Suar muito no treino não faz você emagrecer mais ou desintoxica o organismo

Crédito: iStock
"Tá pago!". Para muitas pessoas, a sensação de completar um treino é mais gratificantes quando a camiseta está encharcada de suor. Mas você sabia que isso não é sinônimo de que você queimou muita gordura ou calorias no treino?
O suor –fluído líquido (combinação de cloreto de sódio e ureia) secretado pelas glândulas sudoríparas — é um ótimo regulador da temperatura corporal. Um recurso do organismo para manter o equilíbrio térmico em torno de 36,5 °C. A quantidade normal de suor excretada pela nosso organismo é cerca de 1 litro por dia; já pessoas que suam excessivamente (hiperidrose) liberam até 10 litros.
Na pele temos os chamados termoceptores, que são sensíveis ao aumento da temperatura ambiente ou corporal. A qualquer alteração na temperatura, os termoceptores enviam um sinal para ao cérebro, que ativa o sistema nervoso simpático e "avisa" para as glândulas sudoríparas produzirem e liberarem o suor.
Vários fatores estimulam a liberação do suor, como alimentos (pimenta, gengibre, chás), roupas grossas, estresse e atividade física. Ao nos exercitarmos, a taxa de transpiração é grande, porém varia. Em média, perde-se de 1 a 2 litros de líquidos por hora de exercício, dependendo das condições ambientais de temperatura e umidade relativa do ar.
5 mitos comuns sobre suor
Quanto mais transpiro no treino, mais emagreço
É claro que depois de ter perdido muito líquido, se você se pesar estará mais leve. Porém, isso não significa que você queimou gordura. Suar não significa gastar calorias e, sim, que o organismo está regulando sua temperatura central. Durante a prática de exercício é normal que ocorra a transpiração, pois a atividade muscular produz calor. Porém, a camiseta mais molhada significa que você eliminou mais água e sais minerais, não calorias.
Suar desintoxica o organismo
Ao contrário do que muitos pensam, suar não desintoxica. Já vi várias pessoas que, para "curar" a ressaca, ficam correndo horas e horas para desintoxicar o corpo da bebedeira. Gente! Quando suamos liberamos água e eletrólitos. O maior responsável pela eliminação de substâncias tóxicas são os rins.
Obesos transpiram mais porque estão queimando mais gorduras
Quem tem sobrepeso costuma transpirar mais porque a gordura funciona como um isolante térmico, que dificulta a passagem do calor de dentro para fora do corpo. Então, os obesos não suam porque estão "derretendo" gordura.
O melhor é sempre secar o suor durante o exercício
A transpiração refrigera nossa pele ao evaporar. Se você secar a pele a todo instante, não vai aproveitar essa função do suor e ainda induzirá o organismo a produzir cada vez mais e mais suor. Isso fará com que o organismo comece a desidratar, pela perda excessiva de água pela transpiração.
Transpirar na sauna emagrece
A lógica é a mesma do suor no treino. Ficar horas e horas na sauna não emagrece, sendo que todo o peso perdido em uma sessão de sauna corresponde apenas à perda de líquidos do corpo. Quando sair da sauna e ingerir bebidas, seu peso voltará ao que era antes.