seus amigos, seu namorado (a) vivam, todos, para eles mesmos. Não é egoísmo e sim uma forma de dar mais importância às suas crenças e observar que pequenas atitudes podem fazer grande diferença quando forem realizadas de forma constante.

Se você for fazer uma atividade física que ama três vezes por semana, que seja três vezes por semana para a vida toda. Não adianta treinar duas vezes nesta semana, três na outra e uma na seguinte. Seu organismo não vai levar você a sério.

Olhe para o seu treino!

Muita gente tem mania de mudar o treino ou até de esporte só porque vê outras pessoas obtendo bons resultados. Não adianta nada você treinar a vida toda, treinar tudo o que os outros treinam, tudo que está na modinha da galera e ficar pulando de galho em galho. O objetivo dentro de uma rotina de treino é sempre melhorar, intensificar e, cada vez mais, exigir mais e mais de você. Se você mudar de atividade toda hora, será a vida inteira um iniciante sem foco. Achou o treino que você gosta? Fique nele e, com o tempo, verá os resultados. Fechado?

Foque na sua saúde

As dicas sempre são generalizadas e, poucas vezes, são para um público específico, mesmo porque, isso deve ser avaliado individualmente. Não estou discutindo gosto, estou levando em conta o conceito. Para uns funcionam e para outros não. Uns focam em ficar com o abdômen cheio de gomos. Como isso não é fácil e muito menos rápido, outros burlam o processo e acabam não adotando estratégias saudáveis (não digo aqui somente anabolizantes e, sim, estripulias). Por esse motivo, sempre foque em parâmetros de saúde. Tente ficar com seu percentual de gordura dentro do saudável, tente alimentar-se bem, tente manter a rotina de treino, tente ter os exames em dia. Quando você junta o montante de parâmetros vinculados à saúde, por fim, você tem o resultado saudável e real.

Evite atividades sedentárias no restante do seu dia

Este é um tópico que sempre enfatizo, escrevo, rescrevo, falo e falo de novo: não adianta nada você ir até a academia todos os dias, exercitar-se por uma hora e ter seu resto do dia sedentário. Pessoas com propensão à obesidade devem sempre, durante seu dia, "acordar" o organismo. Se você é uma pessoa que trabalha sentada, levante de tempos em tempos e dê uma caminhada pela sala. Acha difícil fazer isso no trabalho? Não é. Quando o celular tocar, fale com a pessoa andando. Ou simplesmente fique em pé ao atender o telefone da sua mesa. Em vez de deixar uma garrafinha de água na mesa, use um copo de vidro e obrigue-se a levantar para enchê-lo de tempos em tempos. Enfim, são pequenas atitudes que potencializam seu treino.

Viva de estímulos

Adoro dar "sustos" no meu organismo. Quando ele acha que acabei, lá venho eu com meus sustinhos. Nosso corpo foi feito para viver em movimento, mas, ao mesmo tempo, ele é superpreguiçoso e fará o máximo para trabalhar com o mínimo de energia possível. Se você todos os dias, durante muito tempo, você fizer uma caminhada de 30 minutos, por exemplo, ele se adaptará e não utilizará tanta energia quanto em um novo estímulo. Por esse motivo que o resultado de muitos entram em estado de platô (param de evoluir). Se você caminha 30 minutos todos os dias, alterne com dias de caminhadas mais intensas ou, durante sua caminhada, faça uma marcha reversiva, mude o ritmo da passada, pegue subidas, enfim, bole estratégias junto ao seu professor para não deixar seu treino entediante para você e, muito menos, para seu corpo.

Sobre a autora

Paola Machado é fisiologista do exercício, formada em educação física modalidade em saúde pela UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo), mestre em ciências da saúde (foco em fisiologia do exercício e imunologia) e doutoranda em nutrição pela UNIFESP. É autora do Livro Kilorias - Faça do #projetoverão seu estilo de vida (Editora Benvirá). Atualmente, atua como pesquisadora, desenvolvendo trabalhos científicos sobre obesidade, e tem um canal de desafios (30 Dias com Paola Machado) onde testa a teoria na prática. Também é fundadora do aplicativo aplicativo 12 semanas. CREF: 080213-G | SP

Sobre a coluna

Aqui eu compartilharei conteúdo sobre exercício e alimentação para ajudar você a encontrar o caminho para um estilo de vida mais saudável. Os textos são cientificamente embasados e selecionados da melhor forma possível, sempre para auxiliar no seu bem-estar. Mas, lembre-se: a informação profissional é só o primeiro passo da sua nova jornada. O restante do percurso depende 100% de você e da sua motivação para alcançar seu objetivo.